Pré-Publicação de artigos na revista Matéria

2020-08-14

A publicação de artigos científicos ganhou grande emergência na atualidade. Isso se deve à imensa atividade criativa existente nas muitas unidades de trabalho científico que desejam ter prioridade para mostrar os seus desenvolvimentos e descobertas, o que também facilita a interação e o progresso sequencial característico do setor. Por isso, as revistas científicas aprimoraram e agilizaram seus procedimentos de revisão por pares para diminuir o tempo entre o recebimento do texto original, sua revisão crítica, aceitação, formatação e editoração adequadas para a publicação.

            Mas, isso não bastou e ficou claramente demonstrado durante a pandemia de Covid-19 que enfrentamos atualmente. Em apenas alguns meses após o início da pandemia, milhares de artigos já foram produzidos sobre o tema e têm contribuído sobremaneira para a compreensão dos fenômenos envolvidos. Nesta situação emergencial, não se esperou por todo o processo convencional envolvido na publicação de artigos científicos e os pré-textos foram rapidamente disponibilizados com acesso livre.

            Compreendendo que a urgência na disponibilização de resultados científicos não é privilégio de uma área específica do conhecimento e de que toda a ciência se beneficia com ela, a editoria da revista Matéria decidiu criar um mecanismo de pré-publicação dos seus artigos aceitos para publicação, no ambiente do Portal de Periódicos da UFRJ (https://revistas.ufrj.br/index.php/rm/issue/view/1567).

             Por isso, com a presente edição se inicia a pré-publicação no Portal de Periódicos da UFRJ dos artigos que, em seguida, após terminado todo o processo de editoração, serão publicados na revista Matéria sediada na SciELO (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-707620200003&lng=pt&nrm=iso).

ORCID

Paulo Emílio V. de Miranda                    https://orcid.org/0000-0002-8968-3308