A Faculdade da Linguagem: um objeto biológico, uma janela para a mente e uma ponte entre disciplinas

Autores

  • Ángel J. Gallego Universitat Autònoma de Barcelona
  • Noam Chomsky University of Arizona / Massachusetts Institute of Technology (MIT)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a39404

Palavras-chave:

questões atuais no campo da Gramática Gerativa, abordagem biológica da linguagem, Faculdade de Linguagem, linguagem e suas interações com outros sistemas, a linguística no ensino médio

Resumo

Este trabalho fornece um resumo geral de algumas das questões atuais no campo da Gramática Gerativa, o estudo da Faculdade da Linguagem humana. Revisamos algumas das ideias-chave que essa abordagem da linguagem propõe e desenvolve, concentrando-se nas propriedades básicas da linguagem e suas interações com outros sistemas. Também apontamos algumas das possibilidades que uma abordagem biológica da linguagem oferece para construir pontes entre a Linguística e outras disciplinas científicas. Ao longo do artigo, procuramos levar em consideração às vantagens que a incorporação de algumas dessas ideias teria para o Ensino Secundário - não apenas pelo valor potencialmente intrínseco do conhecimento linguístico, mas também pelo impacto dessa abordagem em habilidades mais gerais, como observar, descrever e comparar dados, formular generalizações ou oferecer argumentos empíricos.


Tradução: Aniela Improta França e Marcus Maia

Biografia do Autor

Ángel J. Gallego, Universitat Autònoma de Barcelona

Universitat Autònoma de Barcelona
Departament de Filologia Espanyola
Centre de Lingüística Teòrica.
Professor of Linguistics

Noam Chomsky, University of Arizona / Massachusetts Institute of Technology (MIT)

University of Arizona
Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Professor of Linguistics

Downloads

Publicado

2020-11-07