Uma análise quantitativa de rasuras ligadas à segmentação em enunciados produzidos no ensino fundamental

Autores

  • Tatiane Henrique Sousa Machado Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Cristiane Carneiro Capristano Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n1a4631

Resumo

Neste artigo, investigam-se rasuras ligadas à segmentação de palavras encontradas em enunciados escritos produzidos por crianças ao longo de quatro anos do Ensino Fundamental I. Essas rasuras são interpretadas como pistas de conflitos vividos pelas crianças na aquisição da escrita para identificar as fronteiras da palavra (orto)gráfica. O objetivo foi examinar se existiriam diferenças na quantidade de rasuras -- e, portanto, de conflitos -- ao longo dos anos pesquisados, considerando as variáveis: ano, quantidade de enunciados e quantidade de palavra. Foram analisadas 364 rasuras identificadas em corpus constituído por 1699 enunciados escritos.

DOI: 10.17074/2238-975X.2015v11n1p216

Biografia do Autor

Tatiane Henrique Sousa Machado, Universidade Paranaense - UNIPAR

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Professora da Universidade Paranaense - UNIPAR - Campus Sede.

Cristiane Carneiro Capristano, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Graduação e Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - UEM

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Publicado

2015-08-12