Um certo Roberto Schwarz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i45.42640

Palavras-chave:

Roberto Schwarz, Cultura e política, A lata de lixo da história, Marx

Resumo

O artigo apresenta alguns traços da obra de Roberto Schwarz: parte do ensaio “Cultura e política, 1964-1969”; apresenta algumas características da peça A lata de lixo da história, reeditada em 2014, e finaliza com observações do que ficou conhecido como Seminários Marx. Não fui apresentada à obra de Roberto Schwarz pelo seu ensaio mais conhecido, As ideias fora do lugar. Neste texto, que apresenta o esqueleto crítico adotado para análise de Machado de Assis, pelo título provocador, é discutido até hoje e mostra a vitalidade de seu pensamento. A ele devo, e também ao ensaio Cultura e política, a inteligibilidade da forma social brasileira e o prazer pela autonomia intelectual. A lata de lixo entra no trajeto pela brutalidade do Brasil de 2019. Pelo seu humor grotesco, a peça oscila entre farsa (ou como o crítico prefere, chanchada) e hiper-realismo. Para concluir, apresento notas sobre os Seminários, evento que reuniu uma produção coletiva de leitura e análise, inteligente e avançada, traços, infelizmente, em desuso.

Biografia do Autor

Priscila Matsunaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Teoria Literária e Fundamentos da Cultura Literária Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da mesma instituição. Autora de “Ensaios sobre o Latão” e de ensaios e artigos sobre dramaturgia e processo social.

Referências

ASSIS, Machado de. Papéis avulsos. Introdução de John Gledson. São Paulo: Penguin Classics; Companhia das Letras, 2011.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

CARVALHO, Sérgio de. Introdução ao teatro dialético: experimentos da Companhia do Latão. São Paulo: Expressão Popular; Companhia do Latão, 2009.

FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.

KURZ, Robert. A ruptura ontológica: antes do início de uma outra história mundial. In: CEVASCO, Maria Elisa; OHATA, Milton (Org.). Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARCHETTI, Fabiana. Caminhos editoriais e políticos: a tradução de O Capital no Brasil. In: Colóquio internacional Marx e o marxismo: marxismo sem tabus – enfrentando as opressões, 2019, Niterói. Anais... Niterói: Niep-UFF, 2019. Disponível em: <http://www.niepmarx.blog.br/MM2019/Trabalhos%20aprovados/MC7/MC72.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.

OLIVEIRA, Francisco de. Um crítico na periferia do capitalismo. In: CEVASCO, Maria Elisa; OHATA, Milton (Org.). Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SCHWARZ, Roberto. Sequencias brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

SCHWARZ, Roberto. Cultura e política, 1964-1969. In: O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCHWARZ, Roberto. A lata de lixo da história: chanchada política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SCHWARZ, Roberto. Seja como for: entrevistas, retratos e documentos. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-26