Práticas circenses na educação física escolar: análise da produção acadêmica (2014–2023)
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Circo
Educação Física
Revisão de literatura

Comment citer

Pietralonga Leocádio, J. P., Stieg, R., Puppin Lopes, I., Romagna da Silva, A., & dos Santos , W. (2025). Práticas circenses na educação física escolar: análise da produção acadêmica (2014–2023). Revista Contemporânea De Educação, 20. Consulté à l’adresse https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/66358

Résumé

Este artigo tem como objetivo mapear a produção acadêmica sobre as práticas circenses na educação física escolar, analisando seu fluxo de produção, os autores de referência, os tipos de práticas abordadas e as etapas de ensino a que se destinam. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estado do conhecimento, realizado nas bases de dados Web of Science, Scopus e SciELO. Os resultados indicaram 12 artigos publicados entre 2014 e 2023, produzidos de forma colaborativa entre pesquisadores de diversos países, destacando o circo como conteúdo relevante na formação docente e como ferramenta para a inovação na prática pedagógica. Conclui-se que a inclusão das práticas circenses no currículo escolar pode estimular a criatividade, a cooperação e a valorização da diversidade cultural e histórica.

PDF (Português (Brasil))

Références

Agans, J., Davis, J. L., Vazou, S., & Jarus, T. (2019). Self-determination through circus arts: Exploring youth development in a novel activity context. Journal of Youth Development, 14(3), 110-129. https://doi.org/10.5195/jyd.2019.662

Bloch, M. (2001). Apologia da história ou o of ício de historiador. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar.Bortoleto, M. A. C., Ontañón Barragán T., Cardani L.T., Funk, A., Melo, C. C., &

Santos Rodrigues, G. (2020). Gender participation and preference: A multiple-case

study on teaching circus at PE in Brazilian schools. Frontiers in Education, 5, 1-11.

https://doi.org/10.3389/feduc.2020.572577

Bortoleto, M. A. C., Ross, J. J., Houser, N., & Kriellaars, D. (2022). Everyone is welcome under the big top: A multiple case study on circus arts instruction in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 30(1), 1–12.

https://doi.org/10.1080/17408989.2022.2153820

Brasil. Ministério da Educação. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física (terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental). Brasília: O autor.

Brasil. Ministério da Educação. (2013). Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: O autor.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base nacional comum curricular. Brasília: O autor.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). PNLD 2019: Educação física: guia de livros didáticos. Brasília: O autor.

Cardani, L. T., Barragán Ontañón, T., Rodrigues, G. S., & Bortoleto, M. A. C. (2017). Atividades circenses na escola: A prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 25(4), 128-140.

Cardani, L. T., Santos Rodrigues, G., Ontañón Barragán, T., & Bortoleto, M. A. C. (2022). Circus at school: Sharing pedagogical practices. MHSalud: Revista en Ciencias del Movimiento Humano y Salud, 19(2), 1-13. https://doi.org/10.15359/mhs.19-2.8

Castillo Retamal, F., Huina Cáceres, K., Villalobos Morales, J., & Vega Muñoz, P. (2012). Circo en la escuela: Tiempo para la transformación, expansión y significación. Licere, 15(4), 1-15. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.695

Chung, L. (2010). Serving PE teachers’ professional learning experiences in social circus. New Horizons in Education, 58(1), 108-119.

Davis, N. Z. (1990). O retorno de martinguerre. São Paulo: Paz e Terra. Garcia, M. C. (2013). Le goût du cirque chez les enseignants d’EPS. Staps, 102(4), 47-60. https://doi.org/60.10.3917/sta.102.0047

Gonçalves, L. L., & Lavoura, T. N. (2012). O circo como conteúdo da cultura corporal na educação física escolar: Possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 19(4), 77-88. https://doi.org/10.18511/rbcm.v19i4.3032

Hauffe, M. K., & Gois Junior, E. (2014). A educação física e o funâmbulo: Entre a arte circense e a ciência (século XIX e início do século XX). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36(2), 547-559. https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200018

