Sistema de competidores no contexto de aquisição de PBL2 por surdos: revisitando Soares (2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a36387

Palavras-chave:

Resenha.

Resumo

Resenha de

SOARES, Lia Abrantes Antunes. A emergência de um sistema de competidores: um estudo cognitivo-funcional dos processos mentais subjacentes ao desenvolvimento do PBL2 em surdos universitários. Tese de Doutorado em Língua Portuguesa. Instituto de Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

Biografia do Autor

Roberto de Freitas Junior, (UFRJ)

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso (GCBU). Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-6237-1040

João Paulo da Silva Nascimento, (UFRJ)

Aluno especial do Mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPLIN-UERJ/ 2020-1), possui aperfeiçoamento acadêmico em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2019) e encontra-se no último período do curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ), ao Grupo de Estudos Discurso & Gramática (D&G-UFRJ) e ao projeto Variação Fonético-Fonológica e Aquisição de Linguagem: Reflexos na Escrita, dedicando-se a investigações em Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Aquisição de Segunda Língua em perspectiva cognitivo-funcional e em descrição do Português do Brasil utilizado por nativos e não nativos e da Libras à luz do modelo construcional da Gramática. Na FL-UFRJ, é monitor chefe/colaborador de Redação e Oficina de Língua Portuguesa (CLAC/ 2020) e de Fundamentos da Linguística (Departamento de Linguística e Filologia/ 2020), assim como já foi monitor de Morfossintaxe da Língua Portuguesa (Departamento de Letras Vernáculas/ 2019), de Compreensão e Produção Oral em Língua Portuguesa para Estrangeiros (PEC-G/ 2019) e de Aspectos da Produção de Textos em Português como L2 (Departamento de Letras-Libras/ 2018). Além disso, integra o quadro de docentes estagiários do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, atuando em turmas de ensino fundamental II e ensino médio com Língua Portuguesa como L2 e Literatura Brasileira (2019 - atual). Suas principais áreas de interesse e atuação são: Linguística Funcional Centrada no Uso; Aquisição de Linguagem; Sintaxe Construcional; Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa como Língua Adicional; Aquisição e ensino de PBL2 por/para surdos; Produção de Materiais Didáticos para o ensino de PBL2; Abordagens experimentais em Gramática de Construções Baseada no Uso; e Estudos Interdisciplinares em Linguística Aplicada. Ultimamente, tem publicado artigos nas áreas de Linguística, Literatura e Educação em periódicos científicos. Dentre as recentes produções, destaca-se a organização e autoria da obra "Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas" (ISBN: 978-85-93470-04-2), juntamente com Lia Abrantes Antunes Soares (UFRJ) e Roberto de Freitas Jr (UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-12-30