v. 1 n. 1 (2018)
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Vsévolod Meyerhold: a revolução do gesto na cena teatral russa no início do século xx

Publicado 2018-08-17

Resumo

A proposta deste artigo consiste na abordagem e reflexão sobre a revolução do gesto na cena teatral russa durante os primeiros anos do século XX. A perspectiva de análise é voltada para as investigações e práticas cênicas desenvolvidas pelo encenador Vsévolod Meyerhold, refletindo de que forma ele idealizou um gestual para a cena possível de ser observado como uma proposta revolucionária para o teatro no ocidente. O conceito de gesto é fundamentado nos estudos de Giorgio Agamben e seu pensamento dialoga com as demais referências apresentadas ao longo do texto. Na esfera teatral, a discussão conceitual sobre o gesto se apoia nas perspectivas de Patrice Pavis e Bertold Brecht.  Os estudos de Agamben, abordados neste artigo, refletem sobre uma sociedade que perdeu o domínio de seus gestos e, obcessivamente, lutou para recuperá-los. O filósofo traça paralelos com artistas e escritores que propuseram, de maneiras diversas, a recuperação da consciência do gesto. A partir desta perspectiva, este artigo aponta algumas referências artísticas que ressignificaram, cada um a seu modo, o gesto e o corpo na arte. No foco central desta discussão está Meyerhold e a maneira como ele revolucionou o gesto na cena teatral.