Reoriente • vol.1, n.2 jul/dez 2022 • DOI: 10.54833/issn2764-104X.v1i2p192-197 193
MAYER, Gustav. Friedrich Engels:
Uma Biografia. Boitempo, 2020. 332 páginas
Jales Dantas da Costa*
Foi certamente muito bem recebida a publicação da biograa clássica de Engels no
Brasil. No bicentenário de seu nascimento, a editora Boitempo disponibilizou aos
leitores de língua portuguesa esse magistral trabalho de Gustav Mayer. Em sua
apresentação, Gustav Mayer – o biógrafo clássico de F. Engels, José Paulo Netto analisou
o caráter pioneiro e consagrado desta dedigna biograa, bem como a recepção
calorosa que recebeu de acadêmicos e estudiosos, e teceu valiosos comentários sobre
a própria vida de Mayer. São poucos os livros biográcos em nossa língua dedicados
exclusivamente a Engels1. Mayer foi o primeiro a realizar um estudo sistemático
sobre a vida e a obrade Engels e é considerado o seu principal biógrafo. Sua pesquisa
demorou pouco mais de vinte anos (entre 1913 e 1934). Publicou-a inicialmente
em dois tomos, Friedrich Engels in seiner Frühzeit (1920) e Friedrich Engels und
der Aufstieg der Arbeiterbewegung in Europa(1932), e depois os reuniu num único
volume, intitulado Friedrich Engels: Eine Biographie (1934). Mas, por conta da
chegada de Hitler ao poder, a biograa não pôde ser lançada em sua terra natal, a
Alemanha, e acabou saindo em Haia. Meses depois, Mayer autorizou a edição inglesa
da “nova biograa, Friedrich Engels: A Biography (1936), muito mais “condensada
do que a versão original (pouco mais de um terço). O que o leitor de Friedrich Engels:
Uma Biograa tem em mãos é justamente essa biograa diminuta, que “[...] lida
especialmente com o homem e o político, deixando o teórico em segundo plano [...]”
(MAYER, 2020, p. 25)), mas que “[...] nada perdeu de sua essencialidade2 (NETTO,
2020, p.24).
Estamos seguramente diante de precioso trabalho de reconstrução histórica da
vida e obra de Engels. Esbocemos aqui nos limites desta resenha apenas alguns traços
dessa preciosa reconstrução. Os seus vinte e quatro capítulos mostram, de fato, “[...]
um homem em um desenvolvimento unirio, da inncia à senectude” (Idem). Os
primeiros dez capítulos (correspondentes ao primeiro tomo) tratam da juventude de
* Professor no Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenador do Grupo
de Pesquisa Revoluções e Contrarrevoluções.
1 A mais antiga biograa sobre Engels publicada em português parece ser a de um coletivo de autores
soviéticos, Friedrich Engels: Biograa (Lisboa/Moscou: Avante!/Progresso, 1986). Osvaldo Coggiola
escreveu Engels: o Segundo Violino (São Paulo: Xamã, 1995). E mais recentemente foi publicado
Comunista de Casaca: a Vida Revolucionária de Friedrich Engels, de Tristram Hunt (Rio de Janeiro:
Record, 2010).
2 É o que assegura José Netto em sua sinopse das edições de 1934 e 1936.
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Engels. Sobre a Família e mocidade destacamos não só a sua intolerância para com o
pietismo, inclusive dentro de seu próprio lar em Barmen, mas principalmente “[...] os
vislumbres que teve quando menino das misérias da classe trabalhadora [que] tiveram
um efeito innitamente maior sobre seu desenvolvimento intelectual posterior”
(MAYER, 2020, p. 29). Sua Entrada na política se deu a partir das aproximações
junto aos movimentos da “Jovem Alemanha” e do “Jovem Hegelianismo. Em
Serviço militar, Jovens hegelianos, Mayer percorre o contexto alemão de ns dos anos
1830, os rumos que Engels tomou em Berlim desde seu ingresso como voluntário
no grupamento de artilharia (outono de 1841) até a publicação de dois panetos3
críticos à Schelling, então nomeado pelo próprio rei Frederico Guilherme IV para
interromper a inuência dos jovens hegelianos. A essa altura, Engels rompera “[...]
os últimos laços que o ligavam à fé de sua infância e de seus pais”; já “sabia que era
ateu” (MAYER, 2020, p. 42).
