O dia em que a casa cai: a hora e a vez dos "mineirinhos"

Autores

Palavras-chave:

Intelectual, Justiça, Ética, Guimarães Rosa, Clarice Lispector.

Resumo

Para Edward Said, intelectual é aquela figura cujo desempenho público não pode ser previsto nem forçado a enquadrar-se numa linha partidária ortodoxa ou num dogma rígido. Em As representações dos intelectuais, no entanto, ele se confessa desanimado com essa percepção, pela tendência que observa nesta classe de promover a alta cultura, deplorando o “homem comum” e a cultura de massa. Neste artigo, discutimos brevemente as estratégias de posicionamento crítico e autocrítico de Guimarães Rosa e de Clarice Lispector frente ao problema, a partir de uma abordagem comparativista do conto “A hora e a vez de Augusto Matraga” e da crônica “Um grama de radium – Mineirinho”.

Biografia do Autor

Ermelinda Maria Araújo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Formada em Medicina e Letras, Mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-Rio e Universidade de Lisboa. Pós-doutorado em Crítica Literária pela Universidade Nova de Lisboa. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPE, Líder do Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose (NELI/CNPq), Editora da Intersemiose – Revista digital. Pesquisadora do CNPq (2012-2018). E-mail: ermelindaferreir@uol.com.br

Referências

BADIOU, Alain. Ética – um ensaio sobre a consciência do mal. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.

BOLLE, Willi. Representação do povo e invenção de linguagem em Grande sertão: veredas. Scripta. Revista de Literatura do Centro de Estudos Luso-Afrobrasileiros da PUC-Minas. Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 352-366, 2002.

CHAVES, Ana Cecília Santos. Clarice Lispector e o fundamento do direito de punir. Revista dos Estudantes de Direito da Unb. Brasília, v. 10, p. 299-315, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DALCASTAGNÉ, Regina. Voz e exclusão da personagem popular no romance brasileiro contemporâneo: Clarice Lispector e Osman Lins. Diálogos Latinoamericanos. Aarhus, n. 8, p. 4-27, 2003.

LERNER, Júlio. A última entrevista de Clarice Lispector. Revista Shalom, n. 296, p. 62-69, 1992.

LINS, Osman. A rainha dos cárceres da Grécia. São Paulo: Melhoramentos, 1976.

LISPECTOR, Clarice. Mineirinho. In: Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

LISPECTOR, Clarice. Observações sobre o direito de punir. In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

LYOTARD, Jean-François. O inumano. Lisboa: Estampa, 1997.

NOVAES, Adauto (Org.). O silêncio dos intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga, In: Sagarana. Ficção Completa, vol. II. Org. Eduardo F. Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2009.

ROSENBAUM, Yudith. A ética na literatura: leitura de “Mineirinho”, de Clarice Lispector. Estudos Avançados. São Paulo, v. 24, n. 69, 2010.

RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

SAID, Edward W. Representações do intelectual. As conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Versão em e-book)

Downloads

Publicado

2021-05-31