Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista LinguíStica é a publicação oficial do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. É uma publicação bianual, publicada em papel e eletronicamente que abre espaço para a publicação de artigos, resenhas e entrevistas originais em português e inglês, com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

A revista é organizada tematicamente, enfocando questões específicas relacionadas a uma das seis linhas de pesquisa em vigor: “Gramática na Teoria Gerativa”, “Estudos de Línguas Indígenas Brasileiras”, “Modelos Funcionais Baseados no Uso”, “Linguagem, Mente e Cérebro”, “Tecnologia e Inovação em Linguística” e “Variação e Mudança Linguística”. A cada dois anos, publica-se uma edição com tema livre.

Os artigos submetidos para publicação na Revista Linguística são objeto de avaliação anônima por dois pareceristas ad hoc com reconhecida excelência acadêmica no campo do artigo. A avaliação se dá pelo sistema duplo cego: os pareceristas não conhecem a identidade do autor, e o autor não conhece a identidade dos pareceristas. Os pareceristas  indicam se o artigo deve ser aceito sem alterações, com alterações ou rejeitado. Se há concordância entre os pareceres, o editor acata a indicação. Se não há concordância, um terceiro parecerista ad-hoc ou um membro da comissão editorial indica uma posição final. A Revista Linguística foi normatizada segundo as seguintes normas ABNT: NBR 6021; 6022; 6023

Diretrizes sobre Integridade Acadêmica UFRJ Prof. Titular Carlota Rosa Consultora da Linguística na Sub Câmera para Integridade em Pesquisa na UFRJ e-mail: carlota@ufrj.br

 

Políticas de Seção

Artigos

Artigos originais que divulguem resultados de investigações linguísticas inéditas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros, centrados nas linhas descritas em Foco e Escopo.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Squib

Restrita aos editores para autores convidados, o squib é um texto menor, talvez não completo pelas partes essenciais de um texto acadêmico, mas que pode, ainda assim, em suas poucas páginas, incitar o pensamento e apresentar algum aspecto interessante do tema da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Restrita aos editores, destina-se a entrevistas organizadas pelo editor convidado do número temático.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenhas originais de livros publicados nos últimos três anos, que sejam de interesse para a área de Linguística.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 Os textos recebidos são encaminhados, em caráter duplo-cego, a dois pareceristas do Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou tema dos estudos, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...