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Geopolítica decolonial latino-americana no sistema internacional: as
experiências contra-hegemônicas no século XXI
Bernardo Salgado Rodrigues
1
*
Resumo: A decolonização do pensamento é uma variável-chave para qualquer revolução social
intensiva e diuturna no século XXI. Compreendida como um processo de enfrentamento dos desaos
colocados pelo eurocentrismo e pelo etnocentrismo como modos de pensar dominantes e universais,
esse processo requer ferramentas epistemológicas e experiências empíricas para sua efetivação. Nesse
contexto, o objetivo do artigo é investigar a perspectiva periférica de uma geopolítica decolonial latino-
americana através das bases de uma conjuntura internacional de ascensão do Sul Global, utilizando
como estudo de caso experiências contra-hegemônicas no século XXI. Através de revisão bibliográca
e a partir do método empírico-dedutivo, visa-se raticar a imprescindibilidade de uma reexão mais
extensa das possibilidades de instauração de uma gramática da decolonialidade, que possibilite novos
arranjos geo-epistêmicos.
Palavras-chave: Geopolítica Decolonial. Contra-Hegemonia. Eurocentrismo. Sul Global. América Latina.
Abstract: e decolonization of thought is a key variable for any intensive and lasting social revolution
in the 21st century. Understood as a process of facing the challenges posed by eurocentrism and by
ethnocentrism as dominant and universal ways of thinking, this process requires epistemological tools
and empirical experiences for its realization. In this context, the objective of the article is to investigate
the peripheral perspective of a Latin American decolonial geopolitics under the bases of an international
situation of the Global Souths rise, using as case studies counter-hegemonic experiences in the 21st
century. rough literature review and from the empirical-deductive method, the aim is to ratify the
need for a more extensive reection on the possibilities of establishing a decoloniality grammar, which
allows for new geo-epistemic arrangements.
Keywords: Decolonial Geopolitics. Counter-Hegemony. Eurocentrism. Global South. Latin America.
Resumen: La decolonización del pensamiento es una variable clave para cualquier revolución social
intensiva y diurna en el siglo XXI. Entendido como un proceso de afrontamiento de los desafíos
planteados por el eurocentrismo y el etnocentrismo como formas de pensar dominantes y universales,
este proceso requiere herramientas epistemológicas y experiencias empíricas para su realización. En
este contexto, el objetivo del artículo es indagar la perspectiva periférica de una geopolítica decolonial
latinoamericana bajo un escenario internacional de ascenso del Sur Global, utilizándose experiencias
contrahegemónicas en el siglo XXI. A través de la revisión de la literatura y desde el método empírico-
deductivo, se busca raticar la necesidad de una reexión más amplia sobre las posibilidades de
establecer una gramática de la decolonialidad, que permita nuevos ordenamientos geoepistémicos.
Palabras clave: Geopolítica Decolonial. Contrahegemonía. Eurocentrismo. Sur Global. América Latina.
* Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal
de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-PEPI).
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Introdução
Historicamente, a colonialidade do pensamento inuencia o modo de pensar e agir
dos países periféricos, tais como os latino-americanos. A partir do eurocentrismo,
os países dos grandes centros de poder mundiais constituíram a noção de totalidade
através da sua experiência particular, instituindo uma universalidade radicalmente
excludente e que todos os demais países deveriam adotar. Essa construção
eurocêntrica, que pensa e organiza a totalidade do tempo e do espaço para toda a
humanidade do ponto de vista de seu próprio experimento, coloca sua especicidade
histórico-cultural como padrão de referência superior e universal.
Nesse sentido, a decolonização do pensamento é uma variável-chave para
qualquer revolução social intensiva e diuturna no século XXI. Compreendida como
um processo de enfrentamento dos desaos colocados pelo eurocentrismo e pelo
etnocentrismo como modos de pensar dominantes e universais, esse processo requer
ferramentas epistemológicas e experiências empíricas para sua efetivação. Nesse
contexto, o objetivo do artigo é investigar a perspectiva periférica de uma geopolítica
decolonial latino-americana através das bases de uma conjuntura internacional
de ascensão do Sul Global, utilizando como estudo de caso experiências contra-
hegemônicas no século XXI. Através de revisão bibliográca e a partir do método
empírico-dedutivo, visa-se raticar a imprescindibilidade de uma reexão mais
extensa da questão periférica, contra-hegemônica e decolonial como possibilidade
de retomada da política anti-sistêmica na discussão contemporânea.
Sinteticamente, o trabalho apresentará duas seções além desta introdução e das
considerações nais, cada uma fundamentando peculiaridades imprescindíveis
correlacionadas à temática da decolonização do pensamento numa perspectiva
periférica. Na primeira parte, julga-se necessária a sistematização de uma reexão
teórica e epistemológica referente ao que se denomina como geopolítica decolonial,
apresentando suas principais características e particularidades. Na segunda parte,
busca-se analisar possíveis correlações empírico-epistemológicas entre as experiências
contemporâneas de uma geopolítica decolonial latino-americana, imperativo para
uma reexão mais ampla das possibilidades de instauração de uma gramática da
decolonialidade e anti-eurocêntrica, que permita novos arranjos geo-epistêmicos.
Reflexões teórico-epistemológicas para uma geopolítica decolonial
A conceituação da geopolítica pode parecer uma tarefa simples, mas sua sistematização
de modo homogêneo é impedida por sua própria natureza: em outras palavras,
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a geopolítica só pode ser considerada se levar em consideração que os diferentes
interesses nacionais no sistema internacional são assimétricos, hierárquicos e
competitivos, e, concomitantemente, diferentes visões geopolíticas são desenvolvidas
a m de estabelecer relações causais em distintos espaços e tempos. Ela oferece
uma proposta/visão/representação especíca de mundo, que são distintas entre si,
relacionadas com as condições materiais e históricas, dinâmicas e cambiantes.
