Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO (ISSN eletrônico 2526-3544),  teve seu primeiro número publicado em 2017 e tem como missão a divulgação de trabalhos científicos inéditos e originais no campo da Terapia Ocupacional e áreas correlatas. A revista tem como objetivo servir de veículo para o incentivo ao debate acadêmico e para a produção de novos conhecimentos, visando fomentar a articulação interinstitucional e interdisciplinar. 

O periódico aceita trabalhos em português, inglês e espanhol. Seu público alvo são pesquisadores, docentes, estudantes de pós graduação e graduação, profissionais terapeutas ocupacionais assim como demais profissionais interessados.

Os artigos publicados neste periódico são:

  1. Editorial
  2. Artigo Original
  3. Artigo de Revisão
  4. Artigo de Análise da Prática
  5. Temas da Atuallidade
  6. Imagem de Capa

1. Editorial

Trata-se de texto elaborado pelo corpo editorial, ou quaisquer outros autores, quando convidados, que tematizam argumentos sobre o conteúdo da revista a ser publicado em seu respectivo período.

2. Artigo Original

Trata-se de manuscrito resultante de pesquisa, de natureza teórica/conceitual, experimental, exploratória e/ou empírica, referente a temas de interesse no campo da Terapia Ocupacional e interdisciplinares correlatos ao campo. Este tipo de manuscrito deve ser estruturado do seguinte modo: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Inclui Referências.

3. Artigo de Revisão

Trata-se de manuscrito que apresenta síntese de estudos publicados, referente a determinado período, fontes e marcos teóricos, acompanhado de análise crítica e/ou descritiva, favorecendo o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Referem-se a esta seção: Revisões Sistemáticas, Integrativas, em Escopo, Narrativas e Crítica. Serão aceitos artigos que sigam as diretrizes delineadas pelo checklist do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) http://www.prisma-statement.org/

4. Artigo de Análise da Prática

Trata-se de breve análise crítica de um contexto de atuação em Terapia Ocupacional. Pode incluir o trabalho com um cliente, paciente, família ou grupo, deve apresentar foco nos procedimentos de intervenção/acompanhamento (que inclui o contexto e questão terapêutica ocupacional, avaliações, diagnóstico ocupacional, os métodos de intervenção/acompanhamento, modelos e abordagens). Por fim, deve ser colocado em síntese a conclusão da prática sobre o dado contexto apresentado. Podem ser análises da prática especificas à Terapia Ocupacional ou interdisciplinares, mas que façam relevâncias ao campo de conhecimento da Terapia Ocupacional.

5. Temas da Atualidade

Comunicação Livre, Memórias da Terapia Ocupaiconal, Opiniões e Reflexões sobre temáticas relevantes à Terapia Ocupaiconal e áreas correlatas. Trata-se de artigos de menor extensão que os artigos originais e análises da prática. Abarca informes sobre o desenvolvimento de projetos e programas, resultados de reuniões, simpósios e conferências nacionais e internacionais na área de Terapia Ocupacional e áreas correlatas. Publicação de entrevistas realizadas com terapeutas ocupacionais ou pessoas que contribuíram para a construção da profissão no país ou no exterior, traduções de textos ou artigos, bem como documentos históricos inéditos.

6. Imagem de Capa

Trata-se de imagens produzidas no contexto da Terapia Ocupacional, em áreas correlatas ou de cunho político e soacial que poderão estampar as capas das edições da REVISBRATO. As imagens podem ser fotografias, desenhos e obras em geral. 

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Ana Carollyne de Lima
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Imagens para Capa da Revista

Imagens produzidas no contexto da Terapia Ocupacional, em áreas correlatas ou de cunho à promover debates relacionados à temàticas políticas e sociais poderão estampar as capas das edições da REVISBRATO. Asimagens podem ser fotografias, desenhos e obras em geral. Devem ser submetidas nesta seção junto a carta de autorização do uso de imagens assinada.  No momento da submissão descreva, na própria plataforma, em resumo e metadados o contexto de produção da imagem. Submeta a imagem colada em arquivo word 2007 ou seguintes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Análise da Prática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudo de Caso para o Ensino

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Temas da Atualidade

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional adota o sistema de avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os manuscritos submetidos à Revisbrato são avaliados primeiramente pela secretaria através de um check-list para a verificação do cumprimento das normas da revista. Caso as normas estejam cumpridas, são enviados aos editores de seção para uma pré-avaliação, onde são coniderados: originalidade, contribuição e pertinência para a área da Terapia Ocupacional, estrutura geral e robustês metodológica. 

