Sobre o ser doula: possíveis atuações de terapeutas ocupacionais no parto e nascimento / About being a doula: Possible actions of occupational therapists in childbirth and birth

Autores

  • Victória Marques Santos Terapeuta Ocupacional do CAPS Infantojuvenil II Cidade Ademar-São Paulo.
  • Alana de Paiva Nogueira Fornereto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto30788

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Doula, Rede Cegonha, Parto, Gestação

Resumo

Diante do atual cenário das políticas de humanização de assistência ao pré-natal, parto e nascimento e as diretrizes da Rede Cegonha, surge este estudo, fruto de um trabalho de conclusão de curso. O estudo em questão teve como objetivo compreender, a partir da visão de terapeutas ocupacionais que são doulas, suas principais ações e analisar se existem especificidades na sua atuação durante o processo de parto e nascimento. Trata-se de um estudo exploratório, transversal e de caráter qualitativo, que adotou a técnica de coleta de dados bola de neve (“Snowball”). A coleta se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas no estado de São Paulo com terapeutas ocupacionais que possuem capacitação de doulas. A análise de dados foi feita por meio da análise de conteúdo, através da técnica de análise temática. Os resultados apontam que a terapeuta ocupacional com formação de doula possui subsídio teórico e prático para compor e atuar junto à equipe de assistência à mulher e ao bebê e tanto a terapeuta ocupacional quanto a doula se preocupam com aspectos semelhantes no parto e nascimento.

 

Abstract

In view of the current scenario of humanization policies for prenatal care, childbirth and birth and the guidelines of the "Rede Cegonha", this study emerges, the result of a course completion work. The study aimed to understand, from the perspective of occupational therapists who are doulas, their main actions and to analyze whether there are specificities in their performance during the process of childbirth and birth. This is an exploratory, cross-sectional and qualitative study, which adopted the Snowball data collection technique. The collection took place through semi-structured interviews conducted in the state of São Paulo with occupational therapists who have doulas training. Data analysis done through content analysis, using the thematic analysis technique. The results show that the occupational therapist with doula training has theoretical and practical support to compose and work with the team of assistance to women and babies and both the occupational therapist and the doula are concerned with similar aspects in childbirth and birth.

Keywords: Occupational Therapy, Doula, "Rede Cegonha", Childbirth, Pregnancy.

 

Resumen

En vista del escenario actual de las políticas de humanización para la atención prenatal, el parto y nacimiento y las pautas de Rede Cegonha, aparece este estudio, el resultado de un trabajo de finalización de curso. El estudio en cuestión tenía la intención de comprender, desde la perspectiva de los terapeutas ocupacionales que son doulas, sus principales acciones y analizar si hay especificidades en su desempeño durante el proceso de trabajo de parto y nacimiento. Este es un estudio exploratorio, transversal y cualitativo, que adopta la técnica de recolección de datos de bola de nieve ("Snowball"). La colección se realizó a través de entrevistas semiestructuradas realizadas en el estado de São Paulo con terapeutas ocupacionales que tienen capacitación en doulas. El análisis de datos se realizó mediante análisis de contenido, utilizando la técnica de análisis temático. Los resultados muestran que el terapeuta ocupacional con capacitación en doulas tiene apoyo teórico y práctico para componer y trabajar con el equipo de atención de la mujer y el bebé, y tanto el terapeuta ocupacional como la doula están preocupados por aspectos similares del trabajo de parto y nacimiento.

Palabras clave: Terapia Ocupacional, Doula, “Rede Cegonha”, Parto, Embarazo.

 

Biografia do Autor

Alana de Paiva Nogueira Fornereto, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjuntado Depto. de Terapia Ocupacional - área Saúde Mental

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Publicado

06-08-2020

Edição

Seção

Artigo Original