A busca de uma denição se justica para o que “[...] pode ser, conceitualmente,
e o desdobramento que esse instrumento pode apresentar na realidade da política
internacional” (HAGE, 2016, p. 3). Ou seja, a própria geograa é essencialmente
um saber político, estratégico, um saber pensar o espaço com a nalidade de agir
ecazmente: “[...] a geopolítica é um conhecimento estratégico e normativo que
avalia e redesenha a própria geograa a partir de algum projeto de poder especíco,
defensivo ou expansivo” (FIORI, 2014, p. 141). Para Rodrigues (2020, p. 24),
[...] a geopolítica é considerada um método de estudo dinâmico da inuência de fatores
geográcos no desenvolvimento dos Estados com a nalidade de orientar suas políticas
internas e externas. Ou seja, como método que estuda a política derivada de aspectos
geográcos, como posição, espaço, relevo, clima, topograa e recursos, é uma ferramenta
de análise de política externa que busca compreender, explicar e prever o comportamento
político internacional, principalmente em termos de variáveis espaciais.
Ao analisar uma geopolítica de longa duração, com o início do colonialismo na
América, se inicia não apenas a organização colonial do mundo, mas, simultaneamente,
a constituição colonial dos saberes, das linguagens, da memória e do imaginário.
Logo, a organização, a dominação, a submissão impostas pelos colonizadores se
encontram até a atualidade na forma como o pensamento é criado. Para Aníbal
Quijano (1992), a colonialidade consiste na articulação do eurocentrismo1 como
forma hegemônica de controle da subjetividade/intersubjetividade, em particular no
modo de produzir conhecimento. Adicionalmente, a colonialidade ainda consiste no
modo mais geral de dominação no mundo atual (QUIJANO, 2005). Para esse autor,
mesmo que o colonialismo político tenha sido eliminado, a relação entre a cultura
europeia – e, posteriormente, a estadunidense – e as demais segue sendo uma relação
1 Eurocentrismo é o que se centra na Europa e nos europeus para interpretar o mundo e a realidade; que
prefere a cultura europeia ou os europeus em detrimento do restante; inuência política, econômica,
social e cultural exercida pela Europa sobre outras áreas geopolíticas. Quijano (1992) arma que o
eurocentrismo consiste na perspectiva de conhecimento elaborada na Europa a partir do século XVII,
como expressão e como parte do processo de eurocentralização do padrão de poder colonial/moderno/
capitalista. Foi mundialmente imposta e admitida nos séculos seguintes como a única racionalidade
legítima.
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de dominação colonial, do imaginário dos dominados, atuando na interioridade
desse imaginário. Especicamente para a América Latina, Quijano (2005, p. 129-
130) arma que
Aplicada de maneira especíca à experiência histórica latino-americana, a perspectiva
eurocêntrica de conhecimento opera como um espelho que distorce o que reete. Quer dizer,
a imagem que encontramos nesse espelho não é de todo quimérica, já que possuímos tantos
e tão importantes traços históricos europeus em tantos aspectos, materiais e intersubjetivos.
Mas, ao mesmo tempo, somos tão profundamente distintos. Daí que quando olhamos nosso
espelho eurocêntrico, a imagem que vemos seja necessariamente parcial e distorcida. Aqui
a tragédia é que todos fomos conduzidos, sabendo ou não, querendo ou não, a ver e aceitar
aquela imagem como nossa e como pertencente unicamente a nós. Dessa maneira seguimos
sendo o que não somos. E como resultado não podemos nunca identicar nossos verdadeiros
problemas, muito menos resolvê-los, a não ser de uma maneira parcial e distorcida.
Entretanto, o pensamento crítico decolonial2 tem sido buscado por estudiosos
que visam uma ruptura com essa metodologia epistemológica, ensejando novas
oportunidades de compreensão da realidade que não mais sejam centradas nos
antigos polos de poder mundial. Surgido a partir de uma proposta de enfrentamento
da colonialidade e do pensamento mainstream moderno, originariamente no âmbito
de um grupo de estudos composto por Aníbal Quijano (1992, 2005), Catherine Walsh
(2009), Edgard Lander (2005), Enrique Dussel (2000, 2005), Nelson Maldonado-
Torres (2008, 2011, 2016)e Walter Mignolo (2003, 2010, 2015), a decolonialidade é
considerada uma prática de resistência e desconstrução da padronização de conceitos
e perspectivas historicamente impostos aos povos periféricos, subalternizados e
dependentes do sistema internacional.
Em outro sentido, o pensamento decolonial é a ppria tentativa de reversão
do epistemicídio, processo denominado por Boaventura de Sousa Santos como o
extermínio de saberes locais e/ ou sua inferiorização, “[...] desperdiçando-se, em nome
dos desígnios do colonialismo, a riqueza de perspectivas presente na diversidade
cultural e nas multifacetadas visões do mundo por elas protagonizadas” (SANTOS;
2 Considera-se importante ressaltar a diferenciação realizada por alguns pesquisadores entre um
pensamento decolonial e descolonial: “[...] primeiramente, é relevante pontuar que as diferenciações
postas por estes termos articulam-se como teóricas e políticas. O decolonial encontra substância no
compromisso de adensar a compreensão de que o processo de colonização ultrapassa os âmbitos
econômico e político, penetrando profundamente a existência dos povos colonizados mesmo após ‘o
colonialismo’ propriamente dito ter se esgotado em seus territórios. O decolonial seria a contraposição
à ‘colonialidade, enquanto o descolonial seria uma contraposição ao ‘colonialismo, já que o
termodescolonizacióné utilizado para se referir ao processo histórico de ascensão dos Estados-nação
após terem m as administrações coloniais” (SANTOS, V., 2018, p. 3).
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MENESES, 2010, p. 183). Como outra vertente do genocídio, o epistemicídio atua
como um instrumento ecaz para a dominação, uma vez que fortalece a negação
da legitimidade desses saberes de forma a impactar também no reconhecimento
da população oprimida como sujeitos de direitos, subalternizando, subordinando,
marginalizando e ilegalizando práticas e/ou grupos sociais que poderiam ameaçar a
expansão do próprio sistema de produção capitalista.
Em outros termos, a decolonialidade surge como uma alternativa de visibilidade
aos povos silenciados, um projeto de libertação social, política, econômica e social,
de busca da autonomia não somente individual, mas principalmente coletiva; i.e.,
almeja reconstruir a produção do conhecimento cientíco em contraposição a
um único modelo epistemológico, monocultural, incorporando novos centros de
pensamento social como elementos fundamentais para uma captação dos diferentes
modos de compreender e transformar o mundo.
