Aquisição do plural irregular no Português Brasileiro: uma abordagem baseada em exemplares

Autores

  • Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG)
  • Thais Cristófaro Silva Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG)
  • Christina Abreu Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21500

Palavras-chave:

aquisição do plural, Teoria de Exemplares, frequência.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudo sobre a aquisição do plural irregular no português brasileiro, especificamente, substantivos terminados em ão e substantivos terminados em ditongo oral decrescente, como em chapéu e lençol. Os dados foram coletados transversalmente, em grupos de participantes de 3 a 12 anos, em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte, e analisados sob a perspectiva teórica da Teoria de Exemplares. Os resultados indicaram a relevância de fatores estruturais atrelados aos fatores de uso e relativos à frequência de padrões específicos. Apontaram também a importância da idade, associada ao tipo de escola, no uso do plural.

Biografia do Autor

Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais, Professora da Faculdade de Letras.

Thais Cristófaro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais, Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/Faculdade de Letras, Pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG.

Christina Abreu Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora do Departamento de Linguística e Filologia, Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2020-11-07