Furando as ondas: a contribuição de falantes à margem da estrutura social para a discussão sobre o significado social da variação

Autores

  • Marcelo Alexandre Silva Lopes de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21677

Palavras-chave:

significado social da variação, variação estilística, identidade sociolinguística.

Resumo

Este trabalho aborda a questão do estudo da avaliação social da variação a partir de resultados de estudos (produção e percepção) de uma variável sociolinguística junto a adolescentes socialmente marginalizados. A abordagem adotada difere da posição teórica assumida pelo modelo de ondas (ECKERT, 2012), em que se estabelece uma visão cindida de abordagens teóricas e metodologias usadas ao longo do tempo nos estudos sociolinguísticos. Assume-se que compreender o comportamento de indivíduos que estão à margem da estrutura social exige que se observe também o lugar que esses indivíduos ocupam na hierarquia social e a quais possibilidades formativas eles tiveram acesso.

Biografia do Autor

Marcelo Alexandre Silva Lopes de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professor Adjunto de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, modelos baseados em exemplares.

Downloads

Publicado

2020-11-07