É importante ressaltar a correlação entre o pensamento decolonial e as práticas
contra-hegemônicas. Estas podem ser compreendidas como métodos de resistência
aos discursos dominantes que visam contestar e resistir ao regramento único e
universal do sistema capitalista (ZILIO et al., 2012), ou seja, uma organização como
meio para a consolidação de projetos políticos contra-hegemônicos (e decoloniais)
que pode ser representada por movimentos sociais como sujeitos políticos coletivos
(MIZOCZKY, 2010). Segundo Dussel (2005), alguns aspectos principais dessas
práticas consistiriam na formulação de uma vontade democrática participativa
horizontal em todos os níveis, empenhada na transformação da realidade a partir
de uma atividade crítica com a possibilidade da produção e reprodução da vida,
principalmente, dos mais afetados pelo sistema.
Consequentemente, é necessário pensar, de modo não eurocêntrico, as faces
contemporâneas dessa leitura conceitual de modernidade, cujas teorias decoloniais
são ancoradas em outros lugares que não aquele do centro do pensamento moderno
ocidental, que instituiu sua epistemologia moderna como única e universal. Seja
através da crítica biográca fronteiriça – denida como a “[...] importância de se levar
em conta numa reexão crítica de base fronteiriça tanto o que é da ordem do bios
(quer seja do ‘objeto’ em estudo, quanto do sujeito crítico envolvido na ação), quanto
da ordem do lócus (o lugar a partir de onde tal reexão é proposta)” (NOLASCO,
2015, p. 59) – ou da epistemologia fronteiriça (NOLASCO, 2019) – uma vez que
tudo o que não se constitui como centro é margem, periférico e, portanto, fronteira
(epistemológica) – a “[...] epistemologia moderna, de acordo com o pensamento
descolonial, conseguiu subalternizar outras formas de conhecimento e que se
construiu como tal presumindo uma perspectiva universal de observação e um lócus
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privilegiado de enunciação” (MIGNOLO, 2003, p. 175).
Numa outra chave interpretativa referente à temática, Wallerstein (1996, p. 35-36)
sinalizava para a reconstrução do pensamento cientíco armando que o maior desao
está em superar o legado cientíco do liberalismo, partindo de forças teóricas que
apresentam uma história e uma trajetória de confrontação. Para o autor, a hegemonia
estabeleceu o pensamento universalista-particularista, baseado nas premissas de
que o conhecimento se move do particular ao abstrato, e que o conhecimento seria
compartimentalizado em disciplinas particulares. Também em contraposição a essa
formulação liberal, Martins (2004, p. 85-105) arma que a transdisciplinaridade é
necessária para se pensar a relação do local com o mundial, sendo um diferencial e
uma contribuição do pensamento social latino-americano em relação ao pensamento
liberal estadunidense e europeu. Para ele, o neoliberalismo separou as disciplinas nas
universidades brasileiras com a nalidade de criar saberes puros, com a proposta de
dividir áreas de conhecimento em saberes especícos, apartados em compartimentos
especícos e que priorizam o não-diálogo.
Em suma, a correlação entre a decolonialidade e o pensamento contra-
hegemônico é exequível na medida em que rompe com os interesses políticos,
econômicos e epistemológicos dominantes, explicitando que o saber não é neutro
e o conhecimento não é universal. Assim, há a produção de sentidos e identidades
em contraposição à lógica hegemônica, cuja valorização signica a procura de
novos paradigmas de compreensão do mundo e que converge em sua totalidade
com a perspectiva proposta de uma geopolítica decolonial. Concomitantemente,
visualiza-se o imperativo de desenraizar-se dessa corrente de pensamento liberal que
busca inviabilizar uma comunicação entre os diversos ramos do saber, tornando-os
segregados. Como destacam Rodrigues e Figueiredo (2012, p. 91),
[...] há a necessidade de uma descompartimentalização do saber no pensamento social
mundial contemporâneo, com uma reapropriação do conhecimento para novas formulações
teóricas transdisciplinares, com um pensamento mundial compartilhado, sem imposições
ideológicas e hegemônicas.
Em termos de uma geopolítica decolonial, o século XXI vem apresentando uma
nova e complexa reconguração internacional, ensejando um movimento dessa
nova construção teórico-epistemológica que depende do autoconhecimento de/
entre cada Estado, de seus laços históricos, políticos e econômicos, de sua ubicação
− compreendida como o ato de ocupar algum lugar (RODRIGUES, 2020, p. 45); ou
seja, enunciam-se os pressupostos a partir de um lócus (lugar) crítico-epistemológico.
Em outras palavras, reitera-se que a ppria geopolítica clássica – enquanto reexo
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de projeções de poder dos países centrais de acordo com seus interesses no sistema
internacional – não possui um caráter geral e universal, aplicável a todo e qualquer
Estado nacional. As geopolíticas são, nesse sentido, especícas e relativas, i.e., “[...]
cada estudo é o estudo de um autor de uma determinada nação ou país” (COSTA,
1992, p. 13-14), que produz uma geopolítica marcada pelo seu contexto político,
territorial e histórico.
Portanto, realizar estudos, balanços e perspectivas para a retomada dessa
concepção é essencial para uma geopolítica decolonial, periférica e emancipatória
do Sul Global, com a construção de projetos que contribuam para a superação das
estruturas históricas de atraso no sistema internacional. Ou seja, um processo de
reversão de como a colonialidade do saber tem operado na conguração da geopolítica
do saber atual, na naturalização de certas posições ou lugares de enunciação e oclusão
de outros.
Essa perspectiva do Sul Global (BRAVEBOY-WAGNER, 2003), herdeira da
terminologia do Terceiro Mundo, perpassa estudos pós-coloniais de países que
possuem uma história interconectada ao colonialismo e ao neocolonialismo. Por
isso, o conceito pode operar como “[...] uma designação simbólica destinada a
capturar uma imagem de coesão que emergiu quando antigas entidades coloniais se
engajaram em projetos políticos de descolonização e avançaram para a realização de
um internacional pós-colonial” (GROVOGUI, 2011, p. 176).
Adicionalmente, desde o começo do século XXI, o Sul Global vem sendo a
categorização mais importante para apresentar alternativas à decolonização e
à globalização neoliberal. Como um movimento multifacetado, que enfatiza a
necessidade de uma comunidade internacional pós-colonial e que avance nos
objetivos da igualdade e solidariedade internacional numa ordem internacional
livre dos arcabouços institucionais do colonialismo (GROVOGUI, 2011), “[...] a
cooperação Sul-Sul tem sido um conceito chave e um conjunto de práticas em busca
dessas mudanças históricas através de uma visão de benefício mútuo e solidariedade
entre os menos favorecidos do sistema internacional” (GRAY; GILLS, 2016, p. 557).
