Edições anteriores

  • capa v.19, n. 2

    Temas Livres
    v. 19 n. 2 (2023)

    Organização: Roberto de Freitas Junior (UFRJ) e Marcos Luiz Wiedemer (UERJ)

    O dossiê 19/2 da Revista LinguíStica reúne 14 artigos e uma entrevista, escritos por pesquisadores de diversas correntes teóricas e de instituições acadêmicas diversas. Os autores exploraram multiplicidade de temas, apresentando novas perspectivas e reflexões para diversas questões da Linguística. Tal variedade reflete o alcance do campo e sua interlocução com diferentes áreas de saberes.

  • capa v.19, n. 1

    Filologia e Linguística Histórica
    v. 19 n. 1 (2023)

    Organização: Deise Cristina de Moraes Pinto (UFRJ) e Sandro Marcío Drumond Alves Marengo (UFS)

    Neste número, a revista LinguíStica traz à sua agenda estudos filológicos stricto sensu bem como estudos linguísticos, revelados em 21 artigos e uma resenha que contemplam pesquisas em Filologia, Crítica Textual, descrição/análise sócio-histórica e/ou linguística.

  • capa v.18, n. 3

    Processamento de Segundas Línguas e Teoria Linguística em Línguas Românicas
    v. 18 n. 3 (2022)

    Organização:  Juliana Novo Gomes (UMinho), Cristina Flores (UMinho) e Maria Pilar Pereira Barbosa (UMinho)

    O presente número, intitulado Processamento de segundas línguas e Teoria Linguística, reúne contribuições que discutem diferentes aspectos, métodos e abordagens em torno do processamento de línguas não maternas.

  • capa v18n2

    Gramática de construção diacrônica baseada no uso
    v. 18 n. 2 (2022)

    Organização: Diego Leite de Oliveira (UFRJ) e Karen Sampaio Braga Alonso(UFRJ)


  • capa Revista Linguística v.18 n.1

    Estudos em teoria da gramática
    v. 18 n. 1 (2022)

    Organização: Alessandro Boechat de Medeiros (UFRJ), Cilene Rodrigues (PUC-RJ) e Maria Cristina Figueiredo Silva (UFPR)

     

  • capa Revista Linguística v17 n3

    Estudos gramaticais sincrônicos e diacrônicos
    v. 17 n. 3 (2021)

    Organização: Isabella Lopes Pederneira (UFRJ) e Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ)
  • capa Revista Linguística v17.2

    Linguística e Educação
    v. 17 n. 2 (2021)

    Organização: Ana Paula Quadros Gomes. Gean Nunes Damulakis e Maria Cecilia Mollica
  • Linguística, Línguas indígenas e temas de análise sob uma ótica formal
    v. 17 n. 1 (2021)

    Organização: Marília Facó Soares (UFRJ) e Claudia Uller (Kingston University, U.K)
  • Pesquisas sobre línguas de sinais: uma contribuição à luz dos 25 anos de “Por uma gramática de línguas de sinais”
    v. 16 n. 3 (2020)

    Organizadores: Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, Andrew Nevins e Anderson Almeida da Silva

    Este número homenageia os 25 anos da publicação de "Por uma gramática de línguas de sinais" de Lucinda Ferreira com pesquisas diversas sobre línguas de sinais.

  • Edição Especial Comemorativa - Celebrando mais de 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e do percurso da Professora Emérita Miriam Lemle
    v. 16 (2020)

    Organizadora: Aleria Lage

    Esse número especial suplementar celebra o aniversário de mais de meio século do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, fundado em 1968, o primeiro do Brasil, e da trajetória da Professora Emérita Miriam Lemle (in memoriam).

  • Linguística Centrada no Uso e interfaces
    v. 16 n. 2 (2020)

    Organizadores: Roberto de Freitas Jr. e Maria Maura Cezario

    O presente dossiê, Linguística Centrada no Uso e suas interfaces, apresenta pesquisas e reflexões de orientação cognitivo-funcional que representam o alicerce teórico da Linguística (Funcional) Centrada no Uso (LFCU).

  • Os estudos empíricos na pesquisa linguística
    v. 16 n. 1 (2020)

    Organizadoras: Marije Soto e Ana Regina Calindro
    O número Os Estudos Empíricos na Pesquisa Linguística apresenta 11 artigos originais, uma entrevista e uma resenha que refletem a complexidade e diversidade de pesquisas empíricas na linguística brasileira contemporânea.
  • Projeções funcionais, cartografia sintática e nanossintaxe
    v. 15 n. 3 (2019)

    Organizadores: Alessandro Boechat de Medeiros e Adriana Leitão Martins
    O número Projeções funcionais, cartografia sintática e nanossintaxe traz nove artigos originais que tratam dos núcleos funcionais e sua importância na variação translinguística, adotando, em sua maioria, a cartografia sintática e a nanossintaxe.

