A influência da composição química e da finura no desempenho de cimentos álcali ativados obtidos com escórias de alto forno

Eloise Langaro, Caroline Angulski da Luz, Islas Stein Buth, Maryah Costa de Moraes, José Ilo Pereira Filho, Adalberto Matoski

Resumo


A busca por aglomerantes de menor impacto ambiental, relacionado principalmente à emissão de CO2, tem
crescido na última década, em especial, por aqueles isentos de clínquer. Cimentos álcali ativados (CAT's) são
obtidos através da mistura de materiais sílico-cálcico-aluminosos com um ativador alcalino e, portanto, podem
reduzir em até 80% a emissão de CO2 quando comparados com o Cimento Portland (CP). Pesquisas
recentes têm mostrado que CAT's podem apresentar propriedades físicas e mecânicas equivalentes ou superiores
àquelas apresentadas pelo CP, entretanto, a ativação da matéria prima é complexa, pois depende das
suas características. Trabalhos recentes têm mostrado a forte influência das características da matéria-prima
no desempenho do CAT, porém, pouco mencionada na literatura. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar
a influência das características da escória de alto forno, finura e composição química, no comportamento
dos CAT's, visando contribuir no entendimento dos seus mecanismos de hidratação. Para tanto, foram empregadas
duas escórias, A e B, as quais foram submetidas a diferentes tempos de moagem e, ativadas com
5% de NaOH. Foram confeccionadas argamassas e pastas para testes de resistência à compressão (7 e 28 dias),
monitoramento do calor de hidratação e investigação da microestrutura (DRX e DSC). Os resultados
mostraram que as argamassas confeccionadas com escória A obtiveram ótimo desempenho mecânico, com
valores próximos a 48MPa aos 28 dias, bastante superior à escória B, independente da finura e com maior
formação de CSH. A hipótese provável desse estudo é que o sistema formado no CAT com escória A, por
apresentar maior teor de Al2O3, poderia propiciar a formação de CSH com maior incorporação de Al e menor
cristalinidade, contribuindo na resistência mecânica.


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