O caminho que Engels percorreu Rumo ao comunismo passou por sua infância
e adolescência em Wuppertal (tempo em que “vira o signicado dos conitos de
classe”) e Bremen (onde reconhecera “[...] como a burguesia inuenciava os sistemas
de governo”) (MAYER, 2020, p. 47). Tais “[...] descobertas, no entanto, permaneceram
meras observações isoladas até se conectarem com sua luta para formar uma losoa
de vida. Então, e somente então, elas deixaram de ser puramente teóricas e tornaram-
se fontes de ação” (Idem). A ação veio ao sair da Alemanha, então mergulhada “[...]
em um estado de apatia primeva” (MAYER, 2020, p. 49). Em Londres “[...] libertou-se
da atmosfera de disputas puramente teóricas que o cercava em Berlim sem satisfazer
seu impulso para a ação” (Idem). Sua simpatia pelo sofrimento humano, assim como
sua fome de conhecimento, estimularam Engels a estudar a posição da nova classe
social, o proletariado. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra e os ensaios
anteriores Past and Present e Esboço para uma crítica da economia política dão mostras
da genialidade e coragem dO jovem Engels4, que com apenas 24 anos já realizara uma
crítica independente aos economistas políticos, valendo-se do método dialético para
expor o “tecido de contradições” de suas teorias. Ainda no início dos anos 1840,
descobriu a “supremacia das forças econômicas sobre as políticas, e se convenceu
da necessidade da abolição da propriedade privada para erigir a emancipação
da humanidade. Já não mais via “[...] a sociedade subordinada ao Estado, mas o
Estado como subordinado da sociedade” (MAYER, 2020, p. 59). A luta de classes
3 Schelling e a revelação e A Bíblia insolenemente ameaçada, porém milagrosamente salva ou O triunfo
da fé, ambos de 1842.
4 Sobre O jovem Engels escrevi breve artigo recentemente publicado na Revista Germinal. Disponível
em: <https://periodicos.ua.br/index.php/revistagerminal/article/view/39022/23897>. Acesso em: 31
jan. 2022.
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tornara-se “[...] um estágio do objetivo ideal dos humanistas” (MAYER, 2020, p. 68).
Duas alternativas estavam postas enquanto persistisse o capitalismo: ou os homens
abandonavam-se ao destino ou pegariam em armas em busca de seus direitos.
Engels cou “terrivelmente impressionado” ao ver que, na metrópole industrial do
mundo, o crescimento surpreendente da produção era acompanhado da pobreza brutal
das massas, impossibilitadas de consumir os produtos de seus pprios trabalhos! Foi
dessa vivência que concebeu o “autointeresse inexível” como a base da sociedade
contemporânea. Logo se juntou aos cartistas, convencido de que as circunstâncias
os levariam ao socialismo e que o movimento levaria à revolução social violenta,
única capaz de abolir a propriedade privada. Daí suas críticas às táticas pacistas do
socialismo inglês. Daí o cedo despertar pelo interesse da ciência militar e o apelido de
o general”. No início dos anos 1840, acreditava que a transformação revolucionária
estava pxima, e não só na Inglaterra, mas também na França e Alemanha. É o que
demonstra seu ensaio “Progresso da Reforma Social no Continente, publicado no
e New Moral World ainda no outono de 1843. Já era aí um revolucionário convicto,
com uma “[...] fé inabalável na vitória nal do comunismo” (MAYER, 2020, p. 291),
” essa que o acompanhou por toda a vida.
Ainda jovem, acompanhava detidamente os movimentos sociais europeus e, ao
perceber que os ingleses desconheciam o trabalho de seus camaradas em outros
países, logo se impôs a tarefa de expor a posição do socialismo continental. Mayer
(2020, p. 58) nos lembra que “[...] foi Engels quem, antes de todos os outros, e mais
ansiosamente que todos, dedicou-se à tarefa de unir os ‘comunistas’ dos países da
Europa. No outono de 1870 foi eleito para o Conselho Geral da Internacional, momento
em que a organização vivia o auge de seu prestígio e inuência no movimento da
classe trabalhadora europeia. E mesmo após a suspensão da Primeira Internacional,
em 1876, manteve-se ativo por meio de intensa participação no Labor Standard,
jornal publicado em Londres e responsável por manter a tradição da Internacional.