Se obtiver avaliação positiva, o manuscrito será encaminhado para revisão por pares, onde dois avaliadores emitirão pareceres, que passarão pela revisão e aprovação do editor de seção. O texto que obtiver dois pareceres favoráveis estará aprovado e aquele que receber dois pareceres contrários estará definitivamente recusado. No caso de um texto obter um parecer favorável e outro contrário, será solicitado um terceiro parecer para auxiliar a decisão editorial.

Em caso de conflito de interesse por parte dos pareceristas, o manuscrito será encaminhado a outro revisor. 

O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará ao autor da “Aceitação”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas), ou “Rejeição” e arquivamento do mesmo. 

No caso de "aceitação com pequenos ajustes" ou "correções  obrigatórias", os autores terão um prazo de 15 (quinze) dias para devolução do manuscrito, que seguirá para uma nova rodada de avaliação por pares, com parecer final do editor. 

Em caso de "rejeição" os autores serão notificados sobre o motivo da recusa. 

Obras que tenham o conteúdo significataivamente similar (plágio) a outras publicações, serão rejeitados em qualquer parte do processo onde se identifiquem. 

O tempo médio de resposta desde o recebimento para avaliação até a confirmação de publicação é de aproximadamente 110 dias.

 

Periodicidade

A REVISBRATO é um periódico com publicação eletrônica (online) trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Avaliadores

AVALIADORES 2021

 

