O desenvolvimento silábico do português por crianças gêmeas: o sistema fonológico como um sistema complexo

Autores

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Professora doutora docente no DELL (Departamento de Estudos Linguísticos e Literários ) da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
  • Vanessa Cordeiro de Souza Mattos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Jéssica Caroline Sousa Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21415

Palavras-chave:

Sistemas Adaptativos Complexos, gêmeos, desenvolvimento silábico.

Resumo

Neste estudo, investigamos o desenvolvimento da estrutura silábica de duas crianças gêmeas dizigóticas na idade de 1 a 2 anos de idade. Após análise dos dados, notamos variabilidade entre as produções silábicas das duas crianças. Todavia, como a nossa análise mostra, as diferenças encontradas no percurso de desenvolvimento silábico foram aparentes. Dessa maneira, ao contrário da literatura sobre desenvolvimento fonológico de gêmeos (DODD e McEVOY, 1994; MAGFORD-BEVAN, 2000; SMITH, 2011) nossos resultados não sustentam a afirmação de que a fala de gêmeos apresentaria “atraso fonológico”. De acordo com a perspectiva da Complexidade, interpretamos a variabilidade encontrada nos dados das duas crianças como esperada e característica do desenvolvimento linguístico, o que tem sido reportado por estudos de desenvolvimento de gêmeos (CHAN; LOWIE; De BOT, 2014) e não-gêmeos (SZREDER, 2012; BAIA, 2013).

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21415

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Almeida Baia, Professora doutora docente no DELL (Departamento de Estudos Linguísticos e Literários ) da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, Musicoterapeuta em formação, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças). 

Vanessa Cordeiro de Souza Mattos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da UESB

Jéssica Caroline Sousa Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da UESB. Bolsista FAPESB

Downloads

Publicado

2018-12-30