Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Economia Contemporânea (REC) publica artigos acadêmicos inéditos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico, preferencialmente nas seguintes áreas:

- Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política
- Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações
- Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações
- Teorias do Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda, Políticas Públicas e Bem Estar
 
Entende-se por artigo acadêmico o manuscrito que reporta os resultados de uma pesquisa teórica ou empírica e se estrutura contendo, no mínimo, uma seção introdutória, que identifica tema, problema, objeto e objetivos; uma seção de revisão da literatura; uma seção metodológica, descrevendo técnicas de coleta e análise, fontes de dados e procedimentos de pesquisa; uma seção de apresentação e discussão de resultados ou achados; e uma conclusão.
 
Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminado como pré-print, Texto para Discussão, Working Paper ou similar.
 
Estudos abordando casos particulares - quer um país, uma região, um estado ou um município, quer uma indústria, uma empresa ou um tipo de produto, por exemplo - atualmente interessam à revista apenas se apresentarem uma contribuição original à literatura e resultados replicáveis a outros casos.

A critério exclusivo do corpo editorial, além de artigos acadêmicos a REC poderá aceitar resenhas de livros e comentários a artigos publicados pela revista (assegurando-se o direito de resposta ao autor comentado).

A REC é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.

A Revista de Economia Contemporânea adotou até abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de maio/2015 a licença em uso é do tipo BY.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Aceitam-se resenhas de livros de autores brasileiros ou estrangeiros, que sejam de interesse e impacto no campo da análise econômica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial sobre Políticas de Defesa da Concorrência // Special Section on Competition Policy Analysis

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE MANUSCRITOS

A simples submissão de um manuscrito à REC não implica a publicação do mesmo. Todas as submissões são submetidas à pré-avaliação pelos editores e à revisão por pares do tipo duplo cega (double blind review).

A pré-avaliação pelo corpo de editores verifica o enquadramento na linha editorial da REC e a aderência aos critérios básicos de forma, qualidade e originalidade da revista, incluindo a verificação de plágio. O aceite ou a recusa do manuscrito pelos editores será comunicado(a) exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es). Submissões não aceitas na etapa de pré-avaliação serão automaticamente arquivadas; submissões aceitas serão encaminhadas para a avaliação de pareceristas.

A avaliação por pareceristas compreende a revisão por pares do tipo duplo cega (double blind review). A avaliação pode resultar na recusa ou no aceite do manuscrito, com ou sem a necessidade de revisão do mesmo pelo(s) autor(es). Os resultados serão comunicados exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es).

Os autores têm o direito de contestar a decisão editorial em carta endereçada aos editores apresentando motivos e justificativas. Os editores se reservam o direito de aceitar ou não as justificativas dos autores para reconsiderar a decisão editorial.

PUBLICAÇÃO E ARQUIVAMENTO

Os manuscritos aceitos para publicação passarão por revisão ortográfica e gramatical, normalização bibliográfica e tratamento de imagens. as provas serão submetidas à apreciação e aprovação do(s) autor(es). Cada manuscrito receberá um código DOI e e-location para identificação digital do objeto nas plataformas de publicação.

Os manuscritos editorados serão publicados em formato pdf na página da REC no Portal de Periódicos da UFRJ e na coleção Scielo, onde se tornam disponíveis para consulta e download em acesso livre e aberto.

O auto-arquivamento dos manuscritos pelos autores é livre e sem embargo de tempo, uma vez publicados na plataformas da REC.

 

Periodicidade

A REC é uma revista quadrimestral, com os seguintes períodos de circulação:

n. 1, jan./abr.

n. 2, mai./ago.

n. 3, set./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A REC é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.