Uma visão construcional da ordem verbo-sujeito como estratégia de focalização no português do Brasil

Autores

  • Roberto de Freitas Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Priscilla Mouta Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a22563

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Gramática de Construções, rede construcional, ordem VS, focalização.

Resumo

No presente trabalho, apresentamos os primeiros resultados de uma pesquisa em curso que visa a mapear a configuração sincrônica de parte da rede construcional de focalização no Português do Brasil (PB). Dessa forma, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), buscamos descrever as características formais e funcionais de construções ativas e passivas licenciadas pelo esquema [(X)VSN]FOC e representadas, respectivamente, pelos pareamentos [(X)VSN]ATV  e  [(X)VAUXVPPSN]]PAS. Embora em relação aos elementos constituintes ambas as construções se assemelhem, no que tange à focalização, as construções ativas se diferiram das passivas em relação à porção oracional sobre a qual recaiu o caráter [+Focal].

Biografia do Autor

Roberto de Freitas Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Letras-LIBRAS.

Priscilla Mouta Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Linguística e Filologia.

Downloads

Publicado

2020-11-07