v. 5 n. 7 (2023)
Artigos

O BRASIL NA ANIMAÇÃO RUSSA DOS ANOS 20: O CORREIO de MIKHAIL TSEKHANÓVSKI

David Gomiero Molina
Universidade de Chicago
Biografia

Publicado 2024-05-28

Resumo

O artigo analisa a visão de Brasil presente na animação soviética O correio, de Mikhail Tsekhanóvski (1889-1965), e compara as versões do filme realizadas pelo autor em 1929 e 1964, com destaque para a primeira. Trabalha-se, igualmente, o poema de mesmo título que inspirou a animação, escrito em 1927 e destinado ao público infanto-juvenil pelo escritor Samuil Marchák. Como pano de fundo, investiga-se a construção da imagem internacional de Brasil nas primeiras décadas do século 20 – em especial a “diplomacia de prestígio” implementada pelo Barão do Rio Branco – sob o contexto das políticas públicas e dos movimentos estéticos em voga nos primeiros anos da revolução bolchevique.

Referências

  1. CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: O Rio e Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987
  2. CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
  3. FITZPATRICK, Sheila. Education and Social Mobility in the Soviet Union: 1921-1934. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2002a
  4. FITZPATRICK, Sheila. The Commissariat of Enlightenment: Soviet Organization of Educations and the Arts Under Lunacharsky. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2002b.
  5. GARCIA, Eugênio Vargas. Entre América e Europa: A política externa brasileira na década de 1920. Brasília: UnB, 2006.
  6. GARCIA, Eugênio Vargas. O Brasil na Liga das Nações (1919-1926). Brasília: FUNAG, 2000.
  7. ILF, Ilia e PETRÓV, Evgueni. Zolotoi telyonok. Moscou: Fliuid, 2015.
  8. ILIC, Melanie (ed.) The Palgrave Handbook of Women and Gender in Twentieth-Century Russia and the Soviet Union. London: Palgrave Macmillan, 2018.
  9. KIAER, Christina. Imagine No Possessions: The Socialist Objects of Russian Constructivism. Cambridge: MIT Press, 2008
  10. LODDER, Christina. Russian Constructivism. New Haven: Yale University Press, 1985.
  11. MARCHÁK, Samuil. “Potchta.” Ilustrado por Mikhail Tsekhanóvski. Museum für Gestaltung Zürich, 1933.
  12. MOUNTIAN, D. (2020). : “Monteiro Lobato e Samuel Marchak através de seus ilustradores.” RUS (São Paulo), 11(15), 63-89. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168155
  13. PONTIERI, Laura. Soviet Animation and the Thaw of the 1960s: Not Only for Children. Bloomington: Indiana University Press, 2012.
  14. POTCHTA (O correio). Mikhail Tsekhanóvski. Soiuzmultifilm, URSS, 1964.
  15. POTCHTA (O correio). Mikhail Tsekhanóvski. Sovkino: URSS, 1929.
  16. RICUPERO, Rubens. A diplomacia na construção do Brasil. 1750-2016. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2016.
  17. SANTOS, Luis Cláudio Villafañe G. Juca Paranhos, O Barão do Rio Branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
  18. SCHNEIDER URSO, Graziela (ed.), A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia Soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.
  19. SHEVZOV, Vera. Russian Orthodoxy on the Eve of Revolution. Oxford: Oxford University Press: 2003.
  20. STITES, Richard. The Women’s Liberation Movement in Russia: Feminism, Nihilism, and Bolshevism, 1860-1930. Princeton: Princeton University Press, 1978.
  21. TSEKHANÓVSKI, Mikhail. “Dykhanie voli”. Kinovedcheskie zapiski 54: 2001.
  22. YOUNG, Glennys. Power and the Sacred in Revolutionary Russia: Religious Activists in the Village. University Park: Penn State University Press: 1997