Ainda que a cooperação Sul-Sul tenha um potencial limitado quanto à possibilidade
de desvinculação ou de decolonização em uma ordem internacional pós-colonial,
distintos movimentos vêm seguindo essa lógica. Nesse tocante, a próxima seção
busca delinear algumas experiências de geopolíticas decoloniais latino-americanas
no século XXI. A ideia central é de que existiria a possibilidade de criação de uma
teorização pós-colonial que auxilie na ruptura e desmisticação dos paradigmas
eurocêntricos.
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Experiências para uma geopolítica decolonial latino-americana no século XXI
Desde sua incorporação ao sistema mundial no século XVI, a América Latina vem
enfrentando obstáculos políticos, econômicos, ideológicos e físicos à conformação de
um pensamento geopolítico estratégico conjunto, “[...] o que acarretou, justamente,
um baixo grau de interdependência entre as economias nacionais, ainda hoje
marcadas por grande extroversão econômica” (ALMEIDA, 2006, p. 15). Entretanto,
se reconhece que, sem um pensamento geopolítico decolonial latino-americano, os
Estados nacionais da região poderiam car expostas a uma marginalização global
(KELLY, 1997), o que vem intensicando a “[...] tomada de consciência de que
pequenos países isolados não poderão fazer face aos crescentes problemas que são
colocados pela superação do subdesenvolvimento” (FURTADO, 1970, p. 290).
Na continuação serão apresentadas as principais experiências para a reexão de
uma geopolítica decolonial latino-americana na contemporaneidade. Ratica-se
que experiências contrárias – e até mesmo a tentativa de sabotagem desses projetos
(especicamente no caso da Unasul) – são uma constante no período, como exemplicado
nos casos da Aliança do Pacíco (RODRIGUES, 2020) e, mais recentemente, no projeto
de regressividade autônoma do Prosul (VIÉGAS; RODRIGUES, 2021). Ainda assim,
tal fato demonstra que, mesmo em tempos de crise econômica e desaos políticos
rumo a uma geopolítica decolonial, essas experiências ensejam novas perspectivas para
repensar os projetos de inserção regional no século XXI.
De amplitude maior, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos
(Celac) tem origem na Declaração da Cúpula da Unidade, adotada pelos chefes
de Estado e de governo da América Latina e do Caribe durante reunião de cúpula
realizada na Riviera Maya, México, em fevereiro de 2010. Naquela ocasião, houve
consenso em constituir um novo mecanismo de concertação política e integração
que abrigaria os 33 países da América do Sul, América Central e Caribe. Nesse
sentido, a Celac vem assumindo o patrimônio histórico do Grupo do Rio3 e da Calc4,
3 O Grupo do Rio é um mecanismo de consulta internacional constituído por Estados democráticos
latino-americanos e caribenhos. Foi criado em 18 de dezembro de 1986, por meio da Declaração do
Rio de Janeiro, assinada por Argentina, Brasil, Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.
4 A Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc) é um
agrupamento que abrangia todos os países latino-americanos e caribenhos. O interesse em fortalecer
os laços de amizade entre esses países motivou os Estados latino-americanos a convocar o encontro
realizado em 16 e 17 de dezembro de 2008, na Costa do Sauípe, Bahia, e contou com a participação de
todos os 33 países da região. A Cúpula representou um momento histórico. Pela primeira vez, em dois
séculos de independência política, as nações latino-americanas e caribenhas reuniram-se por iniciativa
própria, sem tutela externa, para discutir uma agenda comum em torno de seus mecanismos regionais
e sub-regionais de integração.
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e ambos os mecanismos manterão suas agendas e métodos de trabalho paralelos. A
Declaração da Cúpula determinou ainda a constituição de um foro unicado como
grupo de trabalho encarregado de redigir as regras de funcionamento, e o consenso
entre os líderes que a criaram é de que a comunidade deverá trabalhar sobre a base
da solidariedade, da inclusão social e da complementaridade.
No geral, cinco ideias principais podem ser constatadas nesse projeto que
apresentam características decoloniais ao englobar toda a América Latina e Caribe:
1 - projeto de integração de reconhecimento de uma construção mais exível, com um fórum
latino-americano e caribenho, com aceitação de todos os países; 2 – complexidade oriunda de
sua multiplicidade de níveis e temas, o que demandará um pensamento político-estratégico
conjunto de toda a região; 3 – viabilidade da construção de uma coletividade no futuro; 4 -
participação do Caribe como essencial, uma vez que essa região é usualmente tratada como
um tema a parte nos processos de integração regional até então, a despeito de sua importância
geopolítica tanto para a América do Sul como para a América Central; 5 – cautela com as
expectativas no curto prazo, onde podem lograr resultados não muitos satisfatórios uma vez
que consiste num processo que engloba todos os países da região e, assim, necessidade de um
maior poder de articulação entre suas diversas instâncias. (RODRIGUES, 2014, p. 83).
Numa perspectiva multipolar do Sul Global, a criação do Fórum China-Celac
representa a inserção da região num modelo de cooperação em que “[...] os projetos
giram em torno de ações que reforçam as vinculações das economias da região com a
China, o que acaba por resultar em consequências políticas e estratégicas relevantes
(CARMO; PECEQUILO, 2016, p. 66-67). Dessa forma, se apresenta como uma
iniciativa de diplomacia multilateral cujo objetivo é promover a cooperação em
termos políticos, econômicos, sociais e culturais, trabalhando para o desenvolvimento
de seus povos e construindo um diálogo em torno de interesses comuns (AYALA;
RAMÍREZ, 2016). Adicionalmente, o próprio documento Chinas Policy Paper
on Latin America and the Caribbean, de 2016, reitera a inclusão do Fórum China-
Celac como a principal plataforma de cooperação e diálogo entre as duas partes,
promovendo o desenvolvimento das relações sino-latinoamericanas em múltiplas
esferas dentro deste concerto: “China will promote collective cooperation with Latin
America and the Caribbean mainly through the platform of China-Celac Forum
(CHINA, 2016).
