Aquisição da linguagem e variação linguística em diálogo: investigando a produção e a compreensão da flexão verbal de terceira pessoa do plural no PB

Autores

  • Daniele Molina Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Mercedes Marcilese Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Cristina Name Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21334

Palavras-chave:

Flexão verbal variável, Produção linguística, Compreensão.

Resumo

Neste artigo, investigamos a produção e a compreensão da flexão verbal de terceira pessoa do plural por crianças adquirindo o português brasileiro (PB), levando em consideração que a informação morfofonológica de número apresenta-se variável na língua. Dados longitudinais de produção espontânea apontam para a alternância entre marcação redundante e não redundante no verbo e para a influência de fatores extralinguísticos, como classe socioeconômica e procedência geográfica. Dados experimentais obtidos em tarefa de compreensão sugerem o mapeamento da informação gramatical de plural ao conceito de pluralidade e o desenvolvimento no desempenho das crianças em função das faixas etárias testadas.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21334

Biografia do Autor

Daniele Molina, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Linguística (2014) e graduada em Letras - licenciaturas em Língua Portuguesa (2011), Língua Espanhola (2011), Língua Inglesa (2012) e respectivas Literaturas - pela mesma instituição. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição lexical, processamento morfológico e aquisição da linguagem em diálogo com aspectos da variação linguística. Membro do NEALP (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística) da UFJF. Atualmente, ocupa o cargo de Técnico Administrativo em Educação do quadro de servidores efetivos da UFJF. Trabalha na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários.

Mercedes Marcilese, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Adjunta do Departamento de Letras (DLET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011), na área de concentração em Estudos da Linguagem. Possui Mestrado em Letras (2007) também pela PUC-Rio, graduação em Licenciatura em Letras (2005) e Bacharelado em Letras (2004) pela Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe - Argentina. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da PUC-Rio (LAPAL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Atualmente, atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF, investigando: (i) tópicos linguísticos na interface entre língua e outros domínios cognitivos; (ii) a dimensão cognitiva da variação linguística e (iii) o processamento de linguagem não literal.

Cristina Name, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, aquisição lexical, categorias lexicais e funcionais, processamento prosódico. Coordena o NEALP - Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratoire de Recherche sur le Langage, na Université du Québec à Montréal (UQAM, Montreal, Canadá), com Rushen Shi (Ago/2009-Jul/2010).

Downloads

Publicado

2018-12-30