Mudanças graduais e abruptas: reflexões sobre sinais soletrados e compostos da Libras em uma abordagem construcional baseada no uso

Autores

  • Roberto de Freitas Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)
  • Lia Antunes Soares Abrantes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • João Paulo da Silva Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ruan Sousa Diniz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a36378

Palavras-chave:

Sinais soletrados, Sinais compostos, Construcionalização, Libras.

Resumo

A construcionalização de sinais soletrados e compostos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é discutida no presente artigo. Para tanto, sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), adotamos o arcabouço da Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2006; HILPERT, 2014; PEREK, 2015; BYBEE, 2008, 2010), vertente que considera a construção a menor unidade do conhecimento linguístico, a fim de contemplarmos o modo como novos signos são formados nessa língua, via construcionalização (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013). Discutimos, então, a formação, a fixação e a mudança, ou seja, o modo de incorporação ao sistema, de sinais soletrados e compostos, via construcionalização produto e construcionalização processo, tal como proposto em Cezario e Alonso (2019). Assim, abordamos casos de construcionalização lexical na Libras, por formação abrupta ou gradual, além de aspectos relacionados ao fenômeno, como o papel do empréstimo, das mudanças construcionais, da frequência e dos papéis dimensionais da produtividade, esquematicidade e composicionalidade desses itens. Defendemos, assim, a construcionalização como processo de mudança e de formação de itens e mostramos que ela explica a emergência de novas construções lexicais, advindas da datilologia e do processo morfológico da composição, ao se tornarem novas representações armazenadas no constructicon.

Biografia do Autor

Roberto de Freitas Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso (GCBU). Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-6237-1040

Lia Antunes Soares Abrantes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Linguística e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora Adjunta do Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: efeitos de processos cognitivos e metodológicos sobre nativos e não nativos durante processos de aquisição/aprendizagem de línguas, descrição do português do Brasil como L2 para estrangeiros e surdos, leitura e produção de textos e avaliação de proficiência oral e escrita.

 

João Paulo da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Aluno especial do Mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPLIN-UERJ/ 2020-1), possui aperfeiçoamento acadêmico em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2019) e encontra-se no último período do curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ), ao Grupo de Estudos Discurso & Gramática (D&G-UFRJ) e ao projeto Variação Fonético-Fonológica e Aquisição de Linguagem: Reflexos na Escrita, dedicando-se a investigações em Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Aquisição de Segunda Língua em perspectiva cognitivo-funcional e em descrição do Português do Brasil utilizado por nativos e não nativos e da Libras à luz do modelo construcional da Gramática. Na FL-UFRJ, é monitor chefe/colaborador de Redação e Oficina de Língua Portuguesa (CLAC/ 2020) e de Fundamentos da Linguística (Departamento de Linguística e Filologia/ 2020), assim como já foi monitor de Morfossintaxe da Língua Portuguesa (Departamento de Letras Vernáculas/ 2019), de Compreensão e Produção Oral em Língua Portuguesa para Estrangeiros (PEC-G/ 2019) e de Aspectos da Produção de Textos em Português como L2 (Departamento de Letras-Libras/ 2018). Além disso, integra o quadro de docentes estagiários do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, atuando em turmas de ensino fundamental II e ensino médio com Língua Portuguesa como L2 e Literatura Brasileira (2019 - atual). Suas principais áreas de interesse e atuação são: Linguística Funcional Centrada no Uso; Aquisição de Linguagem; Sintaxe Construcional; Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa como Língua Adicional; Aquisição e ensino de PBL2 por/para surdos; Produção de Materiais Didáticos para o ensino de PBL2; Abordagens experimentais em Gramática de Construções Baseada no Uso; e Estudos Interdisciplinares em Linguística Aplicada. Ultimamente, tem publicado artigos nas áreas de Linguística, Literatura e Educação em periódicos científicos. Dentre as recentes produções, destaca-se a organização e autoria da obra "Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas" (ISBN: 978-85-93470-04-2), juntamente com Lia Abrantes Antunes Soares (UFRJ) e Roberto de Freitas Jr (UFRJ).

 

Ruan Sousa Diniz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Mestrando em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atualmente é professor substituto na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando as disciplinas Metodologia Científica, Elaboração do Trabalho Monográfico, Fundamentos da Educação Bilíngue para Surdos, Libras II - Fundamentos da Fonética e da Fonologia e Libras VIII - Libras Acadêmica e Laboratório de Tradução e Interpretação III e IV dos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras-Libras e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Aspectos Morfossintáticos da Libras do curso de pós-graduação lato sensu em Libras: ensino, tradução e interpretação. Professor convidado do curso de pós-graduação lato sensu Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, para a disciplina Formação de Tradutores numa Visão Intercultural. Experiência em tradução e interpretação da Libras para o Português no contexto midiático na TV INES. Servidor público, no cargo de tradutor e intérprete de Libras na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística e Tradução, com ênfase em tradução e interpretação de Português para Libras e vice-versa. Experiência em interpretação simultânea de peças teatrais, congressos nacionais e internacionais, palestras de diversos ramos e interpretação de eventos, além de tutoria em cursos de graduação da UNIASSELVI e docência no ensino superior, disciplina de Libras, do Instituto INFNET. Atuou também como professor formador (bolsista) no curso online de Pedagogia do INES.

Downloads

Publicado

2020-12-30