Incentivo Fiscal à Cultura: Uma Análise das Divulgações das Sociedades Anônimas do Sul do Brasil

Authors

  • Luciano Gomes dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Felipe Pagni Universidade Estadual de Londrina
  • Raissa Gouveia Ancioto Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Carolina de Paula Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i3.13388

Abstract

A divulgação de informações dos Incentivos Fiscais à Cultura é essencial para que os usuários externos façam uma análise íntegra a respeito dos benefícios gerados pelos mesmos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi verificar a consistência e a forma de divulgação das informações divulgadas pelas Sociedades Anônimas de Capital Aberto do Sul do Brasil, sob a ótica da redução da carga tributária e do montante destinado à Cultura. A amostra foi composta por 27 Sociedades Anônimas de Capital Aberto do Sul do Brasil e foram analisadas as suas demonstrações financeiras, notas explicativas e relatórios complementares, através de palavras-chave pré-estabelecidas, caracterizando a pesquisa como descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados revelaram a importância das Demonstrações Financeiras completas, incluindo Notas Explicativas, Relatório da Administração, bem como de relatórios complementares voluntários, como Balanço Social e Relatório de Sustentabilidade, pois nestes relatórios havia informações relevantes e que foram úteis à pesquisa. Algumas empresas divulgaram o incentivo fiscal à cultura juntamente com outros incentivos, como por exemplo, o Programa de Alimentação ao Trabalhador -- PAT, o que impossibilitou a análise detalhada dos dados. Foram encontrados casos de divergência entre as informações do Ministério da Cultura e das demonstrações divulgadas. Em alguns casos foram constatadas ausências de informações a respeito dos incentivos fiscais, nas demonstrações e relatórios complementares. Concluiu-se que a divulgação está aquém do necessário, pois apenas quatro, de um total de vinte e sete empresas analisadas, divulgaram informações consistentes, completas e adequadas sobre incentivos fiscais à cultura, nos quais foi possível comparar as informações dos incentivos recebidos, oriundas do Ministério da Cultura, com as informações divulgadas pelas empresas.

Author Biographies

Luciano Gomes dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutor em Ciências Contábeis -- FURG Docente Adjunto da Universidade Estadual de Londrina

Felipe Pagni, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Ciências Contábeis -- UELUniversidade Estadual de Londrina 

Raissa Gouveia Ancioto, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Ciências Contábeis -- UEL Universidade Estadual de Londrina 

Maria Carolina de Paula Oliveira

Graduada em Ciências Contábeis -- UEL Universidade Estadual de Londrina

Published

2016-12-13

Issue

Section

Artigos