Posicionamento e constituição de sentidos na escrita infantil à luz da teoria da avaliatividade

Autores

  • Rose Maria Leite Oliveira Universidade Federal de Campina Grande / UFGC
  • Daiane Aparecida Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande / UFGC
  • Sâmea Damásio da Mota Silva Universidade Federal de Campina Grande / UFGC

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n2a4501

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública cujo interesse foi investigar o estatuto dos saberes linguísticos envolvidos no processo de posicionamento e constituição de sentidos na escrita infantil. Considerando-se que escrever envolve processos de engajamento interpessoal, fundamentamo-nos em Martin & White (2005), Koch (2008), Halliday (1994), Cabral (2007), Vian Jr (2009), à luz da Teoria da Avaliatividade, e buscamos evidências para o fato de que, quando escrevem, os aprendizes posicionam-se, fazem julgamentos e são capazes de avaliar a partir da atribuição de valores a coisas, pessoas ou relações.

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Publicado

2015-12-17