O impacto dos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento no desempenho das empresas

Autores

  • Leonardo Andrade Rocha Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.
  • Maria Ester Dal-Poz Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP).
  • Fernando Porfirio Soares De Oliveira Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.
  • Carlos Alano Soares de Almeida Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Palavras-chave:

ronteira tecnológica, P&D, inovação, crescimento das firmas

Resumo

O presente trabalho analisou os impactos dos esforços inovativos, medidos pelos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, sobre o crescimento das vendas, considerando diferentes “graus de proximidade” com a fronteira. Para testar a hipótese, foi construído um modelo de regressão multinível considerando 1.500 firmas com dados financeiros de 2012. Foi calculada a Produtividade Total dos Fatores de cada firma e construído um índice de proximidade com a fronteira (firma com maior produtividade). Os resultados demonstram que firmas situadas próximo à fronteira empregam os recursos de P&D com maior eficiência, obtendo estimativas de crescimento superior em relação às firmas mais afastadas. 

Downloads

Publicado

2019-02-15