Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto48603

Resumo

Introdução: A Comunicação não-violenta (CNV) é uma abordagem que possui como fundamentos características eficientes na resolução de problemas. No entanto, seu uso ainda é recente no ambiente educacional. Objetivos: avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre a CNV no ensino superior, assim como apresentar os benefícios do seu uso no ambiente acadêmico. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram priorizados estudos nas bases de dados eletrônicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar a partir dos descritores “Comunicação não-violenta”, “Ensino”, “Instituições de Ensino Superior”, “Nonviolent Communication”, “Teaching” e “Higher Education Institutions”. Resultados: Foram identificados na busca inicial 188 artigos. Desses, 07 foram incluídos nessa revisão. Houve predomínio de publicações do Brasil, no ano de 2020 e no idioma inglês. Os achados revelam que a CNV no ambiente educacional contribui para a melhora das relações entre alunos, entre alunos e professores e entre esses e seus pares. Além disso, contribui no acolhimento e identificação das necessidades próprias e dos outros e na promoção da cultura de paz, diminuindo a violência. Conclusão: Tais resultados podem auxiliar os profissionais da educação a identificar os benefícios do uso da CNV e utilizá-las no ambiente educacional, a fim de que novas relações sejam estabelecidas e para que aquelas já existentes sejam ressignificadas, por meio do diálogo compassivo, atento e acolhedor. 

Palavras-chave: Comunicação. Ensino. Instituições de Ensino Superior


Abstract

Introduction: Non-violent Communication (NVC) is an approach that has efficient characteristics in problem solving as its foundations. However, its use is still recent in the educational environment. Objective: to assess the evidence available in the literature on NVC in higher education, as well as to determine the benefits of its use in the academic environment. Method: This is a study with a qualitative approach, developed through an integrative literature review. Studies were searched in the electronic databases Portal de Periódico CAPES, Regional Portal of the Virtual Health Library and Google Scholar using the descriptors "Nonviolent Communication”, “Teaching” and “Higher Education Institutions”.  Results: In the initial search, 188 articles were identified. Of these, 07 were included in this review. There was a predominance of publications from Brazil, in 2020 and in the English language. The findings suggest that NVC in the educational environment contributes to the improvement of relationships between students, between students and teachers, and between these and their peers. In addition to welcoming and identifying their own and other’s needs and promoting a culture of peace, which contributed to the reduction of violence. Conclusion: Such results can help education professionals to identify the benefits of using NVC and use them in the educational environment, so that new relationships are established and existing relationships are re-signified through dialogue compassionate, attentive and welcoming.

Keywords: Communication. Teaching. Higher Education Institution.

 

Resumen

Introdución: La Comunicación No Violenta (CNV) es un enfoque que tiene como fundamento características de eficiencia en la resolución de problemas. Sin embargo, su uso es aún reciente en el ámbito educativo. Objetivo: evaluar la evidencia disponible en la literatura sobre CNV en la educación superior, así como determinar los beneficios de su uso en el ámbito académico. Metodo: Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, desarrollado a través de una revisión integradora de la literatura. Se buscaron estudios en las bases de datos electrónicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y Google Scholar utilizando los descriptores "Comunicación Noviolenta", "Educación” e “Instituciones de educación superior”. Resultados: En la búsqueda inicial se identificaron 188 artículos. De estos, 07 se incluyeron en esta revisión. Predominaron las publicaciones de Brasil, en 2020 y en idioma inglés. Los hallazgos sugieren que la CNV en el entorno educativo contribuye a la mejora de las relaciones entre estudiantes, entre estudiantes y profesores, y entre estos y sus compañeros. Además, contribuye a acoger e identificar las necesidades propias y ajenas y promover una cultura de paz, reduciendo la violencia. Conclusión: Estos resultados pueden ayudar a los profesionales de la educación a identificar los beneficios del uso de la CNV y utilizarlos en el entorno educativo, para que se establezcan nuevas relaciones y se resignifiquen las que ya existen, a través de un diálogo compasivo, atento y acogedor.

