Identidades desafiadas em um material didático de IFA: ideologias linguísticas e processos de indexicalização na comunidade imaginada acadêmica anglófona

Autores

  • Gabriel Lucas Martins Mestrando pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PIPGLA/UFRJ https://orcid.org/0000-0001-7783-6402

Palavras-chave:

ideologias linguísticas, identidade, Inglês para Fins Acadêmicos, material didático.

Resumo

Tradicionalmente, livros didáticos de inglês costumam ser imbuídos de ideologias linguísticas hegemônicas que homogenizam a vivência social aos tons do Norte sociopolítico e promovem a construção de identidades neoliberais individualistas (CARVALHO, 2019). Essa e outras peculiaridades tornam a adoção e o desenho de materiais didáticos para a educação linguística particularmente complexas, sobretudo no campo do Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), devido à designação do inglês como lingua franca da ciência (LAGARES, 2018). Este estudo investiga ideologemas hegemônicos sustentados/disputados por um material didático de IFA, no âmbito do Programa/Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF), delineando como os processos semióticos (IRVINE; GAL, 2000) de seus textos indexicalizam/ hierarquizam/ desafiam identidades acadêmicas.

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Publicado

2022-12-28

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Artigos