A sofisticação do neogolpismo: dos protestos de 2013 à destituição de Dilma Rousseff

Autores

Palavras-chave:

Neogolpes, Brasil, Impeachment, Dilma Rousseff

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar até que ponto os modelos teóricos que discutem as distintas modalidades de golpe de Estado e, em especial, a literatura sobre neogolpismo na América Latina, são capazes de explicar a derrubada da ex-presidenta Dilma Rousseff (2016) e dos eventos que ocorreram em seguida, como a permanência de Michel Temer no poder (2016-2018). Nesse sentido, buscou-se cumprir três objetivos específicos. O primeiro deles é discutir o referido marco teórico, levando em conta que esse fenômeno resulta da interação dialética entre as instituições políticas formais e os protestos de rua. Assim, a segunda parte do artigo analisa a dimensão institucional da destituição da presidenta Dilma Rousseff e a terceira aborda as manifestações populares que concorreram para a sua saída do poder em 2016. Nossa conclusão é de que alguns aspectos particulares do processo de impeachment de Dilma Rousseff indicam que o modus operandi do neogolpismo recente na América Latina passou por transformações, mudanças essas que podem ser caracterizadas como um aprimoramento dessa estratégia de destituição. O principal aspecto dessa sofisticação remete à forma lenta pela qual se deu o neogolpe no Brasil, uma vez que a derrubada de Rousseff deita raízes em 2013.

Biografia do Autor

Andre Luiz Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto da Escola de Ciência Política (ECP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona no mestrado e no bacharelado em Ciência Política, bem como no mestrado em Direito e Políticas Públicas na mesma instituição. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), possui graduação em Ciências Sociais (2004) e mestrado em Ciência Política (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu a função de professor dos cursos de Relações Internacionais e Direito do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/RJ), de professor substituto na graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de pesquisador visitante no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame (EUA), de pesquisador visitante na Brown University (EUA) no programa "Brown International Advanced Resarch Institute", de professor visitante na Universidade de Brasília (UnB) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), além de pesquisador no Observatório Político Sul-Americano (Opsa). Possui experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, tendo publicado em diversos periódicos no Brasil e no exterior. Atualmente é o editor da revista Direito das Políticas Públicas, periódico do Mestrado em Direito da Unirio. Coordena o Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul-Unirio) e o Grupo Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada (DALC), este último ligado à da Asociación Latinoamericana de Ciência Política (Alacip). Participa ainda dos seguintes grupos de pesquisa: Research Network on International Governance, Globalization, and the Transformations of the State (Regimen); Grupo de Investigación de Relaciones Internacionales (Alacip); Democracia e Relações entre Poderes no Brasil (UFRJ) e Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (Ripperp-UFMG). Coordena ainda o Projeto de Extensão "Ciência Política nas Escolas", na Unirio. Atua principalmente nos seguintes temas: Democracia; América Latina; Estabilidade Política e Presidencial; Representação Política, Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Movimentos Sociais; Política Brasileira, Partidos Políticos, entre outros. 

Mateus Mendes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

É professor da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Faz mestrado em Ciência Política, linha Política Mundial, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente atua principalmente nos seguintes temas: golpe de Estado, Geopolítica, Política Internacional com destaque para inserção dos países do Sul geopolítico no sistema-mundo.

Referências

BARBÉ, Carlos. Golpe de Estado. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editada Universidade de Brasília, 13ª ed., 4ª reimpr., 2010.

BIANCHI, Álvaro. Golpe de Estado: o conceito e sua história. In: PINHEIO-MACHADO, Rosana; FREIXO, Adriano (Orgs.). Brasil em transe: bolsonarismo, nova direita e desdemocratização. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2019.

CASARA, Rubens R.R. Estado Pós-Democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

COELHO, André Luiz. Contribuições recentes sobre o estudo da instabilidade política e presidencial na América Latina. Um novo modelo de destituição de mandatários ou a releitura de velhas práticas? Reflexões sobre a instabilidade presidencial contemporânea na América Latina. Revista Brasileira de Estudos Políticos, v. 113, p. 11-50, 2017.

COELHO, André Luiz; MONTEIRO, Leonardo Valente. O retorno da direita na América Latina: estratégias institucionais e neogolpismo. Congresso Latino-americano de Ciência Política, 9º, Montevidéu, 2017.

COELHO, André Luiz. SANTOS, Vinícius. O primeiro ano da Política Externa de Temer e a desconstrução das últimas décadas. Escuta – Revista de Política e Cultura. 2017. Disponível em: https://revistaescuta.wordpress.com/2017/04/10/o-primeiro-ano-da-politica-externa-de-temer-e-a-desconstrucao-das-ultimas-decadas/#more-3510. Acesso em: 29.jan.2020.

