Maria Bárbara Levy: historiadora de empresas no Brasil

Autores

  • Almir Pita Freitas Filho Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Margareth Guimarães Martins TV Globo

Palavras-chave:

Maria Bárbara Levy, história econômica, história empresarial, história dos negócios

Resumo

Neste artigo, procuramos registrar alguns momentos da trajetória intelectual de Maria Bárbara Levy, professor titular do Departamento de Economia da antiga Faculdade de Economia e Administração da UFRJ, e sua contribuição para a criação e difusão de uma área de estudos e pesquisa em História de Empresas no Brasil. Maria Bárbara deixou cinco livros, um deles póstumo, onde está retratada uma pequena parcela de seu imenso trabalho como historiadora econômica e formadora de pesquisadores nessa área. Tomando como referencial alguns desses trabalhos, além de artigos e comunicações apresentados em reuniões científicas, nacionais e internacionais, que tratam mais explicitamente da história dos negócios, destacamos algumas de suas propostas originais acerca desse tema, assim como a relação que a autora procura estabelecer com a história econômica do Brasil. Foi, portanto, com o intuito de resgatar seu importante papel no avanço de estudos históricos sobre empresas, no décimo ano de sua morte, que escrevemos este artigo. 

Downloads

Publicado

2019-11-07