Palabras clave: Comunicación. Enseñanza. Instituciones de Enseñanza Superior

Referências

Almeida, C. D. de, Oliveira, S. B., & Brum, L. S. (2019). Da comunicação não-violenta à cultura de paz: círculos, narrativas e contribuições. Revista Observatório, 5(4), 463-480. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p463

Almeida, R. B. de. (2019). A Importância do Estudo das Linguagens para a Comunicação Não Violenta. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1304

American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo - 3ª ed. traduzida. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(esp), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49

Anversa, A.C. et al (2018). Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26 (03), 626-631. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185

Bardagi, M., & Hutz, C. S. (2014). Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Psicologia Revista, 14(2), 279–301. https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107

Castro, D. B. de, & Martins, P. F. de M. (2016). Correlações entre a justiça restaurativa e a comunicação não violenta com a educação. Revista Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT, 7(9), 107-142. https://doi.org/10.34060/reesmat.v7i9.42

Cezar da Cruz, D. (2018). Os modelos de terapia ocupacional e as possibilidades para prática e pesquisa no Brasil. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 2(3), 504-517. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto18436

Duque, A., Hiratuka-Soares, E., Silva, L., Andrade, F., & Souza, M. (2021). Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional , 5(3), 457-470. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41765

Ferrari, M. A. C. (1991). Kielhofner e o modelo de ocupação humana. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de Sao Paulo, 2 (4), 216-9. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-112577

Furtado, F.V. (2012). Círculo de construção da paz como alternativa de prevenção ao bullyng. Monografia de especialização em Psicologia, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. 1 – 33. http://hdl.handle.net/10183/53119

Gonçalves, J. A. (2021). Ensinando ‘felicidade’: aprendizagem socioemocional no ensino superior. Anais do EtIC 2019 – Encontro de iniciação científica do centro universitário Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, 15 (15), 1-4. http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/7927

Grossi, M. G. R et al. (2020). Neurociência, comunicação não violenta e educação a distância: possíveis aproximações. Cadernos da Fucamp, 19 (38), 21-39. http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2060

Kielhofner, G. (2002). Model of Human Occupation: theory and application. Baltimore: Willliams & Wilkins. https://books.google.com.br/books/about/A_Model_of_Human_Occupation.html?id=iNKSuVWytKYC&redir_esc=y

Lauricella, S. (2019). The practice of nonviolence: Teaching an undergraduate course in nonviolent communication. Journal of Communication Pedagogy, 2, 103-110. https://doi.org/10.31446/JCP.2019.19

Mărgărițoiu, A.; Eftimie, S. (2019). Promoting nonviolent communication in higher education. Education and Psychology Challenges - Teachers for the Knowledge Society (EPC-TKS 2019), 176–182, 2019. http://conference2019.masterprof.ro/phocadownload/EPC_TKS_2019_Volume.pdf

Mendes, K.D.S; Silveira, R.C.C.P; Galvão, C.M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, 17 (4), 758-764. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Nosek, M., Gifford, E., Kober, B. (2014). Nonviolent Communication training increases empathy in baccalaureate nursing students: A mixed method study. Journal of Nursing Education & Practice, 4 (10), 1-15. https://doi.org/10.5430/jnep.v4n10p1

Oliveira, O. L. (2019). Comunicação Não-Violenta como ferramenta pedagógica: por uma prática docente propositiva e colaborativa. Revista Perspectiva Sociológica, 24, 97-114. http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i24.2265

Pelizzoli, M.L.; Sandro, S. (2012). Diálogo, mediação e cultura de paz. Recife: Ed. Da UFPE, 2012. https://editora.ufpe.br/books/catalog/book/389

Rosenberg, M. B. (2006). Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução de Mário Vilela. 3. ed. São Paulo: Editora Ágora. https://books.google.com.br/books/about/COMUNICACAO_NAO_VIOLENTA.html?id=2HGf_-uVBEQC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Souza, R. M. P. & Costa, P. P. (2019). Nova formação em saúde pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Fiocruz, ENSP, RedEscola (p. 260). Disponível em: https://redescola.ensp.fiocruz.brlivro-nova-formacao-em-saude-publica-aprendizado-coletivo-e-licoes-compartilhadas-na-redescola/

Teixeira, M. A. P. et al. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, 12 (1), 185-202. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013

Teixeira, M., & Dahl, C. (2020). Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em Terapia Ocupacional em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3), 509-518. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34425

Ursi, E. S. e Gavão, C. M. (2006). Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 14 (1), 124-131. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017

Vieira, L. V. (2020). Por uma comunicação autêntica na educação a distância: aproximações entre a comunicação não violenta e a EAD. Anais do CIET: EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/984

Wacker, R., & Dziobek, I. (2018). Preventing empathic distress and social stressors at work through nonviolent communication training: A field study with health professionals. Journal of occupational health psychology, 23(1), 141–150. https://doi.org/10.1037/ocp0000058

Downloads

Publicado

07-03-2023

Edição

Seção

Artigo de Revisão