FREIXO, Adriano de. Tudo à frente, nada à frente: protestos de rua e crise política no Brasil (2013-2016). In: FREIXO, Adriano de. Manifestações no Brasil: as ruas em disputa. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016.

GENRO, Luciana. Sobre defender (ou não) a Lava Jato. 22.abr.2017. Disponível em: http://www.justificando.com/2017/04/22/sobre-defender-ou-nao-lava-jato/. Acesso em: 30.jan.2020.

GLOBO. 'O combate à corrupção tem que continuar, doa a quem doer’, defende Chico Alencar. 27.set.2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/o-combate-corrupcao-tem-que-continuar-doa-quem-doer-defende-chico-alencar-23105558. Acesso em: 30.jan.2020.

HOCHSTETLER, Kathryn. Repensando o presidencialismo: contestações e quedas de presidentes na América do Sul. Lua Nova, São Paulo, n 72, pp. 9-46, 2007.

JUSTIFICANDO. Para juristas, condução de Lula foi ilegal e espetacularizada. 04.mar.2016a. Disponível em: https://portal-justificando.jusbrasil.com.br/noticias/312331335/para-juristas-conducao-de-lula-foi-ilegal-e-espetacularizada. Acesso: 15.jan.2020.

JUSTIFICANDO. “Lawfare representa o uso indevido dos recursos jurídicos para fins de perseguição política”. 17.nov.2016b. Disponível em: http://www.justificando.com/2016/11/17/lawfare-representa-o-uso-indevido-dos-recursos-juridicos-para-fins-de-perseguicao-politica/. Acesso: 10.jan.2020.

LIGUORI, Guido. VOZA, Paquale. Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.

LIMA, Pedro Luiz. CHALOUB, Jorge. Os juristas políticos e suas convicções: para uma anatomia do componente jurídico do golpe de 2016 no Brasil. Revista de Ciências Sociais (UFC). Fortaleza, v.49, n. 1, p.202-252, 2018.

LIMA, Venício. A direita e os meios de comunicação. In: CRUZ, Sebastião Velasco e; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (Orgs.). Direita, volver! o retorno da direita e o ciclo político. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.

MEDEIROS, Josué. Regressão democrática na América Latina: do ciclo político progressista ao ciclo político neoliberal e autoritário. Revista de Ciências Sociais (UFC). Fortaleza, v.49, n. 1, p.98-133, 2018.

MENDES, Mateus; LIMA, Daniel Máximo Góes de; FERNANDES, Pedro de Araújo. Lava Jato, neogolpismo e crise de hegemonia: a função geopolítica da “luta contra a corrupção”. II Jornada Discente do PPGCP – UniRio. 2019 Lava Jato, neogolpismo e crise de hegemonia: a função geopolítica da “luta contra a corrupção”

MIGUEL, Luis Felipe. O colapso da democracia no Brasil: da Constituição ao golpe de 2016. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.

PEREIRA DA SILVA, Fabrício. América Latina em seu labirinto: democracia e autoritarismo no século XXI. Rio de Janeiro: Ponteio, 2019.

PÉREZ-LIÑÁN, Aníbal. Presidential Impeachment and the New Political Instability in Latin America. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2007

PERISSINOTO, Renato (2016). “Por que golpe?”. Manuscrito. Disponível em: https://www.academia.edu/29221192/Por_que_golpe . Acesso: 10.jan.2020.

PINTO, Céli Regina Jardim. A trajetória discursiva das manifestações de rua no Brasil (2013-2015). In: ROCHA, Camila e SOLANO, Esther (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2019.

ROCHA, Camila. “Imposto é roubo!” A formação de um contrapúblico ultraliberal e os protestos pró-impeachment de Dilma Rousseff. In: ROCHA, Camila e SOLANO, Esther (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2019.

SINGER, André. O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

STOKES, Susan. Mandates and Democracy: Neoliberalism by Surprise in Latin America. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 60-101.

TV247. Wadih Damous: sistema de Justiça do Brasil tornou-se partido político. 27.out.2019.

UOL. Gaúchos formam metade da bancada da bala no Congresso. 25.abr.2011. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2011/04/25/gauchos-formam-metade-da-bancada-da-bala-no-congresso-conheca-os-parlamentares.htm. Acesso em: 29.jan.2020.

VALOR. Nova composição do Congresso é a mais conservadora desde 1964. 05.jan.2015. Disponível em: https://valor.globo.com/politica/noticia/2015/01/05/nova-composicao-do-congresso-e-a-mais-conservadora-desde-1964.ghtml. Acesso: 11.jan.2010.

Downloads

Publicado

2020-05-26