Chamada de artigos: Dossiê Temático

1-    Encontra-se aberta a chamada de artigos originais e inéditos para o dossiê temático “Pesquisadoras do Direito: investigações e produções acadêmicas”, do periódico “Teoria Jurídica Contemporânea”. A intenção deste número é apresentar a produção das pesquisas realizadas exclusivamente por mulheres na área do direito. (Usamos o termo “mulheres” para designar aquelas que assim se identificam socialmente).

 

2-    TEORIA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua missão é incentivar o intercâmbio de pesquisas contemporâneas e interdisciplinares na área de Teoria Jurídica entre acadêmicas e acadêmicos do Brasil e do exterior. Informações sobre o periódico estão disponíveis no site da publicação https://revistas.ufrj.br/index.php/rjur

 

3-    Atualmente no Brasil, na área do Direito, são contabilizadas 78 bolsas ativas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), sendo 49 atribuídas para homens e 29 atribuídas para mulheres (o que corresponde a um percentual aproximado de 37% das bolsas de produtividade para mulheres).

 

4-    Este número também é movido pela constatação geral de que na América Latina os trabalhos acadêmicos e as publicações mais referenciadas no Direito são produções de homens e que grande parte dos eventos acadêmicos priorizam convidados do sexo masculino, o que contribui para a invisibilidade das pesquisas realizadas por mulheres.

 

5-    O presente dossiê temático tem, portanto, o objetivo de servir como ação afirmativa para tornar mais conhecida a relevante e qualificada produção acadêmica das mulheres na área do Direito, e pretende-se como um canal para publicações em várias frentes de investigações teóricas, buscando dar visibilidade à produção acadêmica das mulheres.

 

6-    Por fim, é fundamental destacar que não se trata de um número dedicado ao estudo dos direitos das mulheres, gênero e feminismos em geral; mas trabalhos neste sentido serão também muito bem-vindos. 

 

7-    Os artigos deverão ser submetidos no sistema eletrônico até o dia 30/06/2019. Em caso de aprovação, serão publicados em 2019.

 

Editoras:

Liliana Estupiñam Achury (Universidad Libre – Colômbia)

Claudia Flávia Storini (Universidad Andina Simón Bolivar – Equador)

Lilian Balmant Emerique (Universidade Federal do Rio de Janeiro)