Como plataforma de geopolítica decolonial latino-americana, a Celac vem
realizando diálogos coletivos regionais e internacionais sobre assuntos políticos,
econômicos, comerciais, sociais e diplomáticos, buscando uma nova modalidade
cooperativa. Fundamentalmente, a Celac propõe-se a ser um grupo cujo papel é
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essencialmente político. Contribui para isso o processo decisório do bloco: todas as
resoluções precisam ser aprovadas por unanimidade, fazendo com que cada um dos
33 Estados-membros esteja investido de poder de veto. Dessa maneira, a construção
da Celac apresenta-se como fundamental para a construção de uma decolonialidade
político-estratégica de toda a região, uma vez que consistiria num passo importante
para maior conexão entre América Latina e Caribe e, possivelmente, formulando
uma identicação de uma nova regionalização.
Outro processo de geopolítica decolonial na América Latina foi a União das Nações
Sul-Americanas (Unasul). Ela consistiu num organismo regional que tinha por
objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação
no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Formada pelos
12 Estados do subcontinente, teve seu tratado constitutivo assinado em Brasília, em
2008, e buscava repensar a integração econômica regional na América do Sul para
além dos custos e benefícios, que não necessariamente estariam relacionados com os
uxos comerciais e nanceiros.
Logo, constata-se que uma das experiências mais enriquecedoras da Unasul consiste
nos seus 12 conselhos setoriais, que têm o objetivo de compreender quais implicações,
projeções e formulações de políticas públicas poderiam ser realizadas pelos países da
região a m de buscar a eliminação das desigualdades socioeconômicas, a inclusão
social, a participação cidadã, o fortalecimento da democracia e da soberania regional.
Nesse ponto, ganha destaque a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS)5,
“[...] a primeira experiência de integração em matéria de defesa na região” (SANTOS,
M., 2018, p. 132) que buscou “[...] superar las desconanzas existentes, incorporando
al sector defensa como un pilar armónico para facilitar el proceso de integración
regional” (ARREDONDO, 2017, p. 18).
Nesse aspecto, a intensicação dos trabalhos realizados pelos conselhos setoriais
foi de suma importância para que houvesse um retorno à população sul-americana
dos esforços empreendidos pela instituição. Dessa maneira, considera-se importante
uma articulação entre a Unasul e o Mercosul visando a construção de um novo
pensamento crítico. Como salienta Sosa (2013, p. 142), “Mercosur y Unasur, no
se contradicen sino que se complementan y refuerzan. Assim, deve-se centrar em
um “Nuevo Consenso del Sur, com ativa participação popular. É imprescindível
a discussão dos desaos do Mercosul e da Unasul no sentido de continuar seus
5 O CDS constitui-se “[...] como uma instância de consulta, cooperação e coordenação em matéria de
defesa” (ABDUL-HAK, 2013, p. 151), composto pelos ministros de Defesa ou equivalentes de seus 12
países membros. Nele, são tomadas decisões em consenso e respeito às diversidades, aos anseios, aos
valores e às tradições de cada Estado membro; “[...] são apenas declaratórias, sem natureza juridicamente
vinculante” (SANTOS, M., 2018, p. 140).
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avanços, com necessidade de aprimoramentos, mas validando as conquistas que já
foram realizadas.
Na atualidade, alguns fatores demonstram que tanto a Unasul quanto o CDS6
atravessam uma crise perceptível devido a uma série de fatores: a exiguidade na
progressão de uma identidade sul-americana, a remanescente existência de um
competitivo sistema de alianças intra e extrarregionais, a carência de uma diretriz
política de Estado, as sucessivas crises político-econômicas de alguns países-
membros, a escassez de divisas para a composição orçamentária, a diculdade
nanceira de determinados organismos (Focem – Fundo de Convergência Estrutural
do Mercosul; ABC – Agência Brasileira de Cooperação; carteira de projetos em
infraestrutura da Unasul), a dispersão na busca de interesses comuns, a falta de
vontade política pragmática por parte de alguns países-membros diante de uma
ofensiva conservadora7, principalmente após vitórias políticas em determinados
países sul-americanos.
Em outros termos, num período marcado por crises políticas e ascensão de
governos de direita, os modelos decoloniais propostos na década de 2000 vêm
sendo mitigados, reetindo as disputas no interior de blocos e entre propostas
distintas. Visando reverter a heterogeneidade e a fragmentação desse processo, o que
na visão de Barrios (2009, p. 203) é uma “[...] ecuación invertida y es así porque
los mecanismos de integración más bien han funcionado como mecanismos de
6 Algumas mudanças no cenário sul-americano, como trocas presidenciais com diferentes visões de
mundo, auxiliam a agravar esse cenário, uma vez que a gura personalista foi um elemento essencial
para a consolidação do projeto do conselho. Ainda, segundo Souza (2016, p. 134), auxilia no colapso da
Unasul e, por conseguinte, do CDS, a “[...] progressiva crise na Venezuela, com o falecimento de Hugo
Chávez, bem como a eleição de Mauricio Macri na Argentina, rompendo com as políticas kirchneristas
e seu expressivo entusiasmo pela cooperação no âmbito do CDS” (SOUZA, 2016, p. 134). Em 2018,
alguns fatos corroboram a prerrogativa de desaceleração do processo cooperativo dentro do CDS e da
Unasul. Em abril, Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e Peru suspenderam sua participação
na Unasul por tempo indeterminado, alegando um impasse em relação à escolha do secretário-geral
da organização; em julho, o chefe de gabinete, Yuri Chillán − que vinha atuando como chefe de facto
devido à vacância do secretário-geral desde janeiro de 2017 − renunciou ao cargo; também em julho,
o presidente equatoriano Lenin Moreno anunciou o pedido de devolução do edifício-sede da Unasul,
em Quito; em agosto, o governo colombiano de Iván Duque noticiou a saída denitiva da Unasul − o
que pode vir a incentivar outros países a fazerem o mesmo −, pouco tempo depois do anúncio de sua
entrada como “sócio global” na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), sendo o único país
latino-americano no grupo.
