O jogo como estratégia de investigação e reeducação alimentar de crianças com obesidade/ A game as a strategy for food research and reeducation of children with obesity

Autores

  • Lucy Talita da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Regina Pontes Luz Riccioppo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lucieny Almohalha Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-0127-1032

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto27133

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, obesidade infantil, jogos e brinquedos, educação alimentar.

Resumo

A obesidade tornou-se um dos mais graves problemas de saúde pública e sua alta incidência está presente em todas as faixas etárias. O objetivo desta pesquisa foi investigar os hábitos e promover a reeducação alimentar de crianças de 7 a 11 anos por meio do brincar através de um jogo de tabuleiro. Foi uma pesquisa descritiva exploratória, onde 10 crianças foram convidadas a participar de um jogo de tabuleiro sobre alimentação num ambulatório de obesidade infantil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Além do jogo, utilizaram-se como instrumentos dois roteiros semi-estruturados, um para crianças, visando identificar seus hábitos alimentares, e outro para seus responsáveis legais, para verificar o perfil socioeconômico. A partir da análise dos questionários e da explanação do brincar, investigaram-se os hábitos alimentares e notou-se fatores de risco contribuintes para obesidade e doenças crônicas. Através do brincar foi possível promover o conhecimento das propriedades nutricionais dos alimentos e da necessidade de mudanças alimentares para se obter hábitos mais saudáveis.

 

Abstract: Obesity has become one of the most serious public health problems and its high incidence is present in all age groups. This research investigated dietary habits and promote alimentary reeducation of children aged 7 to 11 years. It was a descriptive exploratory research in which 10 children were invited to participate in a board game about food in an obesity outpatient service for children in the Federal University of Triângulo Mineiro. Besides the board game, it was used two semi-structured questionnaires, one of that was applied to children and cover their eating habits and the other one with their legal guardians regarding their socioeconomics profile. Throughout analyses of data, it was verified the participant’s eating habits and it was noted the diversity of risk condition for obesity and chronic disease associated with it. From the analyses of the board game, it was possible to promote knowledge about the nutritional properties of food and the need for changes in eating habits to achieve a healthier nutrition.

Key words: Occupational Therapy; childhood obesity; games and play; food education.

 

Resumen: La obesidad se ha convertido en uno de los problemas de salud pública más graves y su alta incidencia está presente en todos los grupos de edad. El objetivo de esta investigación fue investigar los hábitos y promover la reeducación alimentaria de niños de 7 a 11 años jugando un juego de mesa. Fue una investigación exploratoria descriptiva, donde 10 niños fueron invitados a participar de un juego de mesa sobre alimentos en el atendimiento ambulatorio de obesidad infantil de la Universidad Federal de Triangulo Mineiro. Además del juego, se utilizaron dos guiones semiestructurados, uno para los niños esperando que identifiquen sus hábitos alimenticios y otro para sus tutores legales, para verificar el perfil socioeconómico. A partir del análisis de los cuestionarios y de la explicación del juego, se investigaron los hábitos alimenticios y se observaron los factores de riesgo que contribuyen para la obesidad y las enfermedades crónicas. A través del juego fue posible promover el conocimiento de las propiedades nutricionales de los alimentos y de la necesidad de cambios en la alimentación para obtener hábitos más saludables.

Palabras clave: Terapia ocupacional; obesidad infantil; juegos y juguetes; Educación alimentaria.

Biografia do Autor

Lucy Talita da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde na Universidade de São Paulo (USP), especialista em Saúde Pública e da Família (2014) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2011). 

Maria Regina Pontes Luz Riccioppo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Minerio, Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Residencia Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestranda pelo programa de Psocilogia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Lucieny Almohalha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialização em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais; Mestrado em Therapeutic Science pela University of Wisconsin-Madison, USA; Doutora pelo Programa de Pós graduação em Saúde Pública da Escola de Enfermagem da USP-RP.

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Publicado

31-01-2020

Edição

Seção

Artigo Original