Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Sul Global é uma publicação quadrimestral do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ) dedicada a estudos acadêmicos relevantes e originais em Relações Internacionais, Estudos de Defesa e Ciência Política prioritariamente, mas aberta a todos os temas e áreas com implicações políticas, sociais, culturais, econômicas e estratégicas para o Sul Global.  

São publicados textos em português, espanhol e inglês, e aceitas submissões de artigos de pesquisa, resenhas temáticas e resenhas de livros, além de propostas para edições especiais. Os editores encorajam que sejam feitas submissões de pesquisadores e profissionais de todo o mundo.

Os autores devem ter título de doutorado ou comprovarem matrícula em um programa de doutorado e/ou terem forte experiência profissional/acadêmica em Relações Internacionais, Ciência Política ou outras áreas afins à linha editorial da revista. Em casos de co-autoria, pelo menos um dos autores deverá atender plenamente a este critério. Os editores se reservam o direito de rejeitar antes da revisão manuscritos que não se adequam às normas da revista ou que tenham conteúdo e/ou desenvolvimento inapropriado ou impreciso.

 

Políticas de Seção

Editorial

Textos dos editores da revista e dos editores convidados das edições especiais. Não são submetidos à avaliação.

Editores
  • Marianna Albuquerque
  • Tatiana Teixeira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Opinião e Análise

Textos de opinião e ensaios científicos relevantes e sobre temas pertinentes à revista.

Editores
  • Marianna Albuquerque
  • Tatiana Teixeira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as colaborações enviadas à Sul Global são submetidas ao Comitê de Redação, composto pelo editor-chefe e pelos editores associados e responsável pelo encaminhamento dos textos para dois pareceristas externos à revista (revisão cega por pares – double blind). Ao Comitê cabe a decisão final sobre a publicação, reservando-se o direito de sugerir modificações, com o objetivo de adequá-las às dimensões da revista e/ou ao seu padrão editorial. Recomenda-se, portanto, que sejam observadas as Condições para Submissão de Artigos aqui expostas antes de que sejam encaminhados à redação. A publicação de um artigo ou resenha é de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, portanto, o endosso do Conselho Editorial. Aos autores não incorrem quaisquer encargos e taxas de submissão, avaliação e publicação de seus artigos.

Condições para submissão de artigos

1-      Ser original e inédito, condizente com a linha editorial da revista, e não estar em processo de avaliação para publicação por outro periódico.

2-      O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (extensão .doc ou .docx) e não ultrapassar 25 páginas ou cerca de 53.000 caracteres com espaços (configuração: espaço 1,5; margens padrão, papel formato A4).

3-      O título deve ser sucinto e preciso e deve estar na língua do artigo e em inglês.

4-      Resumo e abstract na língua do artigo e em inglês, e que não ultrapasse 10 linhas (cerca de 1.000 caracteres com espaços), com as respectivas palavras-chave/keywords.

5-      Nota biográfica sucinta, com atividade atual e instituição a que pertence; e-mail e telefones de contato. Nesta nota não entram obras publicadas anteriormente.

6-      Sites e links citados checados e com data de acesso informada e atualizada.

7-      Tabelas, quadros, gráficos e etc. no corpo do texto e não no final do documento como anexos. Além disso, para que sejam editados, enviá-los no programa que os gerou, em arquivo(s) separado(s), por exemplo, em Excel, identificando esses arquivos com o título do artigo e Tabela 1, Gráfico 2 etc.

Integridade da Avaliação Cega por Pares

Com o objetivo de assegurar a integridade da avaliação cega por pares, os autores do documento devem excluir do texto, das notas de rodapé e das referências bibliográficas todas as informações que facilitem sua identificação. O não cumprimento deste requisito implicará na não aprovação do material para publicação.

Política contra plágio

            A Sul Global possui uma rigorosa política de combate ao plágio e recomenda que seus avaliadores usem todos os recursos legais disponíveis para verificar possíveis ocorrências nos textos avaliados. A revista também não publica artigos com um alto nível de autoplágio. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de trechos de outros artigos, fazer as devidas citações.

Resenhas Temáticas e Resenhas de Livros

As resenhas temáticas da Sul Global devem abranger um conjunto específico de literaturas, autores ou tradições de pensamento. Elas devem ser escritas com o objetivo de comunicar as contribuições dessas literaturas para o público da revista.  Assim como os artigos, as resenhas serão submetidas à revisão cega por pares. O texto não deve exceder 6000 palavras, incluindo notas e referências.

Sul Global também incentiva submissões de resenhas de livros que se enquadrem no âmbito da revista. Estas devem cobrir pelo menos um livro recentemente publicado e não deverá ter mais do que 1200 palavras. As resenhas de livros não são submetidas à revisão cega por pares, mas avaliadas pelo Comitê de Redação.

Propostas de Edições Especiais

A Sul Global também recebe propostas para edições especiais, que devem ter entre 7 e 11 artigos que tratem sobre um tema comum ou um mesmo conjunto de questões. Em conjunto com o Comitê de Redação da Sul Global, o Editor(es) Convidado(s) selecionará artigos para avaliação, supervisionará o processo de revisão por pares e estará envolvido na finalização do editorial. Os artigos devem seguir as mesmas orientações de submissão de trabalhos e serão submetidos ao mesmo processo de revisão cega por pares. Os artigos submetidos às edições especiais devem seguir as orientações gerais e de estilo da Sul Global. As propostas para edições especiais não devem exceder 5.000 palavras no total (incluindo notas e referências) e devem incluir:

  • Título da Edição Especial;
  • Nome(s), filiação(ões), informações de contato e currículo(s) resumido(s) do(s) Editor(es) Convidado(s);
  • Breve texto apresentando a temática da edição proposta;
  • Justificativa da proposta;
  • Títulos, resumos e cinco palavras-chave de todos os artigos que o(s) Editor(es) Convidado(s) desejar(em) incluir;
  • Nome, filiação e informação de contato de cada colaborador.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...