Efeito do metal de adição na resistência ao desgaste por deslizamento de um aço estrutural soldado por GMAW
Résumé
objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do metal de adição na soldagem, e das microestruturasresultantes, na resistência ao desgaste de juntas soldadas de um aço estrutural ASTM A242, que possui resistência
à corrosão atmosférica e é utilizado na fabricação de vagões destinados ao transporte de minério. As
amostras foram soldadas através do processo GMAW (Gas Metal Arc Welding), utilizando dois metais de
adição que apresentam resistências mecânicas diferentes, AWS ER70S-6 e AWS ER80S-G. A resistência ao
desgaste das amostras foi avaliada através de ensaios de microdesgaste por deslizamento linear recíproco, a
seco e em uma solução contendo 0,05M NaCl, em três regiões da junta soldada: metal base (MB), metal de
solda (MS) e zona afetada pelo calor de grãos grosseiros (ZAC-GG). Após a soldagem, foi observado um
aumento nos valores médios de durezas do MS e da ZAC em relação à dureza inicial do metal base. Os resultados
dos ensaios de microdesgaste mostraram que o MB apresentou a menor resistência ao desgaste, possivelmente
devido à sua microestrutura, que facilitou o desgaste por deformação plástica. A ZAC-GG apresentou
a maior resistência ao desgaste entre as três regiões analisadas. Comparando os ensaios realizados nas
condições a seco e em solução foi observada uma redução nos valores de coeficiente de atrito quando adicionada
uma solução ao sistema, e uma perda de volume das trilhas mais acentuada. Observou-se que a utilização
do metal de adição de menor resistência mecânica produziu juntas soldadas com resistência ao desgaste
comparável às juntas obtidas com o arame de maior resistência.
Palavras-chave: Soldagem GTAW, Microestruturas, Microdesgaste por Deslizamento, Aço Estrutural.
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Publiée
2019-11-04
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