  • Edição atemática
    v. 15 n. 2 (2019)

    Organizadoras: Priscilla Mouta Marques, Deise Cristina de Moraes Pinto e Christina Abreu Gomes

    Este volume da Revista Linguíʃtica, de temática livre, traz 11 artigos inéditos com temas que refletem a diversidade teórica e de áreas de pesquisa da Linguística.

  • Línguas indígenas: artes da palavra
    v. 15 n. 1 (2019)

    Organizadoras: Kristine Stenzel e Bruna Franchetto

    “Línguas indígenas: artes da palavra” traz doze textos transcritos de execuções orais originais em línguas ameríndias, bem como uma refl exão, por parte de pesquisadores indígenas, sobre tradição e inovação nas suas artes das palavras. Em versões bilíngues, com informações etnográfi cas, sociolinguísticas e análise linguística, cada texto da coletânea contribui para o conhecimento e a valorização da diversidade cultural e linguística neste Ano Internacional das Línguas Indígenas.

  • Estudos sobre Aquisição de Primeira Língua
    v. 14 n. 3 (2018)

    Organizadora: Aniela Improta França.

    O volume “Aquisição de Primeira Língua” da Revista Linguíʃtica apresenta um leque de contribuições de correntes teóricas, temas e metodologias diferentes sobre o tema da aquisição. Além disso, o volume inclui entrevista com uma das fundadoras da área, Lila Gleitman, Professora Emérita de psicologia e linguística da University of Pennsylvania.

  • Estudos Experimentais sobre o Português
    v. 14 n. 2 (2018)

    Organizadoras: Anabela Rato e Suzi Lima

    O volume "Estudos Experimentais do Português" da Revista LinguíStica apresenta trabalhos que evidenciam a contribuição de estudos experimentais para o avanço da descrição e análise do Português Brasileiro e Europeu. O volume também inclui uma entrevista com a pesquisadora Cristina Flores (Universidade do Minho) e uma resenha do Handbook of Portuguese Linguistics, editado por Leo Wetzels, João Costa e Sérgio Menuzzi.

  • Gramática de Construções
    v. 14 n. 1 (2018)

    Organizadores: Diogo Pinheiro e Karen Alonso

    Celebrando a vitalidade e a popularidade crescentes da Gramática de Construções, o lançamento desta edição da Revista LinguíJtica coincide com os 30 anos de publicação de dois clássicos da área: o artigo "Regularity and idiomaticity in grammatical constructions: the case of let alone" (de Charles J Fillmore, Paul Kay e Mary Catherine O'Connor) e o capítulo "A usage-based model", de Ronald W. Langacker.

  • Fonologia e Morfologia de Empréstimos e Aquisição Fonológica de L2/L3
    v. 13 n. 3 (2017)

    Organizadores: Andrew Nevins e Gean Damulakis

    Neste volume, elegemos dis temas bastante instigantes, mas que ainda carecem de estudos mais sistemáticos no Brasil: empréstimos linguísticos e ensino/aprendizagem de L2 e L3. O que une esses dois temas são o contado entre gramáticas distintas e os fenômenos que dele decorrem, levando em conta o uso de elementos linguísticos de uma língua por falante nativo de outra.

  • Gramática Gerativa: celebrando os 60 anos de Syntactic Structures (1957 - 2017)
    v. 13 n. 2 (2017)

    Organizadora: Aleria Lage

    Sessenta anos de Syntactic Structures, de Noam Chomsky. Qual foi a ideia seminal de Chomsky em Syntactic Structures (Chomsly, 1957), exemplificada nas regras de reescrita acima, que revolucionou tão profundamente o estudo da Linguística e de outras ciências cognitivas?

  • Educação e Revitalização Linguísticas
    v. 13 n. 1 (2017)

    Organizadores: Marcus Maia e Bruna Franchetto

    O tema "Educação e Revitalização linguísticas" é abordado neste número da Revista LinguíStica com o objetivo de desenvolver uma reflexção integrada sobre duas questões: a crise no ensino de língua na educação básica e a preservação e revitalização de línguas indígenas.

  • Teoria Sintática
    v. 12 n. 2 (2016)

    Organizadores: Alessandro Boechat de Medeiros e Fábio Bonfim Duarte

    A ideia de um número voltado para a teoria sintática surgiu no encontro intermediário do GTTG de 2015 em Belo Horizonte. Na ocasião, Fábio Bonfim Duarte e Cilene Rodrigues me perguntaram se não poderíamos incluir este tema num dos próximos números da revista Linguí∫tica. Seria uma oportunidade de criar espaço para a publicação de trabalhos em sintaxe formal, particularmente os apresentados nos encontros do grupo de trabalho da ANPOLL. Levei a questão para uma das reuniões do POSLING e decidiu-se na ocasião que, por conta da programação já estabelecida para a revista, o número com esse tema seria o segundo de 2016, com saída programada para 31 de dezembro. Apesar de ter sido pensado num encontro do GTTG, a chamada da revista foi aberta a qualquer autor que desejasse publicar seu trabalho em sintaxe formal, tivesse sido apresentado em algum encontro do grupo de trabalho ou não.

  • LinguíStica - Edição Especial
    v. 12 (2016)

    Organizadoras: Maria Maura Cezario e Christina Abreu Gomes

    A presente edição especial da Revista Linguí∫tica de 2016 é dedicada à divulgação de trabalhos desenvolvidos no âmbito da Linguística Centrada no Uso e da Linguística Cognitiva. Os artigos são oriundos de atividade promovida no XXI Seminário Nacional do Grupo Discurso & Gramática / VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso e Gramática, realizados na UFRJ de 4 a 7 de junho de 2016, que contou com a participação da Professora Adele Goldberg da University of Princeton (EUA). Os textos apresentados neste número especial estão voltados, na sua maioria, para a discussão de pressupostos teóricos e metodológicos discutidos neste Seminário, sobretudo do modelo da Gramática de Construções desenvolvida por Goldberg (1995 e 2006) e, em relação aos estudos de mudança linguística, do modelo da Construcionalização/mudanças construcionais, desenvolvido por Traugott e Trousdale (2013).

  • Linguística Cognitiva
    v. 12 n. 1 (2016)

    Esta edição da Revista LinguíStica é o terceiro número integralmente dedicado à Linguística Cognitiva. Se os volumes anteriores (2006 e 2010) reuniram trabalhos que representaram incursões iniciais de análise sob a ótica cognitivista, o volume atual apresenta resultados mais sólidos de pesquisa. Assim, os trabalhos aqui publicados refletem, em maior ou menor grau, a considerável expansão que se verificou no campo, envolvendo o aprofundamento teórico, o refinamento dos procedimentos metodológicos e a ampliação do escopo do objeto de investigação.
  • Estrutura Informacional, Tecnologia e Conhecimento
    v. 11 n. 2 (2015)

    Organizado por Maria Cecília Molica e Diogo Pinheiro

    Este número da Revista LinguíStica se volta para a intrincada relação entre estrutura da informação, tecnologia e conhecimento. Em perspectiva transdiciplinar, especialistas voltados para o processamento da linguagem on-line e off-line oferecem contribuição no campo da arquitetura do nível entonacional da língua, da apropriação de tecnologias de escrita e de linguagem documentária.

  • Aquisição e Processamento da Linguagem
    v. 11 n. 1 (2015)

    Organizado por Aniela Improta França e Marcus Maia

    A Revista LinguíStica, publicada pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está celebrando 10 anos de publicação ininterrupta. O presente número marca o alvorecer do segundo decênio do nosso periódico semestral que se consolidou em um lugar de destaque no cenário da Linguística no Brasil, atingindo marcos importantes que queremos divulgar para celebrar Com nossos autores, leitores, colaboradores, enfim com toda a comunidade linguística.

  • Estudos de Línguas Indígenas
    v. 10 n. 2 (2014)

    Organizado por Andrew Nevins e Bruna Franchetto

    Passaram-se seis anos desde o primeiro número de Linguí∫tica dedicado exclusivamente a estudos de línguas indígenas. Uma breve introdução mencionava a necessidade de contribuir de algum modo para o fortalecimento e salvaguarda das línguas nativas ainda existentes no Brasil, através da divulgação de resultados de pesquisas recém realizadas ou em andamento, por parte de linguistas brasileiros estabelecidos ou no final de sua formação de doutorado.

  • Tema Livre
    v. 10 n. 1 (2014)

    Organizado por Aleria Cavalcante Lage (UFRJ), Marcia Damaso Vieira (UFRJ) e Gean Nunes Damulakis (UFRJ)

    Este número da Revista Linguística é de tema livre; por isso, e pelo fato de as submissões de artigos terem sido subsequentes ao bem sucedido II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em setembro de 2013, foi possível reunir, além das seções fixas de Entrevista, Resenha (Critical Review) e Squib, uma quantidade bem acima da habitual de artigos.

  • Mudança Linguística
    v. 9 n. 2 (2013)

    Organizado por Maria Maura Cezario (UFRJ) e Vera Lúcia Paredes Silva (UFRJ)

    O tema deste número, Mudança Linguística, esteve relegado a segundo plano por cerca de meio século, com o advento da chamada Linguística Moderna, assim considerada a partir da publicação póstuma do Curso de Linguística Geral (1916), de Ferdinand de Saussure. O linguista suíço, ao propor a dicotomia sincronia/ diacronia, pretendeu demonstrar que também era possível fazer ciência linguística operando um corte no fator tempo.

  • Sintaxe e Semântica Formais
    v. 9 n. 1 (2013)

    Organizado por Alessandro Boechat de Medeiros (UFRJ)

    O tema do primeiro número do nono volume da Revista LinguíStica é sintaxe e semântica formais. Sua abrangência atraiu trabalhos com uma considerável diversidade de questões de interesse e abordagens bastante variadas para tais questões. O volume traz dois squibs, uma entrevista, uma resenha e dez artigos. Trabalhos de indiscutível qualidade, como se verá nas páginas a seguir.

  • Correferência anafórica: representação, aquisição e processamento
    v. 8 n. 2 (2012)

    Organizado por Marcus Maia (UFRJ/CNPq)

    O presente número da Revista LinguíStica tem como tema a representação, a aquisição e o processamento da correferência anafórica.

  • Análises Linguísticas Segundo Modelos Baseados no Uso
    v. 8 n. 1 (2012)

    Organizado por Maria da Conceição de Paiva (UFRJ) e Maria Luiza Braga (UFRJ)

    Os artigos que integram este volume partilham os pressupostos que assumem a interrelação entre forma e função e a conjugação entre os eixos sincrônico e diacrônico. O primeiro conjunto de trabalhos é mais centrado numa abordagem cognitiva e, mais especificamente, nos pressupostos da Gramática de Construções.

  • Neurociência da Linguagem
    v. 7 n. 2 (2011)

    Organizado por Aniela Improta França (UFRJ)

    Este número da Revista LinguiStica é sobre Neurociência da Linguagem, um campo eminentemente interdisciplinar que envolve profissionais da linguística, psicologia, fonoaudiologia, ciência da computação, engenharia entre outros. A Neurociência da Linguagem deriva da Neurolinguística, esta já praticada desde o século XIX, quando se estabeleceu também como um campo interdisciplinar dedicado ao estudo das patologias da linguagem.

  • Teoria fonológica, variação e arquitetura de gramática
    v. 7 n. 1 (2011)

    Organizado por Marília Facó Soares (UFRJ)

    Especialmente dedicado a questões de teoria fonológica, variação e arquitetura de gramática, este número congrega artigos voltados para desenvolvimentos recentes em teoria fonológica, a relação entre esses desenvolvimentos e o tratamento de sequências sonoras em competição e, ainda, das informações relevantes em situações de interface.

  • Linguística Cognitiva
    v. 6 n. 2 (2010)

    Organizado por Lilian Ferrari (UFRJ)

    Este número da Revista LinguíStica é um convite a todos aqueles que se interessam pela Linguística Cognitiva para que tomem contato com pesquisas de alta qualidade teórica, que têm como enfoque principal a análise do Português.

  • Pesquisa em Linguística
    v. 6 n. 1 (2010)

    Organizado por Christina Abreu Gomes (UFRJ)

    Este número da Revista LinguíStica é dedicado a divulgar trabalhos de diversas áreas da Linguística, procurando, assim, refletir a diversidade teórica da pesquisa em Linguística. Esta publicação reúne contribuições de pesquisadores/professores de diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior.

  • Estudos Linguísticos, Inovação e Tecnologia
    v. 5 n. 2 (2009)

    Organizado por Maria Cecilia Mollica (UFRJ)

    A Revista LinguíStica da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, neste V. 5 N. 2, oferece a oportunidade para a comunidade científica da área de Ciência da Linguagem Humana conhecer o que há de mais recente sobre o tema Estudos Linguísticos, Inovação e Tecnologia.

