Rankings Universitários: Análise dos Indicadores Utilizados

Authors

  • Sandra M. I. Valmorbida UFSC
  • Thuine L. Cardoso UFSC
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13352

Abstract

Os rankings universitários mundiais classificam as universidades com base em um conjunto de indicadores. Entretanto, cada sistema de ranking faz uso de critérios e métricas de mensuração definidos segundo o propósito para o qual foi criado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar os indicadores apontados pelas publicações internacionais sobre “rankings universitários”. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-- Constructivist (ProKnow-C) que identificou 32 artigos, publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus e disponíveis gratuitamente na internet, alinhados ao tema, e, assim, compuseram o Portfólio Bibliográfico (PB). Com base na análise do PB, constatou-se a existência de 19 rankings universitários. Os indicadores mais frequentes estão relacionados com a infraestrutura e reputação da universidade e fazem uso de informações bibliométricas, tais como artigos publicados, número de citações de artigos e de pesquisadores e artigos indexados nas bases de dados. Constatou-se também que, há muitas diferenças de métricas utilizadas pelos rankings. No entanto, cabe salientar que, a partir da finalidade dos rankings, devem ser construídos os indicadores correlacionados com as necessidades de informação dos usuários para o(s) qual(quais) o ranking foi idealizado. O desenvolvimento de uma metodologia capaz de ‘lidar' com indicadores e métricas de mensuração que neutralizem a característica de ‘estágio de maturidade' das universidades configura-se como uma das possíveis contribuições para o avanço científico nesta área de conhecimento.

Author Biographies

Sandra M. I. Valmorbida, UFSC

Doutoranda em Contabilidade da Universidade Federal de Santa CatarinaProfessora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.Campus Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis/SC, Brasil, CEP: 88040-900.

Thuine L. Cardoso, UFSC

Mestranda em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.Campus Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis/SC, Brasil, CEP: 88040-900.

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Doutora em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa CatarinaProfessora da Universidade Federal de Santa Catarina.Campus Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis/SC, Brasil, CEP: 88040-900

Published

2015-11-02

Issue

Section

Artigos