Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada vinculada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual. A revista, assim, terá um escopo de interesse amplo, atraindo pesquisas de diversas áreas que têm produzido conhecimento relevante sobre a relação entre linguagem e sociedade. A proposta político-epistemológica da Revista Indisciplina forja-se na intersecção das viradas linguística, performativa, somática, espacial e afetiva que chamaram a atenção das ciências humanas e sociais para as múltiplas relações entre linguagem, corpo, espaço e história para se entender a cultura e a sociedade onde está inserida. Serão aceitos trabalhos que dialoguem com as três linhas de pesquisa do PIPGLA: Discurso e Letramentos, Discurso e Práticas Sociais e Discurso e Transculturalidade.  

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos, de acordo com as normas desta revista, serão submetidos anonimamente à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc.

 

Periodicidade

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada é uma publicação semestral que recebe trabalhos em fluxo contínuo, aberta a colaboradores de todas as partes do país e do exterior. As línguas aceitas para publicação são: inglês, português e espanhol. Todos os trabalhos devem ter resumos em inglês e na  língua principal do artigo (português ou espanhol). Aceita somente contribuições inéditas, que não foram submetidas ao mesmo tempo para outra publicação. As resenhas poderão ser encomendadas, a partir de sugestões dos conselhos consultivo e editorial ou pela demanda de envio dos colaboradores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...