Kriellaars, D. J., Cairney, J., Bortoleto, M. A. C., Kiez, T. K. M., Dudley, D., & Aubertin, P. (2019). The impact of circus arts instruction in physical education on the physical literacy of children in grades 4 and 5. Journal of Teaching in Physical

Education, 38(2), 162-170. https://doi.org/10.1123/jtpe.2018-0269

Lence, L. F. L., & Selau, B. (2023). Atividades circenses como objeto de ensino da educação física escolar. Movimento, 29, 1-19. https://doi.org/10.22456/1982-8918.123072

Lindberg, M., & Mattsson, T. (2024). How much circus is allowed? Challenges and hindrances when embracing risk in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 29(3), 245-258.

Lopes, D. de C., & Ehrenberg, M. C. (2020). Entre o pódio e o picadeiro: osportsman circense Zeca Floriano. Revista História da Educação, 24(3), 1-29. https://doi.org/10.1080/17408989.2022.2054971

Melo, C. C., Bortoleto, M. A. C., & Barragán, T. O. (2021). Risas, brincos y volteretas: La en señanza del circo en la escuela como actividad extracurricular. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 41, 897-906. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86337

Miranda, R. C. F., & Ayoub, E. (2016). As práticas circenses no “tear” da formação inicial em educação física: Novas tessituras para além da lona. Movimento, 22(1), 187-198. https://doi.org/10.22456/1982-8918.55179

Miranda, R. C. F., & Ayoub, E. (2017). Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 59-87. https://doi.org/10.21814/rpe.11867

Miranda, R. C. F., & Bortoleto, M. A. C. (2018). O circo na formação inicial em educação física: Um relato autoetnográfico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 40(1), 39-45. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.004

Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do conhecimento: Conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, 5(2), 154-164. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

Neave, N., Johnson, A., Whelan, K., & McKenzie, K. (2020). The psychological benefits of circus skills training (CST) in school children. Theatre, Dance and Performance Training, 11(4), 488-497. https://doi.org/10.1080/19443927.2019.1666027

Ontañón Barragán, T., & Bortoleto, M. A. C. (2014). Todos a la pista: El circo en las clases de educación física. Apunts: Educació Física i Esports, 1(114), 37-45. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/1).115.03

Ontañón Barragán, T., Carvalho Lopes, D., Santos Rodrigues, G., Cardani, L. T., & Bortoleto, M. A. C. (2019). Corpo e arte: Uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Educación Física y Ciencia, 21(2), 76-76. https://doi.org/10.24215/23142561e076

Ontañón Barragán, T., Mallet Duprat, R., Mateu Serra, M., & Coelho Bortoleto, M. A. (2016). O debate pedagógico sobre a arte do circo na revista Éducation Physiqueet Sport (1969-2015). Movimento, 22(2), 567-582. https://doi.org/10.22456/1982-8918.56746

Ost, M. A., Vianna, M., & Pereira, G. S. (2020). A arte circense e seu diálogo com a Educação Física: Uma experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Holos, 36(6), 1-13.

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9883

Silva, D. O., Souza, A., Telles, C., Krug, H. N., & Kunz, E. (2015). Atividade circense na escola: Caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória. Licere, 19(1), 306-326. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1204

Sizorn, M. (2014). The circus at school. Artification, legitimation, standardization? Staps, 103(1), 23-38.

Tucunduva, B. B. P., & Bortoleto, M. A. C. (2022). O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento, 25, 1-14. https://doi.org/10.22456/1982-8918.88131

Wenzel, S., Deutsch, J., & Linker, J. (2023). Bring in the clowns. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 94(4), 26-32. https://doi.org/10.1080/07303084.2023.2172112

Xavier Junior, J. F., & Moura, D. L. (2020). Atividades circenses e educação física: Uma análise das publicações entre 2012 e 2018. Humanidades & Inovação, 7(8), 112-124.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2025

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.