Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A criação de uma revista acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro configura-se como mais uma estratégia para promover a integração entre suas diversas unidades - Colégio de Aplicação, Escola de Comunicação, Escola de Serviço Social, Faculdade de Educação, Instituto de Filosofia e Ciências, Instituto de Psicologia e Núcleo de Estudos e Políticas Públicas em Direitos Humanos. Concebida como um espaço de acolhimento e divulgação da produção acadêmica de nossa Universidade, bem como de diálogo com outros centros de saber e com a sociedade em geral, a Revista do CFCH sai do prelo com o mesmo espírito crítico, coletivo e comunitário que marca a gestão da Decania nos últimos anos. Tendo como um de seus principais eixos temáticos a reflexão sobre o papel das Ciências Humanas na universidade e na sociedade brasileiras hoje, a revista pretende suscitar contribuições dos representantes das diferentes unidades do CFCH para este debate. Assim, esperamos, sobretudo, pautar a discussão sobre o valor e o significado sociais do conhecimento produzido no CFCH. Os artigos reunidos na revista representam posturas intelectuais e políticas diversificadas, mas têm em comum um inegável teor crítico quanto ao papel da pesquisa acadêmica. Em uma conjuntura que tende a reduzir o conhecimento científico à categoria de saber instrumental, voltado contra a própria humanidade e a natureza, esses textos expressam uma contratendência, em sintonia com a perspectiva de que a busca por conhecimento deve ser um recurso para a liberdade dos homens. Com a proposta de um embate franco e qualificado de idéias, convidamos a comunidade universitária a colaborar nos números da Revista do CFCH, enviando-nos ensaios, artigos, resenhas, ilustrações, críticas, sugestões etc. Nossas páginas estarão abertas para contribuições de toda a comunidade universitária: professores, alunos e técnicos-administrativos. Acreditamos que, com isso, possamos nos conhecer e reconhecer como coletividade atuante.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Em Pauta

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber. 
Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores, especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados a dois ou mais especialistas, conforme a necessidade requerida pela temática, sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isento de qualquer influência. Após a avaliação, se aprovados, os papers são encaminhados ao Comitê Editorial, que fará a seleção dos artigos a serem publicados.

O processo de seleção de artigos para publicação envolve avaliação de dois ou mais especialistas, além dos 8 membros do Comitê Editorial, cabendo ao Editor científico dirimir dúvidas, impasses e a decisão final sobre a edição.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...