Lealdade nos EnANPADs de 2000 a 2010: Um Levantamento Bibliométrico

Authors

  • Gilciney Ferreira UNESA
  • Jean Pierre Hashimoto UNESA
  • Maria Claudete Silva UNESA
  • Irene Raguenet Troccoli UNESA

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13241

Abstract

Anualmente, a ANPAD promove vários eventos acadêmicos, por meio de suas diversas instâncias, que funcionam como espaços para o intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes. Entre estes eventos está o EnANPAD, atualmente reconhecido como o maior da comunidade científica e acadêmica de Administração no País, configurando-se como grande incentivador da produção científica nesta área. O objetivo deste estudo é realizar, a partir de uma pesquisa bibliométrica, análise da produção acadêmica de Marketing que tenha trazido as palavras lealdade ou fidelidade ou fidelização em seus títulos, utilizando-se, como unidade de análise, os EnANPADs entre os anos de 2000 e 2010. Identificaram-se 45 artigos com aquelas características dentre os 8.097 artigos publicados nos referidos eventos e os 806 artigos situados no eixo temático Marketing. A análise dos dados incluiu a distribuição quantitativa dos trabalhos e as abordagens metodológicas utilizadas, que foram tratadas pela estatística descritiva, e posteriormente analisadas. Dentre as conclusões, destaca-se a concentração dos trabalhos oriundos de escolas governamentais situadas na porção meridional do País, e a falta de rigor dos autores em especificar a abordagem metodológica utilizada. Ao final, lançam-se sugestões para futuras pesquisas.

Author Biographies

Gilciney Ferreira, UNESA

Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial -- UNESAUniversidade Estácio de SáAv. Pres. Vargas, 642/22º andar -- Rio de Janeiro (RJ)

Jean Pierre Hashimoto, UNESA

Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial -- UNESAUniversidade Estácio de SáAv. Pres. Vargas, 642/22º andar -- Rio de Janeiro (RJ)

Maria Claudete Silva, UNESA

Mestranda em Administração e Desenvolvimento Empresarial -- UNESAUniversidade Estácio de SáAv. Pres. Vargas, 642/22º andar -- Rio de Janeiro (RJ)

Irene Raguenet Troccoli, UNESA

Doutora em Administração -- PUC-RJProfessora do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da UNESAUniversidade Estácio de SáAv. Pres. Vargas, 642/22º andar -- Rio de Janeiro (RJ)

Published

2011-12-02

Issue

Section

Artigos