O direito ao estudo de Literatura – Da redemocratização ao contexto atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.35997

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Direito à literatura, Antonio Candido, BNCC.

Resumo

O presente artigo analisa a influência das mudanças políticas nos rumos da educação literária no Brasil, detendo-se no período de redemocratização política, quando Antonio Candido (2004) publica o ensaio “O direito à literatura”, até o contexto contemporâneo, em que a Base Nacional Comum Curricular rege as instituições de ensino, divergindo da situação sócio-política do país.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Mansor, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa; Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (2008) possui pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2016) e em Literatura Contemporânea pela Faculdade de Educação São Luís (2018). Atua como professor regente de aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura nos ensinos fundamental e médio em Muriaé-MG, nas redes municipal e estadual de ensino.

Joelma Santana Siqueira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2008). Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com bolsa CAPES (2014-2015). Professora efetiva na graduação (2004...) e pós-graduação (2012...) da Universidade Federal de Viçosa e professora efetiva da Universidade Federal de Goiás/Campus Avançado de Jatai (2001-2004). Desenvolve projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura sobre narrativa moderna; poesia moderna; estudos interartes; e literatura e mídia, com publicações de artigos, capítulos e livros, entre os quais destaca: Estudos de literatura brasileira em Portugal: travessias (CITCEM e Edições Afrontamento, 2017) e Figurar a sensação - o espaço na pitura moderna e na narrativa de Clarice Lispector (Editora da UFV, 2017). Editora chefe das revistas Gláuks e Jangada. Participa do conselho consultivo de diferentes periódicos acadêmicos. Coordenou o projeto de Ensino financiado pelo Programa de Licenciaturas Internacionais/CAPES (2012-2014) e o projeto de Ensino financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras/UFV (2016-2018). Coordena o Projeto de Extensão e Cultura Cine DLA, (2010-2014; 2018- ) e o Projeto de Extensão "Livros e Canções - um programa de rádio sobre o universo da palavra escrita e cantada", exibido pela Universitária FM 100,7 em parceria com a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa, apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFV por meio de Bolsa Pibex/2019. Coordena o Projeto de Pesquisa Escritores na imprensa ? Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto no Jornal do Brasil, apoiado pela Fapemig por meio do Edital Nº 001/2017 - Demanda Universal. Lidera o grupo de pesquisa Literatura e mídia, cadastrado no Diretório do CNPq.

Referências

ASSIS, Renata Machado de. A educação brasileira durante o período militar: a escolarização dos 7 aos 14 anos. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 3, n. 2, p. 320-339, 2 jul. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6512>. Acesso em: 15 maio 2020.

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. Educere, Curitiba, p. 5853-5865, 29 out. 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

COLETTA, Ricardo Della; SALDAÑA, Paulo. Governo de RO manda recolher 'Macunaíma' e mais 42 livros e depois recua. Folha de S. Paulo. Educação. 06 fev. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/02/governo-de-ro-manda-recolher-macunaima-e-mais-42-livros-e-depois-recua.shtml>. Acesso em: 22 jun. 2020.

Escritora que quer simplificar a obra de Machado de Assis é criticada por internautas. R7. Educação. 05 maio 2014. Disponível em: <https://noticias.r7.com/educacao/escritora-que-quer-simplificar-obra-de-machado-de-assis-e-criticada-por-internautas-05052014>. Acesso em: 22 jun. 2020.

FISCHER, Luís Augusto. Literatura Brasileira: modos de usar. 1. ed. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

FRITZEN, Celdon. O direito à literatura trinta anos depois. Contexto. Vitória, n. 5, p. 78-95, 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23018>. Acesso em: 22 maio 2020.

LOPES, Noêmia. Problemas no ensino de literatura já duram quatro décadas. Agência FAPESP, São Paulo, 21 jan. 2014. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/problemas-no-ensino-de-literatura-ja-duram-quatro-decadas/18499/>. Acesso em: 22 jun. 2020.

MEC ainda não comprou 10,6 milhões de livros previstos para escolas públicas em 2019. Folha de São Paulo. Educação e Trabalho. 05 fev. 2019. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/02/mec-ainda-nao-comprou-106-milhoes-de-livros-previstos-para-escolas-publicas-em-2019-cjrrqfbne00su01tdglrnaucq.html>. Acesso em: 22 jun. 2020.

PÉCORA, Alcir. Letras e Humanidades depois da crise. Revista da Anpoll, Florianópolis, ed. 38, p. 41-54, 2015. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/833>. Acesso em: 2 jun. 2020.

RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos e Espaços em Educação [online], v. 4, p. 43-58, 2010. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2218>. Acesso em: 11 jun. 2020.

RIBEIRO, Darcy. “Sobre o óbvio”. In: Ensaios insólitos. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. – (Coleção biblioteca básica brasileira; 50).

SALDAÑA, Paulo. MEC não assina contratos e atrasa entrega de 10,6 milhões de livros. Folha de S. Paulo. Educação. 05 fev. 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/02/mec-nao-assina-contratos-e-atrasa-entrega-de-106-milhoes-de-livros.shtml>. Acesso em: 22 jun. 2020.

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cafajeste. CEDES, Campinas, v. 28, n. 76, p. 291-312, dezembro de 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 de junho de 2020. <https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002>.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a ditadura militar. Revista HISTEDBR- On-line. Campinas, v. 18, n. 2, p. 291-304, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795/18233>. Acesso em: 11 jun. 2020.

Versão simplificada de livro de Machado de Assis gera polêmica. Globo News. 17 maio 2014. Disponível em <http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/05/versao-simplificada-de-livro-de-machado-de-assis-gera-polemica.html>. Acesso em: 22 jun. 2020.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Literatura na escola brasileira: história, normativas e experiência no espaço escolar. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [online]. 2018, n.54, p. 409-433. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2316-40182018000200409&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 9 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-31