A emergência do padrão causativo [Xagente V.COM Yafetado] e seus efeitos para a expansão da rede de construções transitivas do português brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19326

Palavras-chave:

Construcionalidade. Mudança de transitividade. Linguística Funcional Centrada no Uso.

Resumo

Este trabalho busca descrever a expansão da construção transitiva causativa, uma estrutura complexa, parcialmente esquemática e emergente no português brasileiro, que possibilita o aumento de valência em verbos originalmente inacusativos, conforme atestaram Lopes (2015, 2017) e Lopes e Menezes (2018), a partir de dados diacrônicos dos verbos acabar, desaparecer e sumir. Nesta fase da pesquisa, busca-se investigar a expansão dessa construção a partir de dados sincrônicos de dois outros verbos inacusativos: cessar e explodir. Nessa análise, propomos o conceito de construcionalidade, que visa ao estudo sincrônico da mudança em perspectiva funcional.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19326

Biografia do Autor

Monclar Guimarães Lopes, UFF

Doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em língua portuguesa e literatura brasileira e graduado em letras pela Ferlagos. É vice-líder do grupo Discurso & Gramática (D&G) e pesquisador do grupo Conectivos e Conexões de Orações (CCO), ambos sediados pela UFF. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor 40h da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Referenciação e Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-12-23