Nesse periódico, escreveu diversos artigos, intitulados e European Working Class
in 1877, nos quais descreveu o movimento como obtendo “[...] resultados não apenas
favoráveis, mas também rápidos” (MAYER, 2020, p.213). Em questões práticas, não
forçava sua opinião sobre os movimentos da classe trabalhadora em vários países,
mas também não se furtava a opinar quando solicitado. Mayer (2020, p. 215) recorda
um princípio subjacente aos conselhos que Engels dava aos vários partidos: “O
antagonismo de classe [...] só poderia ser dominado se os trabalhadores de todos os
países estivessem decididos a moldar seu próprio destino e se organizassem como
partidos políticos independentes, com base na luta de classes. Já maduro, educou
líderes dos novos e crescentes partidos da classe trabalhadora europeia e mostrou-
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lhes como aplicar a teoria à prática política. Exemplos notáveis foram as publicações
do Anti-hring (1878) e de seu extrato Do socialismo upico ao socialismo cienco
(1880), pelas quais Engels, no entender de Mayer (2020, p. 198), foi capaz de “[...]
revelar o conteúdo e o ponto de vista do marxismo aos líderes da social-democracia
alemã, além de ganhar “[...] milhares e milhares de trabalhadores, na verdade gerações
inteiras, para o marxismo, de criar no continente europeu uma “verdadeira escola
marxista, uma verdadeira tradição marxista. Engels cuidou durante meio século da
correspondência regular entre os movimentos/partidos de vários países europeus.
Suas ideias se espalharam pela Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Suíça,
Dinamarca, Suécia, Noruega, Polônia, Hungria, Espanha, Romênia, Bulgária e Rússia.
Foi notório o crescimento da inuência de Engels (e de Marx) no continente europeu.
No entanto, não conseguiram estabelecer-se na Inglaterra, país que lhes despertara
tantas esperanças. No nal da vida, observou as massas se moverem aceleradamente
em direção ao socialismo, e não se perturbou com o fato de o processo de tomada
de consciência na Inglaterra ser mais lento do que em outros lugares. Era preciso
ter paciência para com os ingleses, pois assegurava que, assim que soubessem o que
queriam, tudo lhes pertenceria, Estado, terra, indústria...
Friedrich Engels: Uma Biograa sublinha o fato de Engels ter passado a maior
parte de sua vida na Inglaterra. Os catulos décimo primeiro ao vigésimo quarto
(correspondentes ao segundo tomo) tratam da sua trajetória a partir do momento em
que ele retorna a Londres, em 1849. Diz-se que ele não se sentia em casa na Inglater-
ra. Era lho de família burguesa alemã, alemão por natureza e por sentimento. Um
homem “[...] animado com a vida, ativo, alegre e bom bebedor – esse era Engels, e ele
permaneceu assim até uma idade avançada” (MAYER, 2020, p. 171). Sua visão sobre
a vida era “estimulante e não acadêmica”; “[...] preferia detectar em vez de estudar,
improvisar em vez de sistematizar” (MAYER, 2020, p. 63). Possuía uma “memória
maravilhosa e enciclopédica, um talento natural para observar conexões teóricas e
delas extrair inferências para a ação. Sua escrita era criativa e sugestiva, além de ex-
pressar complicadas teorias em linguagem acessível aos leigos. Suas inúmeras quali-
dades zeram dele “[...] o chefe do estado-maior do movimento da classe proletária
na Europa durante o período de sua brilhante ascensão ao poder” (MAYER, 2020,
p. 292). Engels sempre fora muito modesto, e “[...] tinha profunda antipatia por
qualquer manifestação que o honrasse pessoalmente” (MAYER, 2020, p. 235), como
por ocasião de seu septuagésimo aniversário.
Os primeiros capítulos da Biograa Clássica de Engels revelam o ponto até o qual
ele havia alcançado antes de sua colaboração com Marx. Já aí vemos a grandeza de
sua importância histórica, independentemente de Marx, como bem reconheceu
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Mayer (2020, p. 88) nesta passagem sintética:
[...] ele [Engels] antecipou Marx na compreensão do capitalismo moderno, na denição
da posição do proletariado em oposição a ele, na tentativa de síntese da losoa alemã e
da economia política inglesa, na aceitação do comunismo como seu credo e na exigência e
prática da unicação internacional de todos os comunistas.
