Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Economia Contemporânea (REC) publica artigos acadêmicos inéditos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico, preferencialmente nas seguintes áreas:

- Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política
- Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações
- Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações
- Teorias do Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda, Políticas Públicas e Bem Estar
 
Entende-se por artigo acadêmico o manuscrito que reporta os resultados de uma pesquisa teórica ou empírica e se estrutura contendo, no mínimo, uma seção introdutória, que identifica tema, problema, objeto e objetivos; uma seção de revisão da literatura; uma seção metodológica, descrevendo técnicas de coleta e análise, fontes de dados e procedimentos de pesquisa; uma seção de apresentação e discussão de resultados ou achados; e uma conclusão.
 
Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminado como Texto para Discussão, Working Paper ou similar.

A critério exclusivo do corpo editorial, além de artigos acadêmicos a REC poderá aceitar resenhas de livros e comentários a artigos publicados pela revista (assegurando-se o direito de resposta ao autor comentado).

A REC é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.

A Revista de Economia Contemporânea adotou até abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de maio/2015 a licença em uso é do tipo BY.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Aceitam-se resenhas de livros de autores brasileiros ou estrangeiros, que sejam de interesse e impacto no campo da análise econômica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A simples submissão de um manuscrito à REC não implica a publicação do mesmo. Todas as contribuições serão encaminhadas para a pré-avaliação pelo corpo de editores, visando verificar o enquadramento na linha editorial da REC e a aderência aos critérios básicos de forma, qualidade e originalidade da revista. O aceite ou a recusa do manuscrito pelos editores será comunicado(a) exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es). 

Ressalte-se que os manuscritos submetidos à REC são verificados quanto à originalidade e à existência de plágio antes de passar pela avaliação pelos pares. 

Obtendo-se o aceite dos editores, as contribuições serão encaminhadas para o corpo de pareceristas para avaliação do tipo blind review, que pode resultar na recusa ou no aceite do manuscrito, com ou sem a necessidade de revisão do mesmo. O resultado das avaliações realizadas pelos pareceristas será comunicado exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es). 

Os manuscritos submetidos serão considerados definitivos e, caso aceitos para publicação, passarão por revisão ortográfica e gramatical, normalização bibliográfica e tratamento de imagens, e as provas serão submetidas à apreciação e aprovação do(s) autor(es).

 

Periodicidade

A REC é uma revista quadrimestral, com os seguintes períodos de circulação:

n. 1, jan./abr.

n. 2, mai./ago.

n. 3, set./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A REC é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.