v. 2 n. 2 (2019)
Artigos

Entre o cinema e a literatura: Eisenstein-escritor

Erivoneide Barros
Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp)
Biografia

Publicado 2019-04-30

Resumo

O objetivo do ensaio é introduzir a discussão acerca da relação do cineasta russo-soviético Serguei Eisenstein com a escrita literária, assim como a importância desse diálogo para o entendimento das aproximações que o cineasta desenvolveu entre cinema e literatura em seus textos. Para embasar a análise, valemo-nos dos estudos de Naum Kleiman e Oksana Bulgakowa sobre a autobiografia do cineasta. Dada a escassez de material sobre o tema e a necessidade de tornar acessível ao público brasileiro os raros escritos disponíveis, acrescentamos, ao final do ensaio, a tradução do texto “Eisenstein-escritor”, em que o autor apresenta aspectos relevantes de uma possível escrita literária eisensteiniana.

Referências

  1. BULGAKOWA, Oksana. Sergei Eisenstein: a biography. Trad. de Anne Dwyer. São Francisco: PotemkinPress, 2001.
  2. EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
  3. __________________. Immoral Memories, an autobiography. Trad. de Herbert Marshall. London: Peter Owen Publishers, 2014.
  4. EISENSTEIN, Serguei. Memórias Imorais: uma autobiografia. Trad. de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
  5. ЭЙЗЕНШТЕЙН, С. М. Мемуары. Москва: Музей кино, 1997. В 1 т
  6. __________________. Мемуары. Москва: Музей кино, 1997. В 2 т
  7. __________________. Словесные Портреты. Москва Колибри, 2015.
  8. LAPLANCHE, J; PONTALIS, J. B. Vocabulário da Psicanálise. Trad. de Pedro Tamen. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.