Foi apenas depois que conheceu Marx e percebeu nele qualidades que não possuía
que “[...] limitou-se com consciência tranquila ao exercício de seus verdadeiros
talentos [...]” e foi “[...] tocar o segundo violino” (MAYER, 2020, p. 63-64). Por
acreditar na importância vital dos grandes talentos de Marx para o futuro da causa
comunista, retornou (após oito anos) a Manchester (novembro de 1850) e aos
negócios imundos, ciente de que Marx não tinha como sustentar a si e sua família.
Além deles, também mantinha Mary Burns e seus parentes. No entanto, subestimou
em muito a duração de seu sacrifício. Esperava que a subsequente e eminente crise
econômica (ela só veio em 1857), aliada à consequente e renovada revolução (que
não veio), “[...] lhe devolvesse sua liberdade [...]” de lançar-se “[...] a atividade plena
na tarefa de sua vida” (MAYER, 2020, p. 171). Sabemos que isso não foi possível,
pois teve de suportar longos dezoito anos à frente de negócios familiares. Foi
somente em julho de 1869, alguns meses após aceitar a oferta de seu sócio Ermen
de compensar-lhe por seus trabalhos prestados na empresa até ali, que conseguiu
escrever a Marx: “Viva! De hoje em diante, nada mais de doux commerce. Sou um
homem livre” (MAYER, 2020, p. 170). Ainda assim, nesse interim foi intensa sua
atividade para além da rotina de negócios. Estudou ciências militares, siologia,
etnologia e línguas (sobretudo russo), e, de forma exaustiva, importantes problemas
geográcos, etnológicos, econômicos, políticos e militares envolvidos no conito do
leste europeu desse tempo. Isso o habilitou a escrever diversos artigos que foram
enviados (em nome de Marx) para o New York Tribune e mais tarde ao New-Order
Zeitung. Mayer nos conta que, entre os anos de 1851 e 1859, nenhum dos escritos de
Engels foram publicados em seu próprio nome. É, portanto, equivocado creditar a
Engels somente a ajuda material que forneceu a Marx, e ignorar o seu valiosíssimo
trabalho em outras frentes ainda mais importantes. O livro primeiro de O Capital
não teria sido nalizado sem o apoio decisivo de Engels, como reconheceu o próprio
Marx5. Após a morte do inestimável amigo (14 de março de 1883), Engels abandonou
5 “Sem você eu não poderia ter completado o livro, e garanto que sempre foi uma carga para minha
consciência pensar que você, principalmente por minha causa, estava desperdiçando seus brilhantes
poderes em uma rotina de negócios, e tinha que compartilhar à força todas as minhas pequenas
misérias” (MAYER, 2020, p. 167).
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o próprio trabalho com o qual estava envolvido (Dialética da natureza) e dedicou
a maior parte de seu tempo à tarefa de publicar os manuscritos dos livros segundo
e terceiro. Como o livro segundo se encontrava bem “próximo da conclusão, pode
ser logo publicado em 1885. O mesmo não se deu com o livro terceiro, que possuía
apenas um “primeiro rascunho extremamente incompleto” (MAYER, 2020, p. 205).
Ainda assim, e mesmo diante de problemas físicos que surgiam e de seus maiores
deveres políticos e jornalísticos (fruto do crescimento do movimento operário),
Engels conseguiu publicá-lo no último ano de sua vida. A morte de Engels (5 de
agosto de 1895) foi muito sentida pelo movimento operário europeu, e até hoje o
legado de suas ideias, juntamente ao de Marx, segue insuperável.
A importância fulcral da publicação entre nós brasileiros de Friedrich Engels: Uma
Biograa é manter viva a memória de Engels, a exemplar dedicação de uma vida à
emancipação humana que só virá pela “união dos trabalhadores de todo o mundo.
É preciso não capitular diante das tentativas de conciliação que se recusam a forçar
o caminho para a sociedade sem classes por meio de uma revolução social. Não
basta apenas lutar pela defesa do padrão de vida dos trabalhadores e pela redução
da jornada de trabalho. Há que se ter em conta as tarefas maiores de tornar a classe
trabalhadora dona dos meios de produção, de abolir o trabalho assalariado e de travar
a guerra contra o capitalismo com armas políticas. Eis aí um conselho marxista que
segue atualíssimo para as lideranças de partidos e movimentos sociais no Brasil e em
Nuestra América.