7 A ofensiva conservadora pode ser visualizada a partir dos seguintes fatos políticos: eleição de Maurício
Macri na Argentina (2015), eleição de Pedro Pablo Kucynski no Peru (2016); ascensão ao poder via golpe
jurídico-parlamentar de Michel Temer no Brasil (2016); vitória do “Não” no plebiscito sobre as Farc na
Colômbia (2016); suspensão da Venezuela do Mercosul (2016); eleição de Sebastián Piñera no Chile
(2018); eleição de Ivan Duque na Colômbia (2018), assim como assinatura para parceiro externo da
Otan; eleição de Mario Benítez no Paraguai (2018); eleição de Jair Bolsonaro no Brasil (2018); crescente
polarização política na Venezuela, Equador e Bolívia.
160 ARTIGOS
desintegración, demonstra-se alguns dos desaos impositivos a serem solucionados
no que tange ao processo de geopolítica decolonial na América Latina, tais como:
“[...] alcançar uma maior especialização das economias nacionais, posto que somente
se pode integrar o que é complementar8 (TRASPADINI; STEDILE, 2011, p. 224);
“[...] nanciar o projeto de ascensão e desenvolvimento compartilhado com nosso
entorno, principal impasse do projeto de integração sul-americana” (CARMONA,
2014, p. 65); “[...] o Brasil precisaria estar disposto e em condições de passar a assumir
um papel de provedor generoso de ajuda técnica e assistência ao desenvolvimento, de
exportador de capitais’ e de ‘aberturista não-recíproco’ aos produtos e serviços dos
países vizinhos” (ALMEIDA, 2006, p. 22); “[...] falta de uma auto-percepção regional
comum” (SOUTO MAIOR, 2008, p. 52), dentre muitos outros.
Oriundo dos programas bilaterais de 1986 entre Brasil e Argentina, tendo agregado
o Uruguai e o Paraguai posteriormente, o Tratado de Assunção (1991) estipulou que
o Mercado Comum do Sul (Mercosul) seria um mercado comum, começando com
um bem-sucedido programa de liberalização comercial para estabelecer uma zona de
livre-comércio (LARRAÑAGA, 2013), que incluía “[...] un programa de liberación
comercial, automático, progresivo, único, con excepciones transitórias” e “[...] la
coordinación macroeconómica entre los Estados parte” (ABREU, 2013, p. 426-427).
Ainda que sob a ótica neoliberal do começo dos anos 1990, surgido de uma união
aduaneira constituída deumaaliança comercial, esob os auspícios do processo de
globalização e liberalização que visavam a dinamizar a economia regional, o bloco
passa a apresentar uma conguração distinta no início do século XXI.
A ascensão de governos contrários às políticas neoliberais no nal da década de 1990 e início
dos anos 2000 modicou a própria estrutura organizacional do MERCOSUL, tanto nos
objetivos e na conguração do bloco, como no alinhamento das políticas realizadas pelos
governos. Talvez a principal constatação seja na aplicação de diferentes políticas econômicas
e sociais que passaram a incorporar estratégias e instrumentos essencialmente distintos aos
países menores do que aqueles que seriam recomendáveis aos demais Estados-membros.
Tal fato decorre das assimetrias entre os países do grupo, tanto econômico-sociais como
8 “Isso supõe a destruição dos setores menos ou não competitivos de alguns países em benefício
de outros, além de envolver signicativo custo social. Mas o desenvolvimento conjunto, mediante
mecanismos multinacionais, de novos setores produtivos e de serviços, principalmente os que se
baseiam nas tecnologias de ponta, representam uma compensação mais que suciente, junto às políticas
a serem adotadas, para minimizar os custos sociais” (TRASPADINI; STEDILE, 2011, p. 224).
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representativas.9 10 (RODRIGUES, 2020, p. 99).
Adicionalmente, outro ponto signicativo da expansão do Mercosul nos últimos
anos foi a adesão da Venezuela11 – e a discussão de ingresso de Equador, Bolívia,
Guiana e Suriname. Com o ingresso do país caribenho, o Produto Interno Bruto (PIB)
do Mercosul alcançou 80% do total da América do Sul, 70% do total da população,
se estabeleceu como um dos mais importantes produtores mundiais de energia,
além de ter propiciado uma localização geográca especial, relativamente muito
mais inserida nos uxos internacionais do comércio do Hemisfério Norte (SEVERO,
2013). Entretanto, sua ulterior saída engendrou um enfraquecimento da ossatura
institucional estratégica do bloco, possibilitando que sua derrocada, e ulterior crise,
se aprofundassem ainda mais.
Em outros termos, o Mercosul do início da década de 2000 se congurava como
uma formação de bloco econômico-político altamente estratégico, principalmente
para o fortalecimento das economias e dos capitalismos nacionais, para a
construção de seu poder de negociação internacional, para um esforço conjunto de
desenvolvimento industrial e tecnológico, e para a incorporação numa dinâmica do
Sul Global a partir de projetos decoloniais em mecanismos auxiliares. Ou seja, ao
contemplar concomitantemente aspectos econômicos, políticos e sociais, este curto
período de institucionalidade estratégica do Mercosul proporcionou uma perspectiva
de geopolítica decolonial que favorecia os países do concerto, colocando-se em pauta,
inclusive, a sua ampliação, aprofundamento e autonomia, o que Rodrigues (2016, p.
9 “O mercado comum deveria dar oportunidades iguais a todo e qualquer país latino-americano,
a m de acelerar seu desenvolvimento. Entretanto, como as situações relativas dessas nações são
desiguais, em virtude desses diferentes graus evolutivos, impõe-se um tratamento diferencial para
que se alcance, na medida do possível, a igualdade de oportunidades em face do mercado comum
(PREBISCH, 2011, p. 344).
10 “As assimetrias no Mercosul ocorrem em tal escala que a denição de proporção da participação de
cada país nessas instituições se torna quase impossível, pois o Brasil, em qualquer aspecto, corresponde
a mais de 50% do conjuntos dos Estados membros, sendo que as assimetrias entre o Brasil e os dois
Estados menores são extraordinárias. Se ao Brasil correspondesse menos do que a metade do número
de integrantes de qualquer organismo supranacional (Comissão, Parlamento, Tribunal), a população e
a economia brasileiras estariam radicalmente sub-representadas. Por outro lado, se mais da metade dos
membros fosse de brasileiros, a opinião destes sempre prevaleceria na tomada de decisões e, portanto,
a instituição não seria democrática, pois os demais países estariam em uma situação de minoria
sistemática” (GUIMARÃES, 2002, p. 129).
11 “A estimativa é que a entrada da Venezuela no Mercosul incremente o comércio intrabloco em cerca
de 20%. Além disso, como o país caribenho acumula resultados comerciais negativos com Argentina,
Brasil e Paraguai, aumentariam as possibilidades para a utilização do Convênio de Pagamentos e Créditos
Recíprocos (CCR) da Aladi e do Sistema de Moedas Locais (SML). Esses mecanismos poderiam promover
o comércio intrabloco com menos utilização de dólares, estimulando a criação de infraestrutura regional e
servindo de garantia para importadores e exportadores” (SEVERO, 2013, p. 597).
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15) denominou de “3 As Mercosulianos.
Outra interessante e original iniciativa sob uma perspectiva de geopolítica
decolonial na América Latina consiste no projeto de integração regional proposto
pela Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio
dos Povos (Alba-TCP), apresentado pelo ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez,
durante o encontro da III Cumbre Presidencial Sudamericana, em Cuzco (8/12/2004),
por ocasião da assinatura do Protocolo de Criação da Comunidade Sul-Americana
de Nações (GADELHA, 2013). Ela consiste numa aliança política, econômica e social
em defesa da independência, autodeterminação e identidade dos povos da América
Latina e do Caribe, surgindo como uma alternativa às negociações para a criação da
Área de Livre Comércio das Américas (Alca) ao apresentar-se como sua antítese12.
Em termos gerais, a Alba buscava produzir as transformações estruturais e do
sistema de relações necessárias para alcançar o desenvolvimento integral soberano.
Tem como países membros a Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica,
Antígua e Barbuda, Equador e São Vicente e Granadinas, representando uma
população de aproximadamente 73 milhões de pessoas, área de 2.625.826 km², com
Produto Interno Bruto por Paridade de Poder de Compra (PIB/PPC) de cerca de US$
642.990 milhões (GADELHA, 2013, p. 410). No que se refere ao comércio, se baseia
na complementaridade, solidariedade e cooperação com mecanismos que implicam
a independência monetária e nanceira13. Não possui condicionamentos nem
ingerência nos assuntos internos, com proteção do interesse da produção nacional
e tratamento solidário para as economias mais fracas. A Alba vem se fortalecendo
como caminho de inexão popular “[...] e pretende integrar não apenas os setores
objetivos do capital (e seus produtos), como subjetivos, os povos e sua cultura, saúde
e educação” (GADELHA, 2013, p. 409).
Dessa forma, a Alba vem se apresentando como um dos processos mais radicais
e inovadores em seus projetos, com temáticas que não estavam presentes nas
tentativas anteriores. Entretanto, possui algumas limitações, como não ser membro
de sujeito de direito público internacional, uma vez que não possui um tratado
12 Tal fato pode ser constatado na comparação entre as siglas da Alba-TCP – Alianza Bolivariana para
los Pueblos de Nuestra América – Tratado de Comercio de los Pueblos – e da Alca – Área de Livre
Comércio das Américas – com os TLCs – Tratados de Livre Comércio. Essa contraposição é também
simbólico-histórica, uma vez que o “nascimento” da Alba surge do “certicado de morte da Alca, no dia
4 de novembro de 2005, em Mar del Plata, na IV Cúpula de Presidentes das Américas.
13 “A partir daí, os intercâmbios produzidos pela Alba estenderam esses critérios a intercâmbios com
países que têm muito mais necessidades do que possibilidades de aportar a outros [...]. Trata-se de um
intercâmbio em que cada país dá o que possui e recebe o que necessita, no marco das possibilidades
e das necessidades dos participantes desse tipo de comércio, o único em escala mundial, distinto dos
critérios de mercado da OMC” (SADER, 2009, p. 149).
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constitutivo, o que gera certos problemas para os seus projetos futuros. Assim, sua
inserção num contexto internacional possui pouca viabilidade por conta de sua baixa
institucionalidade, apesar de possuir importância geoestratégica regional.
Finalmente, a inclusão da América Latina no projeto global chinês do Belt
and Road Initiative (BRI) é uma das experiências mais promissoras em termos de
potencialidades nas décadas de 2020 e 2030. Como maior conjunto de obras da
história da humanidade, o projeto foi anunciado com orçamento de quase US$ 1
trilhão de investimentos em infraestrutura, principalmente na forma de empréstimos,
para cerca de 1.000 projetos, num prazo de mais de trinta anos, com a primeira fase a
ser concluída em 2021 (ano do centenário de criação do Partido Comunista Chinês)
e o projeto como um todo realizado até 2049 (ano do centenário da Revolução
Comunista Chinesa).A BRI busca possibilitar a propagação econômica ao criar um
sistema interconectado de transporte, energia e infraestrutura. No projeto original,
possuía uma área de aproximadamente 70% da população global, cerca de 55% do
PIB mundial e 75% das reservas de energia conhecidas, exigindo a colaboração dos
governos localizados ao longo da rota da seda terrestre e marítima.
Na descrição apresentada em Astana, Cazaquistão, a Belt and Road Initiative se
delineou como um acordo comercial extremamente ambicioso, organizado em cinco
dimensões: 1) coordenação de políticas; 2) implementação de uma infraestrutura
de transporte; 3) potencialização do comércio (com a remoção de barreiras); 4)
integração monetária; e 5) incentivo às trocas e contatos mais intensos entre as
pessoas (MAÇÃES, 2019, p. 25). Ainda segundo o presidente chinês,
Para promover a iniciativa ‘Cinturão e Rota, é preciso desempenhar o papel tanto de governo
quanto de mercado. O governo deve desempenhar o seu papel orientador na divulgação,
promoção, coordenação, assim como na criação de mecanismos e, ao mesmo tempo, deve
dar importância à criação de um mecanismo de cooperação econômico regional que tenha
o mercado como base e as empresas como os principais atores. O governo deve encorajar
as empresas e outras forças sociais a participarem desta iniciativa, de modo a formar um
modelo de cooperação com a participação do governo, do mercado e da sociedade e um
quadro com a orientação governamental, a participação empresarial e o apoio popular.
(JINPING, 2019, p. 616).
Até janeiro de 2021, o número de membros que aderiram à Belt and Road Initiative
por meio da assinatura de memorando de entendimento (MoU) com a China era de
140 países espalhados por todos os continentes: 40 na África Subsaariana, 34 países
na Europa e Ásia Central (incluindo 18 países da União Europeia), 24 países na Ásia
Oriental e no Pacíco, 17 países no Oriente Médio e Norte da África, 19 países na
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América Latina e Caribe, e 6 países no Sudeste Asiático.
Mais recentemente, as autoridades e empresas chinesas, assim como suas
contrapartes latino-americanas, têm sido mais abertas à negociação diplomática e
comercial sob a bandeira da BRI. Segundo Xi Jinping (2019, p. 620), as prioridades
devem ser ressaltadas, “[...] incluindo regiões-chave, países-chave e projetos-chave,
para concentrar as forças no seu desenvolvimento, sendo este o ‘máximo divisor
comum’ de todos. Isso beneciará não só o povo chinês, mas ainda os povos dos
países envolvidos na iniciativa”; a BRI corresponde a uma medida fundamental para
a realização de uma abertura multidimensional da China ao exterior e, ainda que
o foco inicial fosse estabelecer a interconectividade da Ásia e a expansão de seus
interesses comuns, ampliou seu escopo e vem se dedicando à conexão dos países
asiáticos com os demais no sistema internacional.
A inclusão da América Latina, portanto, é raticada com mais assertividade a
partir de 2017, quando um número crescente de países da região assinou acordos
relacionados à BRI e anunciaram negócios, sinalizando a extensão, de fato, à região.
Em maio do mesmo ano, o presidente chinês Xi Jinping armou ao então presidente da
Argentina, Mauricio Macri, noBelt and Road Forum,em Pequim, que a região latino-
americana era uma “extensão natural” da Rota da Seda Marítima e um “participante
indispensável, tornando, assim, a possibilidade de sua inclusão mais evidente. No
nível multilateral, um ponto de inexão ocorreu no Fórum Ministerial China-
Celac em Santiago do Chile, em janeiro de 2018. Nele, os participantes assinaram
um memorando de entendimento (MoU) de Declaração Especial sobre a BRI.
Nesse documento, a região foi convidada pelo Embaixador Li Jinzhang a participar
formalmente da BRI, como uma nova plataforma para cooperação mutuamente
benéca entre a China e a América Latina(FERCHEN, 2021).
Nesse contexto, o Panamá foi o primeiro país a assinar esse acordo com a China, em
novembro de 2017, depois de trocar o reconhecimento diplomático de Taiwan para
Pequim no início daquele ano. Posteriormente, outros 18 países da América Latina
e Caribe (Antígua e Barbuda, Barbados, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, Dominica,
Equador, El Salvador, Granada, Guiana, Jamaica, Peru, República Dominicana,
Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela) assinaram memorandos
de entendimento e/ou documento de cooperação referente à BRI com a China.
Consequentemente, independentemente de qualquer uma das negociações pós-2017
serem ocialmente designadas (ou não) como projetos da BRI pelo governo antrião
ou pela China, a conexão simbólica entre os acordos de cooperação e o anúncio de
projetos como portos, rodovias e parques industriais é evidente.
A construção da BRI faz parte de um conjunto da política externa da China, que
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se relaciona com sua agenda de desenvolvimento, a sustentação da sua expansão
econômica e a inuência política regional e global. Adicionalmente, está inserida no
que denominamos de geopolítica decolonial, uma vez que almeja reverter a lógica
hegemônica da globalização nanceirizada, neoliberal, de pensamento universalista
e unidirecional. Especicamente para a América Latina, consiste na incorporação da
região em seu arranjo geo-epistêmico, em um projeto multilateral de escala elevada
no século XXI, se congurando como um espaço em construção de geopolítica
decolonial, desenvolvimento e integração numa nova ordem mundial.
Considerações finais
O artigo buscou delinear alguns traços embrionários para uma denição de
geopolítica decolonial, tomando como referência o lócus latino-americano. Nesta
reexão epistemológica de uma gramática da decolonialidade, foi fundamental reetir
a necessidade do enfrentamento ao eurocentrismo enquanto modelo de pensamento
universal e dominante, o que demandou a tomada de consciência da condição
periférica, contra-hegemônica e decolonial. Consequentemente, foram apontadas
experiências ímpares relacionadas a essa nova conguração, principalmente nos
projetos estratégicos latino-americanos da Celac, Unasul, Mercosul, Alba, e no plano
de extensão global do Belt and Road Initiative.
A perspectiva periférica de uma geopolítica decolonial latino-americana consiste
num salto estratégico nos projetos regionais no âmbito político, econômico, cultural,
social e ideológico. Uma vez que a relação da América Latina com o restante do
mundo ainda possui as velhas características da relação centro-periferia, em que a
correlação de poder depende de como nos relacionamos entre nós e com o mundo,
a geopolítica decolonial deve ser compreendida como um projeto, e não como um
evento esporádico. Assim, um comprometimento político-estratégico é importante
na determinação do(s) modelo(s) desejado(s) e na continuidade do(s) processo(s) de
decolonização, enfrentando os problemas encontrados com ajustes no processo, não
com o seu desmembramento.
Em suma, a tentativa de criação de novos protótipos metodológicos e
epistemológicos rumo a uma teorização pós-colonial, que ensejem maior amplitude
cientíca transdisciplinar nos espaços vazios, nas entrelinhas, no não-dito, consiste
num esforço de desalojar os diversos saberes de caixas hermeticamente fechadas,
uma vez que uma relação dialética em direção a conhecimentos que busquem lidar
com a complexidade do mundo contemporâneo deveria se perpetuar como a base
sólida da produção cientíca do século XXI.
166 ARTIGOS
Adicionalmente, é importante ressaltar que este trabalho não é um m em si
mesmo; é uma recordação da necessidade constante de praticar a decolonialidade do
pensamento. Em outros termos, para que a realização de uma geopolítica decolonial
latino-americana seja factível, integrada, dialética e não coercitiva, deve-se realizar
uma negação do processo de homogeneização, em que todos os pensamentos e as
diversidades sejam passíveis de serem ouvidos e compreendidos, formando um
mundo em que cabem todos os mundos.
A tarefa proposta para o pensamento social crítico latino-americano é de uma
complexidade fenomenal; ainda assim, é de suma importância pensar, construir e
fortalecer as bases de um projeto do Sul Global, e, relembrando Quijano (2005), é
o tempo histórico de aprendermos a nos libertar do espelho eurocêntrico, no qual
nossa imagem é sempre desvirtuada, para que passemos a ser o que realmente somos.
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