Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Terceira Margem é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Divulga pesquisas nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética, voltadas para literaturas de língua portuguesa e línguas estrangeiras, clássicas e modernas, contemplando suas relações com filosofia, história, artes visuais, artes dramáticas, cultura popular e ciências sociais. Também se propõe a publicar resenhas críticas, para avaliação de publicações recentes. Buscando sempre novos caminhos teóricos, Terceira margem segue fiel ao título roseano, à inspiração de um pensamento interdisciplinar, híbrido, que assinale superações de dicotomias em busca de convivências plurívocas capazes de fazer diferença.

A revista não cobra nenhuma taxa para a submissão, avaliação, edição e publicação de qualquer material.

Recebe artigos e resenhas inéditos em língua portuguesa, francesa, espanhola e inglesa enviados através deste site (para poder acessar o sistema, é necessário que o autor se cadastre neste LINK).

Recebe submissões de temas livres (observando o foco da revista) em fluxo contínuo e também em períodos estipulados para os dossiês temáticos (veja as chamadas clicando aqui)

Adota a avaliação cega por pares, por essa razão os artigos enviados não devem conter nenhum tipo de identificação do autor; a autoria, instituição, demais dados e o contato com o autor ficam registrados através do cadastro (solicitamos atenção no preenchimento dos metadados, que devem ser informados durante a submissão). O Conselho Editorial encaminha a pareceristas ad hoc os trabalhos propostos.

É exigido que o autor possua o doutorado completo para submeter artigos. Serão aceitos artigos de mestrandos e doutorandos, desde que em parceria com um doutor.

Favor conferir as políticas editoriais, as normas de publicação e as condições de submissão da revista. Dúvidas podem ser retiradas através do e-mail revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com .

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Terceira Margem adota a avaliação cega por pares. É imprescindível que os autores confiram as diretrizes Assegurando uma Avaliação Cega segura no momento da submissão. O Conselho Editorial encaminha a pareceristas ad hoc os trabalhos propostos.

 

Periodicidade

A Revista Terceira Margem é uma publicaçõées semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...