O duplo mapeamento do sinal “vencer” em contextos metafóricos em Libras

Autores

  • Leila Rachel Barbosa Alexandre Universidade Federal do Piauí (UFPI) https://orcid.org/0000-0002-0151-1422
  • Mário Augusto Silva Sousa Júnior Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Geisymeire Pereira do Nascimento Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a37507

Palavras-chave:

Semântica Cognitiva, Metáfora, Libras.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as construções simbólicas do sinal “VENCER” em Libras utilizadas em contextos metafóricos por surdos que residem em Teresina-PI. Para tanto, realizamos coleta dos dados a partir de entrevista coletiva, na qual expusemos o sinal “VENCER” a 8 (oito) informantes surdos, fluentes em Libras, e pedimos que nos relatassem e explicassem em quais contextos (ou situações cotidianas de comunicação) utilizavam-no. Os dados foram analisados sob a perspectiva da Semântica Cognitiva, mais especificamente, utilizando a abordagem de Metáforas Conceituais de Lakoff e Johnson (2002 [1980]) e da abordagem de Taub (2001), Sherman Wilcox (2004) e Phyllis Wilcox (2005) sobre o duplo mapeamento nas metáforas em línguas de sinais. Foram identificados oito diferentes contextos metafóricos relacionados à utilização do sinal “VENCER’: Jogos/Campeonatos, Eleição, Discussão/Debate, Convencimento/Conquista, Superação, Superioridade Absoluta, Ejaculação e Utilização de objetos inapropriados. A eles foi relacionada a metáfora COMPETIÇÃO É CORRIDA, com base no duplo mapeamento (icônico e metafórico) observado em cada contexto, evidenciando que, ao mesmo tempo em que são múltiplas as possibilidades de utilização metafórica de “VENCER”, há sistematicidades perceptíveis.

Biografia do Autor

Leila Rachel Barbosa Alexandre, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora de Linguística no curso de Letras - Libras da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2020-12-30