Metodologia do Ensino: Uma Análise da Percepção dos Alunos frente a Diferentes Formas de Ensino

Authors

  • Patrycia Scavello Barreto Pinto UERJ
  • Melisa Maia de Paula UERJ
  • Josir Simeone Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i3.13250

Abstract

Uma das grandes preocupações nos meios acadêmicos está centrada na discussão sobre a necessidade de renovação dos processos educacionais. Pautada nessa discussão procurou-se analisar, em uma Universidade Pública situada no Estado do Rio de Janeiro, no curso de graduação em Administração de Empresas, qual é a percepção dos alunos sobre o método de ensino da disciplina Contabilidade Geral 1. O foco é a percepção desses alunos sobre o método de ensino, ou seja, se os mesmos a qualificam, como método ativo ou passivo. E, em segundo lugar, procurou-se ver se existem similaridades ou diferenças dessas percepções para os alunos do curso presencial e os do curso à distância. Esta pesquisa pode ser considerada como um estudo de caso e o método de coleta de dados utilizado foi o questionário. A partir da análise dos resultados, verificou-se que a percepção dos graduandos quanto ao método de ensino apresenta diferenças significantes. Pode-se perceber que os alunos do curso presencial se sentem menos envolvidos com a construção de sua aprendizagem. De forma inversa, os alunos à distância mostraram-se mais ativos na busca do conhecimento. É cabível salientar que em algumas situações essa divergência é explicada pela diferença de metodologia empregada por cada uma das formas de ensino.

Author Biographies

Patrycia Scavello Barreto Pinto, UERJ

Patrycia Scavello Barreto PintoMestranda em Ciências Contábeis - UERJDiscente do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJR. São Francisco Xavier, 524, 9° andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 20550-013patryciascavello@gmail.com

Melisa Maia de Paula, UERJ

Melisa Maia de PaulaMestranda em Ciências Contábeis - UERJDiscente do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJR. São Francisco Xavier, 524, 9° andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 20550-013melisamaia@yahoo.com

Josir Simeone Gomes

Josir Simeone GomesDoutor em Administração -- COPPEAd/UFRJProfessor do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJR. São Francisco Xavier, 524, 9° andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 20550-013josirgomes@superig.com.br

Published

2012-10-30