EVOLUÇÃO DA DÍVIDA E DA NECESSIDADE DE FINANCIAMENTO DO SETOR PÚBLICO NO BRASIL (1995-2016): UM BALANÇO DO PERÍODO PÓS-REAL

Autores

  • Giuliano Contento de Oliveira Professor do Instituto de Economia da Unicamp
  • Daniel Arias Vasquez Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Paulo José Whitaker Wolf Doutorando em economia no IE/Unicamp.

Palavras-chave:

contas públicas, dívida líquida do setor público, necessidade de financiamento do setor público, liquidez internacional, Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória do endividamento e da necessidade de financiamento do setor público brasileiro entre 1995 e 2014, a partir de três grandes períodos, quais sejam, 1995-2002, 2003-2008, 2009-2014 e 2015-2016. Pode-se verificar que as condições externas altamente benignas, tanto em termos dos preços das commodities como do ingresso líquido de fluxos internacionais de capital para a economia brasileira, foram imprescindíveis para a melhora dos indicadores fiscais na economia brasileira, a saber, necessidades de financiamento, dívida líquida e dívida bruta, todos em relação ao PIB. No período mais recente, a deterioração do quadro macroeconômico e a consequente maior dificuldade de se viabilizar a geração de superavit fiscal primário mais elevado têm suscitado novos e complexos desafios para a gestão das contas públicas no Brasil.

Biografia do Autor

Daniel Arias Vasquez, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutorando em economia no IE/Unicamp.

Downloads

Publicado

2018-12-03