Poemas

Autores

  • Adriane Garcia
  • Bruna Mitrano
  • Carlos Emílio Corrêa Lima
  • Fabiano Calixto
  • Francisco César Manhães Monteiro
  • Mariana Basílio
  • Nuno Rau
  • Sérgio Cohn

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i42.33222

Resumo

Poemas dos diversos autores

Biografia do Autor

Adriane Garcia

Adriane Garcia, poeta (BH/MG). Publicou Fábulas para adulto perder o sono (Prêmio Paraná de Literatura 2013, ed. Biblioteca do Paraná), O nome do mundo (ed. Armazém da Cultura, 2014), Só, com peixes (ed. Confraria do Vento, 2015), Enlouquecer é ganhar mil pássaros (e-book pela Vida Secreta, no Issuu, 2015), Garrafas ao mar (ed. Penalux, 2018) e Arraial do Curral del Rei: a desmemória dos bois (Conceito Editorial, 2019).

Bruna Mitrano

(1985) nasceu e vive na periferia do Rio de Janeiro. Filha de camelô e neta de lavadeira, é mestre em Literatura pela UERJ, professora, escritora, desenhista e articuladora cultural. Publicou contos, poemas e desenhos em diversos jornais, revistas e antologias no Brasil e no exterior. É autora do livro Não (Ed. Patuá, 2016).

Carlos Emílio Corrêa Lima

Escritor, poeta, ensaísta, jornalista cultural, professor e editor. Nasceu em Fortaleza, Ceará, Brasil. Editou as revistas O Saco, Cadernos Rioarte, Nação Cariri, Siriará, Letras & Artes e Arraia Pajéurbe. Publicou os romances A Cachoeira das Eras,1979, Além Jericoacoara, 1982, Pedaços da História Mais Longe, 1997, Maria do Monte, O romance inédito de Jorge Amado, 2008. Os livros de contos Ofos,1984 e O romance que explodiu 2006 e o livro ensaístico Virgilio Varzea: os olhos de paisagem do cineasta do Parnaso 2002. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem ainda inéditos os livros Culinária Venusiana (poesia), Delta do rio suspenso (ensaios), A outra forma da Ilha (contos fantásticos), Teatro submerso (dramaturgia para o fundo do mar), Solário (contos infantis). Cofundou o CEP 20.000 em 1990 (RJ) e o projeto Rodas de Poesia e Percussão em 1999 (CE). Tem contos de sua autoria na antologia do conto fantástico brasileiro, organizada por Bráulio Tavares, Páginas de Sombra (2003) e na coletânea Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (a sair), organizada por Roberto de Sousa Causo e também na primeira antologia de contistas brasileiros publicada na Itália, Il Brasile per le Strade (2009), organizada por Silvia Marianecci. No ano de 2108 foi lançado em Portugal seu romance Maria do Monte, o Romance inédito de Jorge Amado. Um longa-metragem de ficção, O Barco, direção de Patrus Cariry, filme baseado em um conto seu homônimo, do livro de contos Ofos, também foi lançado em 2018.

Fabiano Calixto

Nasceu em Garanhuns (pe), em 8 de junho de 1973. É poeta, editor e professor. Vive na cidade de São Paulo com sua companheira, a poeta Natália Agra, e com os gatos Bacon Frito e Panqueca. Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (usp). Publicou os seguintes livros de poesia: Algum (edição do autor, 1998), Fábrica (Alpharrabio Edições, 2000), Música possível (CosacNaify/ 7Letras, 2006), Sanguínea (Editora 34, 2007), A canção do vendedor de pipocas (7Letras, 2013), Equatorial (Tinta-da-China, 2014) e Nominata morfina (Corsário-Satã, 2014). Dirige, com Natália Agra, a editora Corsário-Satã. E, também com Natália (+ Rodrigo Lobo Damasceno e Tiago Guilherme Pinheiro), edita a revista de poesia Meteöro. Sua educação sentimental foi ministrada pelos Beatles, por Raul Seixas, por Roberto Bolaño e pelos Ramones. Evita relação com pessoas de temperamento sórdido. Seu próximo livro de poemas, Fliperama, será lançado em 2020.

Francisco César Manhães Monteiro

Nasceu em 1962 no Rio de Janeiro, onde reside. Obteve mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ, sempre com temas relacionados à tradução literária. Desde 1990, dedica-se sobretudo à tradução, seja como professor, palestrante ou tradutor literária. Tem traduções para o português publicadas do cubano Nicolás Guillén, do espanhol Miguel Hernández, dos colombianos Álvaro Mútis e Harold Alvarado Tenorio, entre outros, e a tradução ao espanhol do moçambicano Francisco Guita Júnior, em colaboração com Silvia Capón. Publicou um livro de poemas, Punhal inútil, e traduziu o romance Afuera crece el mundo da colombiana Adelaida Fernández Ochoa, prêmio Casa de las Américas de 2015. No momento, traduz a poesia e ficção do colombiano Manuel Zapata Olivella.

Mariana Basílio

(Bauru – São Paulo, 198). Prosadora, poeta, ensaísta e tradutora. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Autora dos livros de poesia Nepente (2015), Sombras & Luzes (2016), e Tríptico Vital (Patuá, 2018. Prêmio ProAC 2017, Finalista Residência Literária Sesc 2018, Finalista Prêmio Guarulhos 2019). Colabora em portais e revistas nacionais e internacionais, tendo traduzido nomes como May Swenson, Alejandra Pizarnik, Edna St. Vincent Millay, Sylvia Plath e William Carlos Williams. É também autora das plaquetes de poemas, As Três Mal-Amadas (Kizumba Edições, 2018), e As Mãos que Ressoam o Absurdo (edição artesanal, 2019). Com patrocínio do prêmio ProAC 2019, do Governo de São Paulo, publicará em 2020 seu quarto livro de poesia, Mácula (Patuá). Mantém o site www.marianabasilio.com.br.

Nuno Rau

Poeta, arquiteto, professor de história da arte, tem poemas em diversas revistas literárias, e nas antologias Desvio para o vermelho, do Centro Cultural São Paulo, Escriptonita, que coorganizou, e 29 de Abril: o verso da violência. Publicou o livro Mecânica Aplicada, poemas, finalista do 60º Prêmio Jabuti e do 3º Prêmio Rio de Literatura. Ministra oficinas de poesia no Instituto Estação das Letras e é coeditor da revista mallarmargens.com.

Sérgio Cohn

Nasceu em São Paulo em 1974 e mora desde 2000 no Rio de Janeiro. É editor da Azougue (Brasil) e Oca (Portugal), e coeditor da revista de poesia ibero-americana Palavbras Andantes. Como poeta, editou sete livros, entre eles Lábio dos Afogados (1999), Horizonte de Eventos (2002), O Sonhador Insone (2006), Um Contraprograma (2016) e Incorporar o Invento (2019).

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

3ªm Cultural - Margem Poética