ADRIANA BELMONTE MOREIRA

ADRIENE DAMASCENO SEABRA

ADRINE CARVALHO DOS SANTOS VIEIRA

ALESSANDRO RODRIGO PEDROSO TOMASI

ALINE DA CRUZ CAVALCANTE DE PINHO

ALYNE KALYANE CÂMARA DE OLIVEIRA

AMARA LÚCIA HOLANDA TAVARES BATTISTEL

ANA CAROLLYNE DANTAS DE LIMA

ANA CÉLIA NUNES

ANA CLÁUDIA PINTO

ANA CRISTINA DE ANA CRISTINA DE JESUS ALVES

ANA FLÁVIA DIAS TANAKA SHIMOGUIRI

ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL

ANA RITA COSTA LOBO

ANDREZA APARECIDA POLIA

ANDREZZA MARQUES DUQUE

ANEIDE ROCHA DE MARCOS RABELO

ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA

BÁRBARA DE FÁTIMA DEPOLE

BARBARA IANSÃ DE LIMA BARROSO

BEATRIZ AKEMI TAKEITI

BEATRIZ PRADO PEREIRA

BRUNO COSTA POLTRONIERI

BRUNO SOUZA BECHARA MAXTA

CAMILA BARROS DE MIRANDA MORAM

CARLA REGINA SILVA

CARLA REGINA SILVA SOARES

CARLOS NOBRE E SILVA FILHO

CAROLINA CANGEMI GREGORUTTI

CAROLINA COUTO DA MATA

CAROLINA MARIA DO CARMO ALONSO

CAROLINA REBELLATO

CIBELE BRAGA FERREIRA NASCIMENTO

CLARICE RIBEIRO SOREAS ARAÚJO

CLÁUDIA FELL AMADO

CLÁUDIA REGINA CABRAL GALVÃO

CLAUDIA REINOSO ARAUJO DE CARVALHO

CYNTHIA GIRUNDI

DANI LAURA PERUZZOLO

DANIELA DA SILVA RODRIGUES

DANIELA TONÚS

DANIELLE CARNEIRO DE MENEZES SANGUINETTI

DANIELLE DOS SANTOS CUTRIM GARROS

DÉBORA ALVES DE MATOS PONTES

DEBORA GALVANI

DÉBORA RIBEIRO DA SILVA CAMPOS FOLHA

DIEGO EUGÊNIO ROQUETTE GODOY ALMEIDA

ÉLCIO ALTERIS DOS SANTOS

ÉLLEN CRISTINA RICCI

ELSON FERREIRA COSTA

ERIKA HIRATUKA- SOARES

ERNA CARMEN NAVARRETE

FABÍOLA DE SOUZA ABRAHÃO

FERNANDA DE SOUSA MARINHO

FERNANDA DOS REIS

FLAVIA LIBERMAN

FRANCISCO LEAL ANDRADE

FRANCISCO NILTON GOMES OLIVEIRA

GABRIELA PEREIRA VASTERS

GERUSA FERREIRA LOURENÇO

GILMA CORREA COUTINHO

GISELE PATRICIA DUARTE

GISELY GABRIELI AVELAR CASTRO

GLENDA MIRANDA DA PAIXÃO

GRASIELLE TAVARES

GUSTAVO ARTUR MONZELI

HELOÍSA FRIZZO HELOÍSA CRISTINA FIGUEIREDO FRIZZO

IARA FALLEIROS BRAGA

ILKA VERAS FALCÃO

ISADORA CARDINALLI

ISIS DANIELLA CARVALHO SILVA

JANAINA MORENO GARCIA

JOANA ROSTIROLLA BATISTA DE SOUZA

JULIANA ARAÚJO SILVA

JULIANA FONSÊCA DE QUEIROZ MARCELINO

JULIANA PEDROSO BAUAB

JULIANA VALÉRIA DE MELO

KARINA PICCIN ZANNI

KÁTIA MAKI OMURA

KATIA VANESSA PINTO DE MENESES

KAYLA ARAÚJO XIMENES AGUIAR PALMA

LAIANA SOEIRO FERREIRA

LEONARDO VALESI VALENTE

LETICIA MEDA VENDRUSCULO-FANGEL

LILIAN DE FATIMA ZANONI NOGUEIRA

LILIAN DIAS BERNARDO

LUCIELEM CHEQUIM DA SILVA

LUÍSA SOUSA MONTEIRO OLIVEIRA

MAGNO NUNES FARIAS

MARCELO MARQUES CARDOSO

MARCIA BARROS

MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO SILVA

MARCIA QUEIROZ DE CARVALHO GOMES

MÁRCIA REGINA DE ASSIS

MARIA LUISA GAZABIM SIMÕES BALLARIN

MARIA NATALIA SANTOS CALHEIROS

MARIANA LOUVER MENDES

MARIANA MIDORI SIME

MARIANA MORETTE PAN

MARÍLIA MEYER BREGALDA

MARINA BATISTA CHAVES AZEVEDO DE SOUZA

MARINA DI NAPOLI PASTORE

MARINA LEANDRINI DE OLIVEIRA

MARTHA MORAIS MINATEL

MELISSA RIBEIRO TEIXEIRA

MIGUEL ANGEL TALAVERA VALVERDE

MIKI TAKAO SATO

MIRIAM CABRERA CORVELO DELBONI

MIRYAM BONADIU PELOSI

MONICA VILLAÇA GONÇALVES

NILSON ROGÉRIO SILVA

OLIVIA SOUZA AGOSTINI

OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA

PAMELA CRISTINA BIANCHI

PATRICIA CARLA DE SOUZA DELLA BARBA

PAULA GABRIEL SILVA

PAULA TATIANA CARDOSO

RAQUEL COSTA ALBUQUERQUE

REGINA CÉLI FONSECA RIBEIRO

RICARDO LOPES CORREIA

RODRIGO ALVES DOS SANTOS SILVA

ROSANGELA MOTA SOUZA

SABRINA HELENA FERIGATO

SAMIRA LIMA DA COSTA

SAULO EMANOEL OLIVERA FREITAS

SRTA THAIS GOMES CABRAL

STÉPHANY CONCEIÇÃO CORREIA ALVES GUEDES REIS

TAIS QUEVEDO MARCOLINO

TAIUANI MARQUINE RAYMUNDO

TÂNIA FERNANDES SILVA

TATIANA BARBIERI BOMBARDA

TATIANA DIMOV

TATIANA PONTES

VALÉRIA ANDRADE

VALÉRIA LEITE SOARES

VALÉRIA MEIRELLES CARRIL ELUI

VANIA MEFANO

VERA LUCIA VIEIRA DE SOUZA

VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORRÊA

WALDEZ CAVALCANTE BEZERRA

ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDÔSO