Intervenção precoce no Brasil e a prática dos terapeutas ocupacionais/Early intervention in Brazil and the practice of occupational therapists

Autores

  • Patricia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto14809

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Prática, Terapia Ocupacional.

Resumo

O presente texto expõe uma breve problematização sobre a temática da Intervenção Precoce (IP) em sua conjuntura atual, tanto no cenário nacional quanto internacional, e a atuação de terapeutas ocupacionais nesse contexto. Aborda, inicialmente, a questão da terminologia utilizada em documentos (estimulação precoce ou Intervenção Precoce?) e sua repercussão para as políticas; apresenta alguns destaques das diretrizes mais debatidas, por ocasião do Congresso Internacional de Intervenção Precoce, realizado em junho de 2016, na Suécia, em contraponto com o cenário encontrado no Brasil, e, finalmente, aborda como a prática da Terapia Ocupacional tem ocorrido no panorama da IP no Brasil.

 

Abstract

The present text brings a brief problematization on the theme of Early Intervention (EI) in its current conjuncture, both in the national and international scenario and the work of occupational therapists in this context. Initially address the issue of terminology used in documents (early stimulation or early intervention?) and its repercussion for policies; it presents some highlights of the most debated guidelines at the International Congress of Early Intervention, held in June 2016 in Sweden, in counterpoint to the scenario found in Brazil and finally addresses how the practice of Occupational Therapy has occurred in current overview of EI in Brazil.

Keywords: Early Intervention; Practice; Occupational therapy

Biografia do Autor

Patricia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Adjunto Nível IV do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Orientadora de mestrado e doutorado. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar, Mestrado Acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC-UFSCar, Mestrado Profissional). Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção em Problemas de Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Intervenção Precoce, Atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Integral à criança: vigilância do desenvolvimento e detecção de riscos nos contextos de saúde e educação; formação de profissionais de saúde; disfunções físicas e neurológicas, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL.

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Publicado

03-11-2018

Edição

Seção

Temas da Atualidade