Projeto e implementação de ensaio de fadiga por tração-compressão direta (uniaxial) para avaliação de dano em misturas asfálticas

Autores

  • Fernando Dekeper Boeira
  • Gustavo dos Santos Pinheiro
  • Luciano Pivoto Specht
  • Eduardo Londero Druzian
  • Mauro Lichtenecker Just
  • Deividi da Silva Pereira
  • Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babado
  • Luis Alberto Herrmann do Nascimento

Resumo

No país, são dois os mais recorrentes defeitos encontrados nas rodovias: deformação permanente e trincamento
por fadiga. Dentre as mais variadas causas, a formação e propagação de trincas no revestimento asfáltico
ocorrem em consequência das repetidas solicitações do tráfego que, com o tempo, reduzirão drasticamente
a vida de serviço do pavimento, por exemplo, facilitando a penetração de água nas camadas granulares
da estrutura e acelerando sua deterioração. Além disso, os ensaios mais comumente utilizados no Brasil para
avaliação e previsão de desempenho quanto à fadiga do concreto asfáltico ainda suscitam muitos questionamentos
no meio técnico-científico. Assim, no contexto da caracterização avançada de misturas asfálticas,
realizou-se o desenvolvimento de projetos referentes a um sistema mecânico para ensaio bem como de tratamento
de dados após os testes. Trata-se do ensaio de Fadiga por Tração-Compressão Direta (Uniaxial) que
possibilita avaliar e caracterizar o comportamento de misturas asfálticas quanto ao dano por fadiga. Foram
realizadas adaptações de peças já existentes em outros dois centros de pesquisa para que se ajustassem à
prensa hidráulica utilizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): a Universal Testing Machine
(UTM-25). Testes foram efetuados e monitorados para certificar a compatibilidade entre as peças produzidas
e a prensa hidráulica utilizada e os resultados encontrados demonstraram sucesso no caminho proposto.
Palavras-chave: Pavimentação asfáltica. Fadiga por Tração-Compressão Direta (Uniaxial). Aparato de
ensaio.

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Publicado

2019-03-13

Edição

Seção

Artigos