Avaliação da resistência mecânica de pisos intertravados de concreto sustentáveis (PICS)
Resumo
O pneu inservível é um material de difícil degradação, seu acúmulo ou descarte inadequado causam graves
impactos ao meio ambiente. Pneus empilhados ficam sujeitos à ocorrência de incêndios, devido a capacidade
térmica que possuem, além de serem ambientes propícios para proliferação de vetores transmissores de doenças.
A utilização de resíduos de borracha de pneus na produção de peças de concreto para pavimentação tem
sido uma alternativa viável para destinação ambientalmente adequada destes resíduos e para redução do consumo
de recursos naturais, contribuindo para sustentabilidade da construção civil. Este trabalho avalia o
comportamento do concreto com adição de resíduo de borracha de pneus na produção de peças de concreto
para pavimentação, onde o agregado miúdo é substituído em massa pelo resíduo de borracha nas proporções
de 2.5, 5.0, 7.5, 10, 20 e 50%. Na produção dos concretos foram empregados os seguintes materiais: cimento
Portland, agregados miúdos e graúdos, resíduos de borracha e aditivo superplastificante. Foram realizados
ensaios de resistência à compressão em pisos intertravados aos 07 e aos 28 dias. A análise gráfica foi realizada
a partir dos valores de resistência e teor de borracha, e os resultados mostraram que para um determinado
intervalo de porcentagem de substituição do agregado miúdo por resíduo de borracha, houve uma melhora na
resistência à compressão dos pisos intertravados, e para até 10% de substituição da areia natural pelo resíduo
de borracha de pneus, é possível empregar este concreto na produção de pisos de concreto para tráfego pesado,
segundo as recomendações da norma brasileira.
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