Estudo do comportamento mecânico do concreto com borracha de pneu

Autores

  • Paulo Moreira Silveira
  • Maria da Consolação F. Albuquerque
  • Silmara Cassola
  • Antônio Airton Bortolucci
  • Lenon De Paulli
  • Fábio Maniero Della Villa

Resumo

Este estudo trata da análise das propriedades mecânicas do concreto, elaborado a partir da substituição de parte do agregado miúdo por borracha de pneu triturado. Foram realizados testes experimentais em corpos de prova submetidos à compressão axial, flexão simples sob carga centrada e fadiga. As medições foram feitas em três traços de concreto: 1) concreto sem borracha (denominado na presente pesquisa por concreto de refe-rência); 2) concreto com borracha e consumo de cimento igual ao de referência; e 3) concreto com borracha e acréscimo de cimento até a obtenção da resistência do concreto de referência. Os resultados obtidos mostram que a adição de borracha provoca redução na resistência mecânica do concreto, o que pode reduzir as aplica-ções deste novo material. A presença da borracha também conferiu um menor módulo de elasticidade ao concreto, o que pode ser desejável em situações envolvendo ações de impacto, forças dinâmicas e fadiga. Além dessa vantagem, a aplicação da borracha de pneu no concreto contribui na reciclagem de um material poluente e que normalmente é descartado no meio ambiente.

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Publicado

2016-11-17

Edição

Seção

Artigos