  • Métodos de Pesquisa
    v. 5 n. 1 (2009)

    Organizado por Marcus Maia (UFRJ)

    Este oitavo número da Revista LinguiStica é dedicado ao tema “métodos de pesquisa”. A especialização cada vez maior das diferentes subáreas da Linguística acaba por dificultar que se mantenha uma perspectiva mais abrangente e integrativa, que possa garantir alguma unidade na diversidade de abordagens, de modo que, em um panorama necessariamente complexo, se consiga ainda encontrar complementaridade e diálogo, ao invés de conflito irremediável.

  • Línguas Indígenas
    v. 4 n. 2 (2008)

    Organizado por Bruna Franchetto (UFRJ)

    Este número da revista é dedidaco às línguas indígenas, como modesta contribuição a uma homenagem à diversidade, vitalidade e riqueza das línguas nativas ainda faladas no Brasil. Para mais de duzentas etnias, são mais de cento e cinqüenta línguas, pertencentes a dois troncos maiores, quarenta famílias e uma dezena de línguas isoladas.

  • Mecanismos funcionais do uso da língua
    v. 4 n. 1 (2008)

    Organizado por Celso Vieira Novaes (UFRJ)

    Desde sua criação, a revista Lingüística vem mantendo a tendência de, a cada número, privilegiar uma linha de pesquisa, podendo assim dar espaço a publicações de pesquisas em diferentes áreas. Seguindo essa tendência, este número é dedicado à linha “Mecanismos funcionais do uso da língua” e conta com contribuições de autores nacionais e estrangeiros.

  • Gramática Gerativa
    v. 3 n. 2 (2007)

    Organizado por Celso Vieira Novaes (UFRJ)

    Os trabalhos aqui apresentados se caracterizam por discutir direta ou indiretamente dados do português do Brasil, constituindo assim uma contribuição importante para o entendimento da sintaxe como um todo e, em particular, para o entendimento da sintaxe do português (do Brasil).

  • Princípios Atuantes no Uso Linguístico
    v. 3 n. 1 (2007)

    Organizado por Celso Novaes

    Este número da revista reúne artigos sobre variação na fala e na escrita, resultados do projeto PRINCÍPIOS ATUANTES NO USO LINGÜÍSTICO: TENSÃO E SISTEMATIZAÇÃO, desenvolvido no período de 2001 a 2004 por pesquisadores do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL), integrado por professores de várias universidades federais do Brasil e sediado na UFRJ.

  • I Workshop de Lingüística Cognitiva
    v. 2 n. 2 (2006)

    Organizado por Lilian Vieira Ferrari (UFRJ)

    O presente volume da Revista Lingüística reúne trabalhos selecionados de participantes do I Workshop de Lingüística Cognitiva, realizado em maio de 2006 na Faculdade de Letras/UFRJ. O evento marcou a primeira atividade resultante do estabelecimento formal de intercâmbio acadêmico entre a Universidade Aberta de Lisboa e os Programas de Pós-Graduação em Lingüística e em Letras Vernáculas da UFRJ, envolvendo docentes e alunos que desenvolvem pesquisas na área.

  • Mecanismos Funcionais do Uso da Língua
    v. 2 n. 1 (2006)

    Organizado por Lilian Vieira Ferrari (UFRJ)

    O presente número da Revista LingüíStica marca uma nova etapa do periódico, após seu lançamento em 2005. Os artigos aqui reunidos refletem uma abordagem teórica ainda não contemplada no volume anterior, relacionada à linha de pesquisa “Mecanismos Funcionais do Uso da Língua”.

  • Aquisição e Processamento Linguístico
    v. 1 n. 2 (2005)

    Organizado por Lilian Vieira Ferrari

    O segundo número da revista Lingüística dá continuidade à publicação de estudos relacionados à linha “Gramática na Teoria Gerativa”, que teve início no primeiro número. Manteve-se portanto, o enfoque em pesquisas relacionadas às áreas de aquisição e processamento lingüístico e em pesquisas experimentais em neurolingüística.

  • Workshop de Processamento
    v. 1 n. 1 (2005)

    Organizado por Lilian Vieira Ferrari

    Este primeiro número da revista Lingüística publica um conjunto de trabalhos apresentados e discutidos no Workshop de Processamento, realizado sob coordenação do Prof Dr Marcus Maia no período de 25 a 29 de abril de 2005, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFRJ.